A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
25 pág.
A BASE MOLECULAR DA VIDA

Pré-visualização | Página 1 de 1

A BASE MOLECULAR DA VIDA
Professor Maurício Tovar
Constituintes da matéria viva
Principais elementos químicos 
“CHONPS”
Sais minerais
	 	Funções	Fontes
	Cálcio	Componente importante dos ossos e dos dentes. Essencial à coagulação do sangue; necessário para o funcionamento normal de nervos e músculos.	Vegetais leites e laticínios.
	Cloro	Principal ânion no liquido extra celular. Importante no balanço de líquidos no corpo.	Sal de cozinha e muitos tipos de alimento.
	Cobalto	Componente da vitamina B12. Essencial para produção de hemácias.	Carnes e laticínios.
	Cobre 	Componente de muitas enzimas. Essencial para a síntese de hemoglobina.	Figado, ovos, peixe, trigo integral e feijão.
	Cromo 	Importante para o metabolismo energético.	Carne cereais integrais e levedo de cerveja.
	Enxofre 	Componente de muitas proteínas. Essencial para a atividade metabólica normal.	Carnes e legumes.
	Ferro 	Componente da hemoglobina, mioglobina, e enzimas respiratória. Fundamental para a respiração celular.	Fígado, carnes gema de ovo, legumes e vegetais verdes.
	Fúor	Componente dos ossos e dos dentes. Protege os dentes contra caries.	Água fluorada.
	Fosforo 	Componente importante dos ossos e dos dentes. Essencial para o armazenamento e a transferência de energia no interior das células(componente do ATP); componente do DNA e RNA.	Leite, laticínios, carnes e cereais.
	Iodo	Componente dos hormônios da tireóide. Que estimulam o metabolisno.	Frutos do mar, sal de cozinha iodado e laticínios.
	Magnésio	Componente de muitas coenzimas. Necessário para o funcionamento normal de nervos e musculos	Cereais integrais e vegetais verdes.
	Manganês	Necessário para a ativação de diversas enzimas.	Cereais integrais, gema de ovo e vegetais verdes.
	Molibidênio	Importante para a ação de algumas, enzimas atuando como cofator.	Cereais integrais ,leite e leguminosas.
	Potássio	Principal cátion no interior das células.influência à contração e atividade dos nervos.	Carnes, leite e muitos tipos de frutas.
	Selênio	Importnte para enzimas que previnem câncer.	Carne, molúscos, fígado e leguminosas.
	Sódio	Principal cátion do líquido extra celular.Importante no balanço de liquidos no corpo; essencial para a condução de impulsos nervosos.	Sal de cozinha e muitos tipos de alimentos.
	Zinco	Componente de dezenas de enzimas, como as envolvidas na digestão.	Diversos alimentos.
Constituintes da matéria viva
Principais moléculas 
1	75%-85%
10%-15%
2%- 3%
 1%
 1%
Água	Proteinas	Lipídios	Glicídios	Ác. Nucléicos	Outras substâncias	75	10	2	1	1	
Constituintes da matéria viva
A água e os seres vivos
Pontes de hidrogênio
Solvente
Água nas reações químicas dos seres vivos
A água como regulador de temperatura
Coesão e adesão
Capilaridade
	
Glicídios
Classificação
Monossacarídeos
Dissacarídios
lactose
sacarose
Polissacarídeo
	- Amido
	- Glicogênio
	- Celulose
Importância dos glicidios	
amilose
Lipídios
Classificação
Glicerídios
Ceras
Esteróides
Carotenóides
Fosfolipídios
Proteínas
Composição
Aminoácidos
Ligação peptídica
Aminoácidos essenciais
Kwashiorkor
Arquitetura das proteínas
Estrutura primária
Estrutura secundária
Estrutura terciária
Estrutura quaternária
Desnaturação
Enzimas
Modelo chave fechadura
Co-fatores e coenzimas
1
2
3
4
APOENZIMA + CO-FATOR = HOLOENZIMA
(inativa)
(inativa)
(ativa)
Inibição da atividade enzimática
Fatores que afetam a atividade enzimática
Enzimas e doenças
Prions
20
Vitaminas
	Vitamina	Principal uso no corpo	Sintomas de deficiência	Principais Fontes
	B1 (Tiamina)	Auxilia na oxidação de carboidratos. Estimula o apetite. Mantem o tônus muscular e o bom funcionamento do sistema nervoso. Previne Beribéri.	Perda de apetite, fadiga muscular, nervosismo, beribéri.	Cereais na forma integral e pães, feijão, fígado, carne de porco, ovos, fermento de padaria, vegetais de folha.
	B2 (Riboflavina)	Auxilia na oxidação dos alimentos. Essencial à rewspiração celular. Mantem a tonalidade saudavel da pele. Atua na coordenação motora.	Ruptura da mucosa da boca, dos labios da língua e das bochechas.	Vegetais de folha, carnesmagras, ovos, fermento de padaria, fígado, leite.
	B3 ( Niacina ou ac. Nicotínico)	Mantem o tônus nervoso e muscular e o bom funcionamento do sistema digestório. Previne a pelagra.	Inércia e falta de energia, nervosísmo extremo, distúrbios digestivos, pelagra.	Levedo de cerveja, carnes magras, ovos, fígado, leite.
	B5 (Ác. Pantotênico)	É compoinente da coenzima A, participante de precessos energéticos celulares.	Anemia, fadiga e dormência dos membros.	Carne, leite e seus derivados, verduras e cereais integrais.
	B6 (Piridoxina)	Auxilia a oxidação de alimentos. Mantem a pele saudavel.	Doenças de pele, Disturbios nervosos, inércia e extrema apatia.	Levedo de cerveja, carnes magras, fígado, leite.
	B8 (Biotona)	Atua como coenzimas em processos celulares, na síntese de ácidos graxos e bases nitrogenadas púricas.	Inflamações na pele e disturbios neuro-musculares.	Carnes, legumes, verduras e bactérias da flora intestinal.
	B9 (Ác. Fólico)	Importante na síntese das bases nitrogenadas e, portanto na elaboração de DNA e multiplicação celular.	Anemia, esterelidade masculina, na gravidez predispões má formação o feto ( espinha bífida).	Vegetais verdea, frutas, cereais integrais e bactétias da flora intestinal.
	B12 ( Cianocobalamina)	É essencial para a maturação das hemaceas e sintese de nucleotídeos.	Anemia perniciosa, distúrbios nervosos.	Carnes, ovos, leite e seus derivados.
	C (Ác. Ascórbico)	Mantem a integridade dos vasos sanguíneos e dos dentes. Previne infecções e escorbuto.	Inércia e fadida em adultos, insônia e nervosismo em crianças, sangramento das gengivas, dores nas juntas, dentes alterados e escorbuto.	Frutas cítricas, tomate, couve, pimentão, outros vegetaius de folha.
	A (Retinol)	Necessária para o crescimento normal e bom funcionamento dos olhos, do nariz, da boca, dos opuvidose dos pulmões. Previne resfriado e várias infecções. Evita a "cegueira noturna'.	"Cegueira noturna"(xeroftalmia) olhos secos em crianças e cegueira total.	Vegetais amarelos, pêssego, nectatina, gema de ovo, manteiga e fígado.
	D (Calciferol)	Atua no metabolismo de cálcio e do fósforo. Mantem os ossos e os dentes em bom estado. Previne raquitismo.	Problemas nos dentes, ossosfracos, contribui para os sintomas da artrite, raquitismo.	Óleo de fígado de bacalhau, fígado e gema de ovo.
	E (Tocoferol)	Promove a fertilidade. Previne a aborto. Atua no sistema nervoso involuntário, no sistema muscular e nos músculos involuntários.	Esterelidade masculina, aborto.	òleo de germe de trigo, carnes magras, laticínios, alface e óleo de amendoim.
	K (Filoquinona)	Atua na coagulação do sangue. Previne hemorragias.	Hemorragias.	Vegetais verdes, tomate, castanha.
Ácidos nucléicos
Tipos : DNA e RNA
Componentes 
Estrutura espacial
FIM