Buscar

AV1fundamento_redes

Prévia do material em texto

AV1 – FUNDAMENTO DE REDES DE COMPUTADORES
Uma comunicação é dita half-duplex (também chamada semi-duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porém não simultaneamente, a transmissão tem sentido bidirecional. Durante uma transmissão half-duplex, em determinado instante um dispositivo A será transmissor e o outro B será receptor, em outro instante os papéis podem se inverter. Por exemplo, o dispositivo A poderia transmitir dados que B receberia; em seguida, o sentido da transmissão seria invertido e B transmitiria para A a informação se os dados foram corretamente recebidos ou se foram detectados erros de transmissão. A operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos é chamada de turn-around e o tempo necessário para os dispositivos chavearem entre as funções de transmissor e receptor é chamado de turn-around time.
A comunicação full-duplex a dois fios é possível:
Alternativas:
a) 
Devido ao código ASCII
b) 
Devido a diferença de frequência entre a transmissão e a recepção
c) 
Graças a uma série de equipamentos instalados
d) 
Devido ao protocolo de comunicação
2) 
Leia com as afirmações a seguir e responda:
I - Extended Binary Coded Decimal Interchange Code (EBCDIC) é uma codificação de caracteres 8-bit que descende diretamente do código BCD com 6-bit e foi criado pela IBM como um padrão no início dos anos 1960 e usado no ibm 360.
II - Como consequência daquela descendência direta o código EBCDIC podia ser truncado para 6 bit dando origem ao código BCD com 6 bit.
III - Representa uma primeira tentativa de normalização em paralelo com a normalização ASCII utilizada pelo governo dos Estados Unidos no final dos anos 1960.
IV - No EBCDIC são utilizados pela primeira vez 8 bit - 1 byte - para codificar um estado existindo assim a possibilidade de codificar 256 estados diferentes.
Alternativas:
a) 
Todas as afirmações são verdadeiras
b) 
Todas as afirmações são falsas
c) 
Somente a afirmação III é falsa
d) 
Somente a afirmação IV é falsa
3) 
O clock é um sinal usado para coordenar as ações de dois ou mais circuitos eletrônicos. Um sinal de clock oscila entre os estados alto e baixo, normalmente usando um duty cycle de 50%, e gerando uma onda quadrada. 
O clock é responsável pelo:
Alternativas:
a) 
Alteração dos registros
b) 
Controle dos dados
c) 
Sincronismo dos dados
d) 
Gravação dos dados
4) 
Uma comunicação é dita full duplex (também chamada apenas duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmissão é bidirecional). Poderíamos entender uma linha full-duplex como funcionalmente equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direção. Como as transmissões podem ser simultâneas em ambos os sentidos e não existe perda de tempo com turn-around (operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos), uma linha full-duplex pode transmitir mais informações por unidade de tempo que uma linha half-duplex, considerando-se a mesma taxa de transmissão de dados.
Um exemplo de equipamento que realiza a comunicação full duplex é:
Alternativas:
a) 
Rádio
b) 
Televisão
c) 
Telefone
d) 
Rádio amador
5) 
A palavra Modem vem da junção das palavras modulador e demodulador. É um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital numa onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefónica, e que demodula o sinal analógico e reconverte-o para o formato digital original.2 Utilizado para conexão à Internet, BBS, ou a outro computador.
O processo de conversão de sinais binários para analógicos é chamado de modulação/conversão digital-analógico. Quando o sinal é recebido, um outro modem reverte o processo (chamado demodulação). Ambos os modems devem estar a trabalhar de acordo com os mesmos padrões, que especificam, entre outras coisas, a velocidade de transmissão (bps, baud), nível e algoritmo de compressão de dados, protocolo, etc.
Comparando o modem digital e analógico, constatamos que o modem digital é limitado quanto a:
Alternativas:
a) 
Custo
b) 
Distância
c) 
Modelo
d) 
Manutenção

Outros materiais