Buscar

caso concreto, direito civil2.cas1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO CIVIL-2
Caso Concreto-1
a)Sim,é o ramo dos DIREITOS PATRIMONIAIS,de valor econômico e está voltado para as relações de valor econômico. Pelas obrigações relacionais estrutura-se a economia atividade produtiva e troca de bens. 
b)Sim,ensina Miguel Reale que são princípios basilares do novo código civil,além da operabilidade.
Princípio da eticidade,a ética e a boa fé ganham nova valorização. A boa fé deixa o campo das ideias,da intenção boa fé subjetiva,e ingressa no campo dos atos,das práticas de lealdade boa fé objetiva. Esta é concebida como forma de integração dos negócios jurídicos em geral,como ferramenta auxiliar do aplicador do DIREITO para preenchimento das lacunas,de espaços vazios deixados pela lei. Em suma,princípios atua no CC/2002,para guiar o DIREITO com o correto ideal exemplar.
Princípio da Sociabilidade por ele rompe-se o caráter individualista e egoísta do CÓDIGO CIVIL de 1916.Nesse sentido,todos os INSTITUTOS DE DIREITO PRIVADO passam a ser analisados dentro de uma concepção social importante,indeclinável e inafastável.
Deve-se ter como parâmetro o Texto Maior :a CF/88 e seus precitos fundamentais regras implícitas que protegem a pessoa humana e promovam o bem comum,o equilíbrio contratual,a justiça social,igualdade material,sempre buscando a materialização da dignidade da pessoa humana.
c)Não se confundem. 
Obrigação:nasce de diversas fontes. È a relação jurídica,de caráter transitório,estabelecida entre devedor e credor,e cujo objeto consiste numa prestação pessoal econômica,positiva ou negativa,devida pelo primeiro ao segundo garantindo-lhe o adimplemento através do seu patrimônio. Cumprida extingui-se. Se o devedor não a cumpre espontaneamente, surge a responsabilidade pelo inadimplimento. Esta é a consequência jurídica patrimonial do descumprimento da relação obrigacional. Uma pode existir sem a outra. Exemplo de obrigação de: Dar; Fazer ou Não fazer.
Exemplo de responsabilidade sem obrigação: Fiador, que é responsável pelo pagamento do débito somente na hipótese de inadimplemento da obrigação por parte do afiançado, este sim originalmente obrigado ao pagamento dos alugueis.
Ônus Jurídico caracteriza-se pelo comportamento uso e gozo que a pessoa deve ser, cumprido em prol de uma vantagem consideravelmente maior. O ônus não é imposto por lei, e só se torna exigível se o onerado aceita estipulação contratual.
Exemplo: Contratação de um pintor com ônus do preço.
Estado de sujeição é a limitação da sujeição.
Exemplo: Não utilização do imóvel quando o mesmo estiver alugado.
Significa obediência: Exemplo Direito Protestativo – Direito do locador despejar o locatário arts. 59 e 60 da Lei 8.245/91.
Dever jurídico é a necessidade de todos no cumprimento dos comandos legais sob pena de sanção.
Exemplo agir de boa fé.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais