Buscar

Avaliação de Filosofia da Educação Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0343_AV2_ » FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno:
	Professor:
	JAIRO DA COSTA SANTIAGO
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 2,8 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 1,8        Data: 12/06/2013 08:31:37
	
	 1a Questão (Cód.: 62987)
	Pontos: 0,8  / 1,5
	A educação de um lado pode contribuir para a reprodução da sociedade por meio da produção, da sistematização e da divulgação de uma ideologia, de outro, ela pode contribuir para a transformação da mesma sociedade através da produção, da sistematização e da divulgação de uma contra-ideologia.
Leia com muita atenção o enunciado da questão e explicite de maneira tal que fique evidente como a educação pode contribuir para criar uma contra-ideologia.
		
	
Resposta: Acredito que a alienação são os uns dos fatos principais dessa ideologia. A partir do momento que o sujeito consegue abrir seus pensamentos, ser livre para pensar e agir, claro de uma maneira coerente, esses fatos contribui para a transformação.
	
Gabarito:
O aluno deverá fazer uma análise sobre a educação que está posta, fazer referência às tendências da Educação Liberal e a Educação Transformadora, mostrando como a educação liberal está a serviço de interesses de uma classe dominante e levantar críticas a essa ideologia vigente, desmascarando-a, denunciando seus compromissos com os interesses desses grupos no interior da sociedade gerando, então, uma nova consciência social entre os sujeitos. Ao denunciar essa situação está contribuindo para criar uma contra ideologia que deve estar voltada para a construção do sujeito autonomo, questionador, cultivando o espirito investigador e comprometido com a sua história e a transformação da sociedade mostrando outros valores voltados para a construção da convivência humana mais igualitária e justa.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 181110)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia atentamente os enunciados abaixo:
I. Resulta da atividade intelectual nas mais diferentes áreas do conhecimento em nossa sociedade.
II. Consiste na produção anônima de um conjunto de princípios, normas, valores e expressões de um determinado grupo ou classe.
III. Resulta dos meios de comunicação na sociedade moderna, tais como: cinema, rádio, televisão e etc., alcançando um número expressivo de pessoas pertencentes a classes sociais distintas e com formação diferenciada.
IV. Expressa a produção de escritores, compositores, artistas plásticos e etc., que não habitam e produzem nos centros de pesquisas ou nas universidades.
Assinale a alternativa correta
		
	
	1. O enunciado I refere-se à cultura popular individualizada, o II à cultura popular, o III à cultura de massa e o IV à cultura erudita.
	 
	3. O enunciado I refere-se à cultura erudita, o II à cultura popular, o III à cultura de massa e  o IV à cultura popular individualizada.
	
	4. O enunciado I refere-se à cultura erudita, o II à cultura popular individualizada, o III à cultura de massa e o IV à cultura popular.
	 
	2. O enunciado I refere-se à cultura erudita, o II à cultura de massa, o III à cultura popular e o IV à cultura popular individualizada.
	
	5. O enunciado I refere-se à cultura de massa, o II à cultura popular, o III à cultura erudita e o IV à cultura popular individualizada.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 181297)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das limitações da formação escolar é a ausência da reflexão acerca dos conceitos designadores das coisas. Aprende-se o que as coisas são, quase sempre por memória.
Nas afirmações abaixo, identifique a que compreende a concepção filosófica de trabalho enquanto práxis.
		
	
	1. Um trabalhador da linha de produção de uma fábrica de sapatos descobriu que ouvir músicas pelo celular ajuda a tornar a jornada diária menos enfadonha. Desse modo o aparelhinho é seu maior aliado dentro da fábrica, pois também o distancia dos muitos problemas da rotina.
	
	3. Um cientista de uma famosa rede produtora de medicamentos chegou ao laboratório naquele dia de sol esbanjando felicidades. Acabara de receber um grande prêmio em dinheiro por mais uma descoberta. Para quantos o invento servirá não lhe interessa, pois aquele dinheiro resolverá os seus problemas.
	 
	4. Na sua atividade diária, um determinado gari trabalha não apenas para fazer jus à sua obrigação, mas de modo que esta tarefa seja menos cansativa. Enquanto a desenvolve, pensa também nas matérias da escola e elabora ideias para debates com companheiros de jornada nos momentos de reuniões.
	
	2. O professor Melo substitui um colega de trabalho numa aula. Para que não haja descontinuidade do trabalho do titular ele aplica a aula seguindo o plano deste.
	
	5. Um empresário de uma pequena empresa decide vender sua empresa e aplicar o dinheiro em bolsa de valores, tendo em vista que os ganhos em aplicações são mais rentáveis do que seu próprio negócio.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 175768)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo a concepção atomista ou contratualista de Estado é CORRETO afirmar que:
		
	
	É considerado em primeiro lugar, como comunidade, como um grupo social residente em determinado território.
	 
	É independente dos indivíduos e anterior a eles. Tal concepção funda-se na analogia entre Estado e um organismo vivo.
	
	É o grupo social residente em determinado território e tem três elementos ou propriedades características: soberania ou poder preponderante ou supremo, povo e território.
	 
	É uma obra humana em que a dignidade e seus caracteres foram totalmente sido conferidos pelos indivíduos que o produziram.
	
	O Estado é um homem em grandes dimensões, suas partes ou membros não são separados da totalidade.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 26118)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A respeito do princípio da "Educação para todos", do século XIX, Adam Smith - teórico do liberalismo -, afirma: "Educação sim, desde que em doses homeopáticas". Tal afirmação é um dos princípios da sociedade capitalista e pode ser confirmada pelo seguinte enunciado:
1. Oferta de uma escola e uma educação diferenciada, ou seja, uma modelo para as elites e outro para as massas.
2. Defesa de uma escola pública, laica, gratuita e de qualidade para todos independente da classe social.
3. Oferta de um modelo de escola comprometido com a construção de uma nova sociedade.
4. Defesa de que o papel político-pedagógico da escola deve centrar-se na formação do homem integral, ou seja, de um cidadão crítico e participativo visando a superação da sociedade capitalista.
		
	
	Somente o enunciado 2 está correto
	
	Somente o enunciado 3 está correto
	
	Todos os enunciados estão corretos
	 
	Somente o enunciado 1 está correto
	 
	Somente o enunciado 4 está correto
	
	
	 6a Questão (Cód.: 175771)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a opção que apresenta o grupo de palavras que completa com coerência a definição de Concepção formalista do Estado. Concepção formalista: segundo a qual o Estado é uma criação ___________________. O Estado é considerado em primeiro lugar, como _________________, como um grupo social residente em determinado ________________ e tem três elementos ou propriedades características: _________________ ou poder preponderante ou supremo, povo e território.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	militar / comunidade / território / dependência.
	
	 comunidade / território / dependência/ militar.
	 
	jurídica / comunidade / território / soberania.
	
	comunitária / partido político / território / soberania.
	
	política / comunidade / território / dependência.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 26095)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A escola lida mal com a relação teoria e prática. Não sabe equacionar dialeticamente estes conceitos. Lidar dialeticamente com este conceito é:
		
	
	Oferecer pistas elucidativas aos alunos para que, sem esforço mental, estes encontrem as respostas para questões apresentadas.
	
	Utilização pelo professor, de exemplos concretos em aulas que ilustrem os conteúdos mecanicamente.
	
	Abolição dos conteúdos e utilização de um discurso ocasionadopelas circunstâncias, a critério dos alunos.
	
	Transmitir linear e verticalmente o conhecimento como verdade absoluta.
	 
	Ensinar de forma crítica o legado histórico para construir novos conhecimentos. Ou seja, contextualizar os fatos para que os alunos aprendam, a partir de uma visão historicista, a ler criticamente a realidade presente.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 182617)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A concepção que se tem de avaliação determina a escolha dos procedimentos e instrumentos que serão utilizados. Assim, entre diferentes atividades e estratégias, a prática que atende a uma concepção de avaliação baseada na superação da Pedagogia Tradicional em Educação é:
		
	
	2. Imposição da memorização e da repetição como condição da aprendizagem
	
	3. Aulas expositivas reforçando a ideia de que o professor é o depositário do conhecimento
	
	5. Aplicação de provas orais sem comunicação prévia ao aluno
	 
	1. Valorização das provas como instrumento principal e indispensável da avaliação
	 
	4. Incentivo á participação ativa dos alunos através de técnicas interativas
	
	
	 9a Questão (Cód.: 185901)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O pensamento liberal em educação, representado pela Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnicista, fundou o mito salvacionista da escola moderna. Justifique o porque esse tal mito pode ser identificado pelo papel da educação e da escola?
		
	
Resposta: O pensamento liberal em educação, resulta de técnicas que o aluno aprende sozinho, já trás contigo uma bagagem de conhecimento, não se prende a técnica, não faz uso de um ensinamento mecânico e nem repetitivo. É uma pratica livre de aprendizado. Não valoriza muito a repetição e memorização.
	
Gabarito:
Pela superação da marginalidade ou das desigualdades sociais.
 
	
	
	 10a Questão (Cód.: 26113)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A concepção que se tem de avaliação determina a escolha dos procedimentos e instrumentos que serão utilizados. Assim, entre diferentes atividades e estratégias, a prática que atende a uma concepção de avaliação baseada na superação da Pedagogia Tradicional em Educação é:
		
	
	Aulas expositivas reforçando o professor como o depositário do conhecimento.
	
	Ênfase no condicionamento, no resultado e certificação
	 
	Valorização das provas como instrumento principal e indispensável da avaliação.
	 
	Incentivo á participação ativa dos alunos através de técnicas interativas.
	
	Imposição da memorização e da repetição como condição da aprendizagem.

Outros materiais