Buscar

Educação brasileira em diferentes períodos históricos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

rofessor:
	MARI ANGELA MONJARDIN BARBOSA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 2,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 05/06/2013 08:38:17
	
	 1a Questão (Cód.: 58341)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Relacione a construção do Império brasileiro com as características da educação brasileira.
		
	
Resposta: Periodo de D. João, a reforma Pombalina. Aulas régias, cada canto um tipo de ensinamento. O ensino não era mais na base dos Jesuitas. Tinha um plano de ensino, mas não era igual do tempo dos Jesuitas, que eram mais organizados. O objetivo principal era forma cidadão para servir o Estado. A educação era transmitida por leigo.
	
Gabarito: O aluno deve discutir como no Brasil escravista o modelo educacional era exclusivista e não integrador.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 17714)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As instituições escolares se desenvolveram e se consolidaram na época moderna inaugurando o ensino coletivo que, gradativamente, acabou substituindo o ensino individual e foi esse tipo de ensino que foi implantado nas colônias.
Baseando-se nessa afirmação é correto afirmar que:
		
	
	O ensino coletivo foi instituído apenas nas escolas das metrópoles, pólos difusores do sistema educacional a partir do século XVI.
	
	Na antiguidade havia a predominância do ensino coletivo, enquanto que na época moderna do ensino individual.
	
	Não havia contraposição entre o ensino individual e o ensino coletivo ministrado nas escolas. Eles eram praticamente iguais.
	 
	A maioria das colônias, diferentemente do que acontecia na Europa, optou por um método de educação individual.
	 
	Os jesuítas tiveram a percepção da praticidade do modus parisiensis, que inaugura o ensino coletivo, sobre o modus italicus, centrado no ensino individual.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 58593)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	As disputas entre intelectuais católicos e liberais, também chamados de escolanovistas, giraram em torno de três questões. Identifique essas questões e as explique
		
	
Resposta: Periodo do Iluminismo, ensino não deveria ser em torno da região Catolica, deveria ser leigo, gratuito e para todos. Eles deveriam ter a liberdade para pensar, iluminr os caminhos. Eles queriam que os professores tivesse mais formações.
	
Gabarito: O aluno deverá trabalhar com o movimento escolanovista
	
	
	 4a Questão (Cód.: 54309)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A palavra "História" traduz significados de grandes valores, e está ligada à vivência do homem em sociedade, através dos tempos, vivência esta em que insere sua cultura, crença, identidade e valores, influenciado no seu cotidiano por questões políticas, econômicas e religiosas. História é o estudo do homem e suas atitudes sobre o mundo, baseado nas suas relações pessoais, familiares, em sociedade, entre países e entre o meio ambiente. Quando falamos em  História da Educação é correto afirmar que:
		
	 
	Os grupos sociais vivem um processo de mudanças contínuo no decorrer de sua história, sendo assim as concepções a educação muda ao considerarmos as relações de tempo e espaço na História.
	
	Existem momentos em que a humanidade como um todo atinge seu último estágio de aperfeiçoamento, o seu nível ideal de evolução na política, na ética, na estética, no desenvolvimento social, econômico e cultural.
	
	O progresso ou desenvolvimento sempre leva a sociedade dos homens a atingir um limite final, em um estágio definitivo, um processo permanente no tempo e no espaço, e o futuro sempre se torna presente irremediavelmente.
	
	O progresso ou desenvolvimento sempre leva a sociedade dos homens a atingir um limite final.
	
	A história transcorre de forma linear. Os povos se constituem, vivem, adaptam-se ou deixam de existir. Assim tem sido ao longo da existência da humanidade.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 17544)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em 1889, temos a queda da Monarquia e a instauração da República, em um processo que implicou num modelo descentralizado de administração pública, com o fortalecimento do poder local e da autonomia aos Estados. Em termos de políticas educacionais temos no período:
		
	
	atribuição a União da incumbência do ensino fundamental e profissional e aos Estados o ensino superior e secundário.
	 
	as políticas educacionais vão contar com um forte apoio das oligarquias rurais nos Estados.
	
	a manutenção do ensino religioso católico nos estabelecimentos públicos.
	 
	uma forte influência do ideário positivista de educação que amplia a inserção de estudos científicos na escola normal e secundária. .
	
	a influência dos ideários educacionais anarquistas trazidos pelos imigrantes.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 107192)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Governo de Juscelino Kubitschek foi marcado por dois grupos partidários distintos: de um lado os estadistas que defendiam que a finalidade da educação era preparar o indivíduo para o bem da sociedade e que só o Estado deveria educar, de outro lado, encontravam-se os liberalistas de centro-direita que faziam a defesa em torno dos direitos naturais e que não caberia ao Estado garantí-los ou negá-los, mas simplesmente reconhecê-los e respeitá-los.
Foi neste contexto de embate de posições contrárias que foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, a Lei 4024/61, tendo prevalecido as ideias dos liberalistas no corpo do texto da nova lei. Sua promulgação trouxe como principais mudanças: 
I - possibilidade de acesso ao nível superior para os egressos do ensino técnico;
II - a criação do Conselho Ferederal e Estaduais de Educação.
III - a adoção de um sistema avaliativo que possibilitasse o diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem, ou seja, da prática docente e discente e, desta forma, apontar soluções para os problemas identificados em tal processo.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	Somente o enunciado I está correto
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	Somente o enunciado II está correto
	 
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	
	 7a Questão (Cód.: 17556)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(IPAD / PE / 2006 - adaptada) Nos anos de 1920 e 1930, vários Estados brasileiros promoveram reformas educacionais baseadas no ideário da Escola Nova. Nesse cenário destaca-se a figura do educador:
		
	
	Moacir de Albuquerque.
	
	Pinto Júnior.
	
	Anita Paes Barreto.
	
	João Barbalho.
	 
	Anísio Teixeira
	
	
	 8a Questão (Cód.: 17540)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Constituição, que no seu artigo 179, prometia à instrução primária gratuita, porém sem reais garantias legais de sua efetivação, foi a de:
		
	
	Constituição de 1988
	
	Constituição de 1937
	
	Constituição de 1891
	 
	Constituição de 1934
	 
	Constituição de 1824
	
	
	 9a Questão (Cód.: 17546)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Escolanovismo, presente nos anos de 1920 e 1930 do século XX no cenário educacional brasileiro, marca a passagem de uma mentalidade tradicional a uma mentalidade inovadora em termos de oferecimento da escola pública a todos.
Indique o autor que influenciou os intelectuais brasileiros adeptos a Escola Nova:
		
	
	Louis Althusser
	 
	John Dewey
	 
	Augusto Comte
	
	Immanuel Kant
	
	Friedrich Froebel
	
	
	 10a Questão (Cód.: 17718)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os jesuítas foram expulsos das colônias portuguesas por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777. Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências européias da época. A educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal que tinha como objetivo organizar educação para servir aos interesses do Estado.
Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÂO se relaciona com as mudanças implantadas por Pombal em relação à educação:
		
	
	Pombal introduziu importantes mudanças no sistema de ensino do reino e das colónias - que até essa época estava sob a responsabilidade da Igreja -, passando-oao controle do Estado.
	
	O fim das escolas jesuíticas de Portugal e de todas as colônias, bem como a criação das aulas régias de Latim, Grego e Retórica.
	
	A escalada de Pombal, marcada pelo anti-clericalismo teve como característica a expulsão dos jesuítas de Portugal e seus domínios. Para justificar seu ato, o ministro acusou a ordem de participar de uma tentativa de regicídio e de tentar fundar no Brasil um Império Teocrático.
	 
	Com a expulsão dos jesuítas da colônia, foram criadas as aulas régias do ensino que passaria do domínio dos jesuítas para o domínio dos franciscanos, o que levou à criação de mais um tributo, o subsídio literário.
	
	Com a expulsão dos jesuítas do império português, o Marquês determinou que a educação na colônia passasse a ser transmitida por leigos nas chamadas Aulas Régias. Até então, o ensino formal estivera a cargo da Igreja.

Outros materiais