A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
JOGOS PEDAGÓGICOS BENÉFICIOS E MALEFÍCIOS E SUA EMPREGABILIDADE NO ENSINO DA METODOLOGIA DA PESQUISA

Pré-visualização|Página 1 de 1

JOGOS PEDAGÓGICOS: BENÉFICIOS E MALEFÍCIOS E SUA EMPREGABILIDADE NO ENSINO DA METODOLOGIA DA PESQUISA 

 

Gabriel Araújo 

Fisioterapia 

Os jogos pedagógicos, ou como também podem ser chamados “jogos educativos” são recursos que o professor pode usar para com seus alunos. Os mesmos retratam brincadeiras, jogos, atividades que visam estimular o fascínio do aluno em diferentes assuntos. Com a utilização dos jogos pedagógicos o professor tem uma ferramenta que atua no aprendizado dos alunos, na concentração deles para com um assunto novo, ativando a criatividade já que o conteúdo a ser apresentado pode estar contido em jogos e desafios, vale ressaltar ainda como fatores benéficos da empregabilidade de jogos educativos, a autonomia e o trabalho com raciocínio lógico que é um processo em que é preciso haver uma estruturação dos pensamentos de acordo com as normas da lógica, assim podendo chegar a uma conclusão, ou até mesmo resolver um impasse. 

Diante do exposto acima, é notório que a utilização de jogos pedagógicos pode ser empregada no ensino da metodologia da pesquisa, já que a mesma se trata de um conjunto de métodos e técnicas que professores e estudantes utilizam para a realização de seus trabalhos e relatórios acadêmicos. A união dos jogos pedagógicos com os métodos e técnicas da metodologia da pesquisa acontece de forma assertiva, contribuindo para a expansão do conhecimento, na forma que o conteúdo a ser estudado, pode receber uma abordagem diferenciada, sendo atrativa aos estudantes, despertando seu interesse no assunto, assim, temos um aprendizado dinâmico. As estratégias didáticas usadas por professores em sala de aula, vem com o propósito de promover motivação, e incentivo aos alunos, bem como desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos. 

Como vantagens do uso de jogos pedagógicos está o fator que despertam interesse e a possibilidade de atividades que podem ser realizadas individualmente ou em coletivo, podem explorar diversos fatores, como a ludicidade em jogos de exercícios, simbólicos e os de construção. Já no que abrange as desvantagens pode-se pontuar que se o jogo não for bem aplicado ele se perde do objetivo, além de que se o professor fizer muitas interferências, ocorre a perda da ludicidade. logo, um jogo realizado de forma adequada vai oferecer muitas vantagens, entre elas e citando uma das mais importantes que é a fixação do conteúdo pelo aluno, facilitando a aprendizagem. 

 

 

 

REFERÊNCIA 

FIALHO, Neusa Nogueira. Os jogos pedagógicos como ferramentas de ensino. In: Congresso nacional de educação. 2008. p. 12298-12306.  

GOUVEIA, João, et al. Métodos, técnicas e jogos pedagógicos: recurso didáctico para formadores. 2007. 

ARAÚJO, Nukácia Meyre Silva; RIBEIRO, Fernanda Rodrigues; SANTOS, Suellen Fernandes dos. Jogos pedagógicos e responsividade: ludicidade, compreensão leitora e aprendizagem. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, 2012, 7.1: 4-23. 

 

Bibliografia:  

BROUGÉRE, G. Jogo e Educação. Artes Médicas. Porto Alegre 1998