Buscar

AV 2 Empreendorismo e Plano de Negocios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Dona Helenara, é uma jovem senhora de 60 anos que acabou de se aposentar, ela fez uma reserva financeira durante anos, com o objetivo de ter seu próprio negócio após se aposentasse. Ela trabalhou durante 30 anos em uma grande loja de roupas e agora que está aposentada pretende ter sua própria loja de roupas femininas. Mas, ela está perdida e não sabe qual deve ser o primeiro passo para abrir seu novo empreendimento sem riscos. De acordo com os seus conhecimentos sobre abertura de novos negócios, assinale a alternativa que apresente o que Dona Maria deve realizar antes de abrir sua loja.
Alternativas:
a) Dona Helenara deve procurar por alguém que tenha também reservas financeiras para fazer uma sociedade.
b) Dona Helenara deve procurar o dono da loja que ela trabalhou durante 30 anos e pedir que ele de algumas dicas do melhor caminho a ser seguido
c) Dona Helenara deve investir 50% de sua reserva financeira em Marketing, pois somente com propaganda, antes mesmo da abertura que os futuros clientes saberão da existência do seu estabelecimento
d) Dona Helenara deve procurar uma instituição com profissionais capacitados, que irá auxiliá-la na elaboração do plano de negócio, instrumento em que irá fornecer as informações sobre a viabilidade ou não da abertura deste novo empreendimento.
 Alternativa assinalada: Letra D
2) A empresa MM agrícola resolveu que está na hora de criar um novo produto no mercado de inseticidas. Assinale a alternativa em que apresenta qual a melhor alternativa para empresa explorar esse novo mercado com um risco calculado.
Alternativas:
a) A empresa deve apenas seguir a sua intuição, fazer uma pesquisa superficial no mercado para verificar os produtos já existentes e em seguida já iniciar os investimentos.
b) O plano de negócio não é uma opção para empresa se proteger dos riscos, pois o plano de negócio só deve ser realizado para abertura de novos empreendimentos.
c) O plano de negócios é indicado para MM agrícola, assim vão realizar uma análise de mercado, para realizar um investimento com risco calculado e confirmar a viabilidade deste negócio.
 Alternativa assinalada: Letra C
d) O plano de negócios é indicado também para criação de novos produtos, porém o plano financeiro, operacional e de marketing não são etapas do plano de negócio.
3) Julgue as proposições seguintes acerca do contrato de franquia empresarial, assinalando, após, a alternativa correta:
I - Franqueador é quem concede e vende a franquia, seja pessoa física ou jurídica.
II - O franqueado é o responsável pela instalação, operação e administração da franquia, atuando conforme as normas ditadas pelo franqueador.
III – O investidor anjo é aquele que investe somente em empresas que estão em processo de falência.
Alternativas:
a) Apenas a I está correta
b) Apenas a III está correta
c) Apenas I e II estão corretas
 Alternativa assinalada: Letra C
d) Todas estão corretas
4) Um plano de negócio bem feito pode ajudá-lo a encontrar financiamento, a recrutar futuros funcionários, a montar uma estratégia de marketing e, o principal, a diminuir os riscos da empresa não dar certo. Por outro lado, um planejamento cheio de falhas coloca tudo a perder. Julgue as proposições seguintes acerca das falhas do plano de negócio, assinalando, após, a alternativa correta:
I – Ideias repetitivas
II – Ideias muito inovadoras
III – Inconsistência
IV – Excesso de confiança
V – Flexibilidade
Alternativas:
a) Apenas a I – III – V estão corretas
b) Apenas a II – IV – V estão corretas 
c) Apenas I – III - IV estão corretas
 Alternativa assinalada: Letra C
d) Todas estão corretas
5) Julgue as proposições seguintes acerca do das vantagens para o empreendedor em realizar o uso do plano de negócio, assinalando, após, a alternativa correta:
I - Entender e estabelecer as metas e objetivos para o seu negócio;
II - Gerenciar de forma mais eficaz a empresa tomando decisões mais acertadas;
III - Monitorar o dia a dia da empresa e, quando necessário, tomar ações corretivas;
IV - Buscar financiamentos junto a instituições financeiras, governo, órgãos fomentadores do empreendedorismo, investidores, capitalistas de risco, etc....;
V - Identificar oportunidades e transformá-las em diferenciais competitivos para o negócio;
VI - Estabelecer uma comunicação efetiva entre o público interno e o externo.
Alternativas:
a) Apenas a I – III – V estão corretas
b) Apenas a II – IV – V estão corretas
c) Apenas I – III - IV estão corretas
d) Todas estão corretas
 Alternativa assinalada: Letra D

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais