Buscar

Apresentação Desenho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Projeto
Hidrossanitário
Adrielly Sopran
Barbara Siqueira
Júlio Cezar Macário
Natalia Alves
O que é um projeto 
hidrossanitário?
O projeto hidrossanitário compreende os sistemas de distribuição de água e recolhimento dos esgotos.
Cavalete-hidrômetro
O nome cavalete, não se refere ao hidrômetro e o registro, mas sim, a estrutura onde os mesmos são colocados. 
CAVALETE
ENTRADA DE ÁGUA DA “RUA” CIA DE ABASTECIMENTO
FLUXO
PONTO DE CONSUMO (RESIDÊNCIA)
Como fazer a ligação da água em uma construção?
Montagem do cavalete;
Solicitação da equipe da companhia distribuidora de água da sua cidade (no caso, Saneago para todo o Estado de Goiás);
Aguardar até uma equipe da companhia seja encaminhada para o local e faça uma vistoria para aprovação e para depois fazerem a ligação do cavalete com a rede pública. 
Caixa d’água 
Compartimento ou reservatório, geralmente situado em local elevado, onde é armazenada a água que abastece a casa.
RESERVATÓRIO SUPERIOR
(caixa d’ água)
De acordo com a NBR 5626 para dimensionar um reservatório ou caixa d’água é necessário levar em consideração qual é o tipo de construção ao qual o reservatório irá atender e qual o consumo médio litros/dia deste tipo de construção.
Representação em vista de caixa d’água 
O que é a torneira de bóia (bóia da caixa d’água)?
é um dispositivo de controle de nível que controla a entrada de água no reservatório (caixa d’ água), ela mantém o nível de água no nível operacional do reservatório (nível máximo que o reservatório pode ser cheio) evitando assim o transbordamento da água.
Como funciona uma boia de caixa d’agua ?
A torneira de bóia é um registro comandado por bóia, para instalação na alimentação do reservatório predial, destinado a interromper a entrada de água quando atingir o nível operacional máximo previsto no reservatório.
A torneira de bóia é utilizada quando o abastecimento é feito por gravidade (apenas com a pressão de água fornecida pela concessionária local e sem o auxílio de bomba d’água).
Tubulações
As tubulações essenciais para a instalação adequada da caixa d'água são:
1) De entrada (para alimentação da caixa);
2) De saída (para distribuição da água para a edificação); 
3) Extravasor (para permitir escoamento de eventual excesso de água, evitando transbordamento);
4) De limpeza (para escoamento da água após a limpeza da caixa d’água).
BARRILETE 
Como vimos, os barriletes são o ponto de ligação entre os ramais de distribuição e a caixa d'água. Os ramais de distribuição, por sua vez, levam a água fria através do imóvel conduzindo-a até os pontos de consumo, constituídos pelos chuveiros e torneiras.
como o conjunto de canos, conexões e registros que ficam na cobertura da casa, onde a água sai da caixa.
O funcionamento da torneira de bóia deve ser perfeito, ou seja , quando o reservatório estiver cheio, a bóia deve interromper a entrada de água.
BARRILETE 
BÓIA 
LADRÃO
Representação em corte de caixa d’água
Distribuição da água 
Legendas
Sistema de aquecedor de água 
Os aquecedores de água solar são constituídos basicamente por duas partes principais: 
Boyler
Placas receptoras de calor
Como Funciona um Aquecedor Solar?
Um sistema básico de aquecimento de água por energia solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (Boiler).
As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.
O reservatório térmico, também conhecido por Boiler, é um recipiente para armazenamento da água aquecida. São cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente com poliuretano expandido sem CFC, que não agride a camada de ozônio. Desta forma, a água é conservada aquecida para consumo posterior. A caixa de água fria alimenta o reservatório térmico do aquecedor solar, mantendo-o sempre cheio.
Em sistemas convencionais, a água circula entre os coletores e o reservatório térmico através de um sistema natural chamado termossifão. Nesse sistema, a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Assim a água fria “empurra” a água quente gerando a circulação. Esses sistemas são chamados da circulação natural ou termossifão.
O Coletor Solar
Quando os raios do sol atravessam o vidro da tampa do coletor, eles esquentam as aletas que são feitas de cobre ou alumínio e pintadas com uma tinta especial e escura que ajuda na absorção máxima da radiação solar. O calor passa então das aletas para os tubos (serpentina) que geralmente são de cobre. Daí a água que está dentro da serpentina esquenta e vai direto para o reservatório do aquecedor solar.
Os coletores são fabricados com matéria-prima nobre, como o cobre e o alumínio. Recebem um cuidadoso isolamento térmico e ainda vedação com borracha de silicone. Eles, têm cobertura de vidro liso e são instalados sobre telhados ou lajes, sempre o mais próximo possível do reservatório térmico.
O número de coletores a ser usado numa instalação depende do tamanho do reservatório térmico, mas pode também variar de acordo com o nível de insolação de uma região ou até mesmo de acordo com as condições de instalação.
Há também coletores fabricos a partir de uma matéria-prima mais simples e econômica, como mangueiras, garrafa pet e placas de PVC.
O Reservatório Térmico
O reservatório térmico é como uma caixa d’água especial que cuida de manter quente a água armazenada no aquecedor solar . Esses cilindros são feitos de cobre, inox, ou polipropileno e depois recebem um isolante térmico. Muitos modelos de reservatório térmico vem com sistema de aquecimento auxiliar elétrico, mas podem ser fabricados com sistema auxiliar a gás ou até mesmo sem esse recurso.
Esses modelos reservatórios térmicos variam de 100 a 20 mil litros. O tamanho do reservatório térmico, ou seja, o volume de água que ele é capaz de armazenar, é calculado de acordo com a necessidade de uso. No dimensionamento do aquecedor solar é preciso saber quantas pessoas vão usar o sistema diariamente, a duração média e a quantidade de banhos diários, quantos serão os pontos de uso de água quente, ou a dimensão da piscina, e assim por diante.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais