Buscar

DESAFIO POR UMA SOCIOLOGIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIO : Por uma sociologia crítica da educação
Pink é um garoto em fase escolar. Ele questiona alguns comportamentos relacionados ao seu professor, que é extremamente autoritário. Para o jovem, o professor deve "deixá-lo em paz" para estudar, mas o conteúdo escolar é transmitido sem nenhum tipo de mediação ou relação com o seu cotidiano. O professor exige que Pink decore e memorize conceitos, sem que haja qualquer relação com a prática.Você provavelmente conhece esta história! Pink é o personagem principal do videoclipe de "Another brick in the wall", do grupo Pink Floyd. Procure lembrar se você já passou por alguma situação semelhante à de Pink. Com base nas atitudes do seu professor nessa ocasião e pensando nos conceitos fundamentais que Bourdieu trata em "A reprodução" (1970), procure relacioná-los e exemplificá-los. Considere como conceitos fundamentais da obra, para responder ao desafio, os seguintes elementos:
- Poder de violência simbólica
- Ação pedagógica
- Autoridade pedagógica
- Trabalho pedagógico
- Habitus
Disserte sobre esses elementos, relacionando-os com as práticas educacionais utilizadas hoje.
RESPOSTA ESPERADA PARA O DESAFIO :
Você deverá ser capaz de identificar, na prática do seu docente em questão, os elementos citados no desafio. Assim, estará construindo seu estudo de caso reflexivo, identificando os seguintes conceitos:
- Poder de violência simbólica: todo poder que acaba por impor significações como legítimas, dissimulando as relações de força que as subjazem.
- Ação pedagógica: constitui objetivamente a violência simbólica. É exercida por todos os membros educados por uma formação social ou de um grupo, pelos membros do grupo familiar ou pelos professores.
- Autoridade pedagógica: necessariamente advinda da ação pedagógica, aparece como poder de violência simbólica na forma de um direito de imposição legítima.
- Trabalho pedagógico: trabalho de inculcação que deve perdurar por um longo tempo, a fim de produzir uma formação durável e profunda: o habitus.
- Habitus: produto da interiorização de um arbitrário cultural capaz de se perpetuar após o término da atividade pedagógica e, assim, perpetuar nas práticas os princípios do arbitrário cultura

Continue navegando