Buscar

NUTRIÇÃO E CULTIVO BACTERIANOS

Prévia do material em texto

NUTRIÇÃO E METABOLISMO BACTERIANOS
.	A análise das estruturas bacterianas revela que sua arquitetura é formada por diferentes macromoléculas, constituídas por distintas unidades.
. 	Todos os tipos de células, incluindo a bacteriana, são constituídos de cerca de 70% de água, indicando que suas reações estão preparadas para ocorrer em meio aquoso.
.	Devido à presença de parede celular rígida que envolve toda a membrana celular, as bactérias se nutrem apenas de material em solução, pela impossibilidade de tomar alimento por outro processo, como a fagocitose.
.	Os nutrientes, retirados do meio ambiente podem ser divididos em micronutrientes ou macronutrientes.
.	Os micronutrientes incluem os elementos ferro, magnésio, manganês, cálcio, zinco, potássio, sódio, cloro, cobre, cobalto, molibdênio, selênio e outros.
. 	Os macronutrientes incluem os nutrientes que são requeridos em grandes quantidades, como carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, enxofre
Condições de cultivo
.	O cultivo tem por objetivo a multiplicação, aumentando em número e em massa a quantidade de microrganismos.
.	Se torna necessário obedecer a requisitos básicos obrigatórios, como meios específicos, inóculo e condições ambientais adequadas.
Meios de cultura
.	É uma mistura de nutrientes necessários ao crescimento microbiano. Deve-se conter a fonte de energia e de todos os elementos imprescindíveis à vida das células.
. 	A formulação de um meio de cultura deve levar em conta o tipo nutritivo ao qual o microrganismo pertence, atender as necessidades específicas do grupo, da família, do gênero ou da espécie que se deseja cultivar. 
.	Se torna imprescindível acrescentar ao meio: vitaminas, cofatores, aminoácidos, etc, quando estes compostos não são sintetizados pelos microrganismos que se deseja cultivar.
. 	Além da composição qualitativa, o meio de cultura deve obedecer aos limites de quantidade de cada componente suportáveis pelos microrganismos. Por exemplo, o cloreto de sódio é um nutriente até determinados limites de concentração. Valores mais elevados, no entanto, passam a ser inibidores do desenvolvimento microbiano.
Tipos de meios de cultura
.	Os meios de cultura podem ser líquidos, quando são uma solução aquosa de nutrientes, ou sólidos, quando a solução nutriente é gelificada por um polissacarídeo extraído de algas, o Agar.
.	O meio de cultura sólido é obrigatoriamente usado quando se pretende separar células.
.	Cada célula individualizada ou agrupamento isolado dá origem, por multiplicação, a um aglomerado que constitui uma colônia. Colônias de diferentes espécies geralmente apresentam características diferentes.
 
.	Os meios de cultura podem ser seletivos, quando contem uma substância que inibe o crescimento de um determinado grupo de microrganismos, mas permite o desenvolvimento de outros.
.	Os meios seletivos E.M.B. (Eosin, Methylen-Blue) e McConkey são ambos inibidores do crescimento de bactérias Gram-positivas, utilizados no isolamento de enterobactérias.
.	Os meios de cultura diferenciais permitem a distinção de colônias de microrganismos diferentes. 
.	O acréscimo de sangue ao meio sólido permite a distinção de bactérias produtoras de hemolisina das incapazes de produzi-la, mas que também crescem no meio utilizado. Ao redor das colônias produtoras de hemolisina forma-se um halo límpido e transparente, indicativo da lise de hemácias.
 
.	Também utiliza-se com frequência a adição de indicadores de pH ao meio de cultura, o que permite evidenciar as colônias fermentativas, produtoras de ácidos.
Influência dos fatores ambientais
	Os principais fatores influenciadores do metabolismo bacteriano são: temperatura, pH, presença de oxigênio, pressão osmótica e luz.
Temperatura
.	Cada tipo de bactéria apresenta uma temperatura ótima de crescimento. Em torno dessa temperatura, observa-se um intervalo em que o crescimento ocorre, sem atingir ao máximo.
.	Ultrapassando o limite superior de temperatura, rapidamente ocorre uma desnaturação do material celular e, consequentemente, a morte da célula.
.	As temperaturas inferiores à ótima levam a uma desaceleração da velocidade de multiplicação celular, que, em casos extremo, fica impedida. Porém, utiliza-se baixas temperaturas para a preservação da maioria das culturas bacterianas.
.	Quanto ao requerimento térmico, as bactérias podem ser classificadas em:
		- psicrófilas – entre 12 e 19°C
		- mesófilas – entre 28 e 37°C
		- termófilas – 57 a 87°C
.	A maior parte das bactérias, principalmente as de interesse médico, são mesófilas.
pH
.	Os valores de pH em torno da neutralidade são os mais adequados para a absorção de alimentos para a grande maioria das bactérias
Oxigênio
.	O oxigênio pode ser indispensável, letal ou inócuo para as bactérias. Podem ser classificadas em:
		- aeróbias: 
* estritas – exigem a presença de oxigênio
* microaerófilas – necessitam de baixos teores de oxigênio
* facultativas – apresentam mecanismos que capacitam a utilizar o oxigênio quando disponível, mas desenvolver-se também em sua ausência.
		- anaeróbias:
			* estritas – não toleram oxigênio
* aerotolerantes – suportam presença de oxigênio, apesar de não o utilizarem.
Pressão osmótica e luz
.	São fatores importantes necessários ao desenvolvimento de determinados grupos bacterianos
METABOLISMO BACTERIANO
.	Uma vez garantidos pelo ambiente os nutrientes e as condições adequadas para assimilá-los, as bactérias vão absorvê-los e transformá-los para que cumpram suas funções básicas, como o suprimento de energia e de matéria prima.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes