Buscar

Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia - Questionário Módulo 1 Cultura Maker

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 Os acontecimentos da atualidade determinam um estilo de vida que nos faz acreditar na necessidade de termos tudo pronto, acessível a nosso consumo de forma rápida e instantânea. E tudo isso, que num primeiro olhar parece muito confortável e eficiente, traz sérias consequências. A respeito de algumas das consequências provocadas nesse cenário, assinale (C) para certa ou (E) para errada em cada uma das alternativas.
a. A superprodução industrial necessária para que esse estilo de vida se mantenha, requer matéria-prima em excesso para suprir nossa necessidade de consumo, que se torna cada vez mais intensa.
b. A necessidade de termos tudo pronto, acessível ao consumo de forma rápida e instantânea, portanto responsável pela aceleração industrial, não traz nenhuma problemática de impacto ambiental.
c. Essa superprodução industrial, consequentemente, leva a um descarte massivo, gerando montanhas de resíduos sólidos, lixos.
d. Se precisarmos de uma cadeira, basta irmos a uma loja de móveis ou até mesmo a um supermercado e encontramos os mais diversos exemplares. E melhor, o processo de produção dessa cadeira, assim como de todos os bens de consumo da atualidade, não causa nenhum impacto ao meio ambiente e ao planeta.
Gabarito: C E C E
2 Entre algumas alternativas com propostas sustentáveis para resolver os problemas causados pela superprodução industrial nos dias atuais, surge, por exemplo:
a. A opção de compra dos mais diferentes produtos em qualquer estabelecimento comercial, como por exemplo, vestuários, móveis, entre outros, em supermercados.
b. A Cultura Maker: uma opção que, além de quebrar com o ciclo do consumo excessivo, aproxima o usuário de seu objeto, pois ele mesmo participa de sua elaboração.
c. Uma nova metodologia que favorece ainda mais o processo industrial em grandes escalas, que é a da Cultura Maker.
d. A pequena indústria, aquela considerada de 'fundo de quintal' que contribui no processo de produção e, consequentemente, para suprir as necessidades de consumo da população.
Gabarito: B
3 Em relação à origem e ao significado da palavra Maker, considerada o núcleo da Cultura Maker, assinale a única opção correta a seguir.
a. Etimológica, a palavra maker é proveniente do inglês e corresponde em português ao termo fazer. Entre as definições do dicionário Michaelis, o fazer está relacionado à capacidade de dar existência ou forma a algo, a conceber, criar e produzir a partir de matérias-primas diversas.
b. A palavra maker é de origem inglesa e significa fabricar objetos em larga escala e que tenham vida útil de curta duração.
c. De origem inglesa, a palavra maker significa implementar no processo de fabricação novas tecnologias que impulsionam ainda mais a produção.
d. A palavra maker é proveniente do inglês e corresponde em português ao termo produzir em grandes escalas por meio de parcerias entre diferentes indústrias.
Gabarito: A
4 Até pouco tempo era comum, por exemplo, procurar artesãos, alfaiates para ter peças sob medida. Com o processo de industrialização, a “cultura do fazer” foi perdendo forças contra o crescente monopólio das fábricas e suas produções em larga escala. Para que o estilo de vida pautado no consumo seja cada vez maior e constante, proporcionando um lucro mais expressivo, convencionou-se que não se pode ter produtos duráveis. Em relação a essa temática, marque (C) para certa ou (E) para errada em cada uma das alternativas.
a. Todo esse processo de industrialização que vem sendo alimentado desde a Primeira Revolução Industrial (século XVIII), causou e continua causando grandes impactos ambientais.
b. O desperdício de matéria-prima e energia para a fabricação dos objetos de consumo “descartáveis” e a nossa dependência a esse consumo excessivo são responsáveis por esses impactos.
c. Nesse cenário de produção industrial acelerada, entre algumas alternativas com propostas sustentáveis para minimizar o ciclo de desperdício e de impactos ambientais, surge o movimento Maker.
d. Para reduzir o processo de produção industrial em larga escala, é necessário que os objetos fabricados tenham vida curta, ou seja, logo parem de funcionar para que outros possam ser adquiridos.
Gabarito: C C C E
5 Em relação aos quatro pilares básicos, que segundo alguns escritores estruturam o movimento maker, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
1. Criatividade
2. Colaboratividade
3. Sustentabilidade
4. Escalabilidade
( )evitar o desperdício de materiais e ressignificar usos e funções quando possível.
( )criar soluções passíveis de serem produzidas em escala e com um custo acessível.
( )fabricar com as próprias mãos e buscar soluções simples para problemas complexos.
( )cooperar com seus pares em um trabalho em rede para que os saberes se somem.
Gabarito: 3 4 1 2
6 Para entender melhor as motivações que impulsionam a Cultura Maker na contemporaneidade, é importante conhecer mais a fundo sobre o seu surgimento e suas especificidades. A esse respeito, assinale a única alternativa correta a seguir.
a. O movimento Arts & Crafts - ou Artes & Ofícios em português - surgido na Inglaterra na segunda metade do século XIX, é apontado como um marco diretamente ligado ao movimento Maker atual. O movimento Arts & Crafts era pautado pela valorização do artesanal e pela produção de artefatos por meio de métodos alavancados pela criatividade, opondo-se à produção em massa e à industrialização do artesanato e das artes em geral.
b. Com o passar do tempo e com a popularização dos computadores pessoais, o processo de produção em massa de bens descartáveis incorporou diferentes tecnologias em suas práticas, facilitando a industrialização e barateando a mão de obra na produção.
c. Na concepção de alguns pesquisadores, o movimento Maker nasceu nesse cenário de práticas industriais relacionadas às tecnologias contemporâneas e se baseia apenas no uso de ferramentas tecnológicas.
Gabarito: A
7 A respeito dos impactos positivos que o movimento Maker consegue gerar por meio de seus quatro pilares, assinale (C) para certa ou (E) para errada em cada uma das alternativas.
a. Causa grandes impactos ambientais, uma vez que gera montanhas de lixo.
b. Impacta positivamente tanto a cultura quanto a economia de uma sociedade.
c. Além disso, os quatro pilares remetem a um estilo de vida que influencia na forma em que as pessoas aprendem sobre determinados assuntos, uma vez que promove uma aproximação entre teoria e prática.
d. Nesse contexto do movimento Maker e seus pilares, nota-se que muitos profissionais da educação utilizam diversos aspectos da Cultura Maker como uma vertente pedagógica.
Gabarito: E C C C
8 Nos dias atuais, além de feiras, existem os Makerspaces, Hackerspaces e/ou FabLabs, que são espaços destinados para a troca de experiências e para concepção e execução de projetos no âmbito da Cultura Maker. Em entrevista à revista Observatório Itaú Cultural, Manoel Lemos (2014) define esse conjunto de espaços como sendo:
a. espaços onde as grandes indústrias encontram de tudo para implementar o processo de produção. Equipamentos e maquinários pesados para trabalhar com as mais diversas matérias-primas, e uma equipe de técnicos para treinar os funcionários. Tudo disponível, mediante a aquisição dos equipamentos e o pagamento dos técnicos para realizarem a capacitação necessária.
b. clubes tecnológicos, cujo funcionamento conta com todos os elementos descritos na opção anterior, ou seja, equipamentos, maquinários pesados e equipe técnica preparada para realizar treinamentos.
c. feiras voltadas para a disseminação de tecnologias e maquinários destinados à produção industrial, bem como para o lançamento de produtos e para a troca de experiências entre gestores desse processo de diversos países.
d. laboratórios abertos que oferecem a infraestrutura necessária para que seus frequentadores trabalhem em seus projetos. Embora cada tipo de espaço tenha suas características próprias, a ideia é quase sempre a mesma: um espaço onde conhecimentos são compartilhados e projetos são construídos. Esses espaços crescem de maneira absurdanos Estados Unidos, na Europa e na China e também começam a aparecer aqui no Brasil.
Gabarito: D
9 A respeito do primeiro hackerspace (espaços destinado à troca de experiências, concepção e execução de projeto) do Brasil, o Garoa Hacker Clube, que começou a ser desenvolvido em 2009, pouco depois do NoiseBridge, em São Francisco, e o NYC Resistor, em Nova Iorque, respectivamente em 2007 e 2008, podemos afirmar que:
a. esse clube que começou a ser desenvolvido no Brasil em 2009, o Garoa Hacker, revela a facilidade que o país tem em relação a grandes fazedores que possam inspirar novas gerações e, assim, expandir a força do movimento por aqui.
b. o Garoa Hacker Clube é um espaço comunitário localizado na cidade de São Paulo, e se mantém por meio do auxílio de associados e frequentadores. O local possui uma infraestrutura ideal para eventos, cursos e projetos nas mais variadas áreas como eletrônica, robótica, audiovisual entre outros.
c. quando nos voltamos para o mundo das startups de internet, vemos que são muitos os casos que obtém sucesso no Brasil, e quando o assunto é hardware esses exemplos são ainda bem maiores, colocando assim o país na linha de frente dessas iniciativas.
d. o Garoa Hacker Clube é um espaço localizado na cidade de São Paulo, destinado às grandes indústrias nacionais e internacionais, onde produtos e experiências de diversos países podem ser socializados.
Gabarito: B
10 Em relação à Cultura Maker e a educação, analise as seguintes afirmativas e depois marque a opção correta.
I. Um dos grandes desafios da educação nos dias atuais é o desinteresse dos alunos e a distância entre os conteúdos ensinados e as possibilidades de aplicações práticas que eles oferecem. Muitos autores concordam que a Cultura Maker oferece um amplo leque de opções que dinamizam o ensino e aproxima teoria e prática. Assim, essa Cultura aplicada à educação é capaz de potencializar metodologias de ensino e tornar o aprendizado menos teórico e mais participativo.
II. Combater a evasão escolar é outro desafio trabalhado há décadas. Parcela considerável dessa evasão se deve à necessidade do jovem trabalhar para garantir seu sustento e o da família. E iniciativas como a do Hackerspace Itinerante com duas abordagens, uma com o foco principal em linguagens de programação e criação de circuitos eletrônicos e outra em projetos mais informais e inclusivos, ensinando técnicas acessíveis de criação de eletrônicos, máquinas e objetos, revelam como essa Cultura Maker pode auxiliar o desenvolvimento de novas formas de aprender e, consequentemente, contribuir na redução da evasão escolar.
III. Na atualidade, a educação não enfrenta mais desafios em relação ao desinteresse dos estudantes e ao alto índice de evasão escolar, pois a sala de aula pouco a pouco deixou de ser um espaço de reprodução do conhecimento e se tornou de produção e de valorização do pensamento crítico. Portanto, já contempla as vantagens que a metodologia da Cultura Maker poderia propiciar.
IV. Algumas vantagens da aplicação da metodologia da Cultura Maker na educação podem ser destacadas como: fomentar o pensamento crítico, permitindo que o aluno reconheça dificuldades ou problemas e busque soluções conforme sua realidade; aproximar teoria e prática, atraindo o interesse do estudante, pois ao colocar a mão na massa, ele pode aplicar conceitos antes vistos apenas teoricamente; promover o uso e a familiarização das tecnologias, onde o estudante tenha contato físico com ferramentas e aprenda operá-las; levar o aluno a buscar soluções para problemas cotidianos de forma criativa, desenvolvendo assim sua capacidade de agir com autonomia em situações que exijam tomada de decisão rápida e efetiva.
V. A máxima da Cultura Maker “faça você mesmo” possibilita ao estudante adquirir maior autonomia. Com orientações do professor, o jovem será estimulado a seguir parte do aprendizado por conta própria, descobrindo seu caminho e metodologias adequadas de acordo com seus próprios interesses e habilidades, trocando conhecimentos com colegas que estarão desenvolvendo projetos no mesmo espaço.
Estão corretas:
I; II; III e V.
II; III; IV e V.
I; II; IV e V.
I; II; III e IV.
Gabarito: C

Continue navegando