Buscar

Trabalhos na AV 2 em Fundamentos da Contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TRABALHOS DA AV2 FEITOS:
 
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE OK
Prezados(as) alunos(as), bom dia!
Iniciamos este “Fórum de Discussão” das aulas 6 a 10. Por isso, solicito que, por favor, façam suas postagens em resposta aos conceitos abaixo solicitados:
- Conceitue: Gastos, Investimentos, Custos, Despesas, Desembolsos e Perdas.
Estejam à vontade para me questionar.
Saudações!
Eduardo Brito.
R:.. A fórmula de lucro de uma empresa é conhecida por muitos, mesmo por aqueles que não possuem conhecimentos técnicos em administração, economia, contabilidade entre outras áreas. Sabemos de modo grosseiro que o lucro (L) é o resultado da aferição de receita (R) descontado de seus custos (C), então L = R - C. Ocorre, no entanto, que o termo custo não é empregado de maneira correta.
Os profissionais da contabilidade conhecem muito bem as distinções dos termos custo, despesa e gasto. Um mesmo fenômeno comercial pode ser denominado por qualquer um dos termos dependendo das características específicas das quais estão relacionadas.
CUSTOS
Custos são medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm de arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a utilização de um produto ou serviço qualquer, utilizados na obtenção de outros bens ou serviços. São gastos utilizados e acumulados para gerar um produto ou serviço. De forma bem simples é tudo aquilo que foi utilizado para fabricar ou produzir e que nele está, de certa forma, agregado. Desta forma, custo é o valor gasto com bens e serviços para a produção de outros bens e serviços. Exemplos de custos: matéria prima para a produção de um bem, energia aplicada na produção de bens, salários, encargos do pessoal da produção e serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.
A Contabilidade gerencial incorpora esses e outros conceitos econômicos para fins de elaborar Relatórios de Custos de uso da Gestão Empresarial.
DESPESA: é o esforço necessário para gerar receita. Diferente dos custos, as despesas não tem ligação direta com o produto ou serviço final. As despesas são gastos reconhecidos no ato da venda. É um dispêndio no processo de aquisição de receita. São então os gastos no suporte operacional da empresa. As despesas podem ser fixas ou variáveis. Despesas fixas são aquelas que não variam de acordo com o faturamento da empresa. Despesas variáveis são aquelas que variam de acordo com o faturamento/venda da empresa. Exemplos de despesas: telefone, salário da administração, aluguéis, seguros e impostoso sobre vendas. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos.
INVESTIMENTO: São gastos em bens e serviços que acumulam ou aumentam a riqueza da empresa. É muito fácil confundir investimentos com despesas. Uma reforma de um prédio/edificação, se for somente para manter o que ja existia, é uma despesa com manutenção, contudo se for aumentar a área útil ou aumentar o patrimonio da empresa, então é um investimento. Há por vezes dúvidas e confusões sobre os termos custo e investimento. Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação. Exemplos de investimentos: compra de máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, informática, etc. Para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros. Em sentido estrito, em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva, ou seja, em bens de capital.
Quando utilizamos o termo custo na famosa fórmula de lucro, utilizamos uma abstração metodológica, ou seja, neste caso a empresa tem em sua dívida a presença única de custos de produção. Quando nos aproximamos das ideias práticas, que os contadores e administradores conhecem muito bem, custo torna-se apenas uma parte da dívida de uma empresa e necessário minimizar todos os tipos de custos, gastos e despesas.
GASTO: é o esforço para se adquirir bens ou serviços (que podem ser investimentos, custos ou despesas). É o momento da compra, onde a empresa decida pela obtenção dos seus recursos. Para a contabilidade os custos e as despesas são categorias inseridas no conceito de gastos. Sendo o seu conceito todo o dispêndio financeiro para a obtenção de produtos ou serviços. Gastos são todos os sacrifícios para aquisição de um bem ou serviço, com pagamento no ato (desembolso) ou no futuro (dívida). Um exemplo seria o pagamento da conta de energia elétrica de uma empresa. Exemplos de gastos: compra de uma casa, roupas, sapatos,
eletroeletrônicos, eletrodomésticos e outros bens.
DESEMBOLSO: é o momento da saida de caixa para atender um gasto. O desembolso pode ocorrer antes, durante ou depois do gasto. Exemplos de desembolsos: compra de um carro à vista, o desembolso se concretizará no ato da aquisição; compra de uma moto a prazo, o desembolso se dará depois da aquisição; Adiantamento de dinheiro para posterior recebimento de um bem; compra de um imóvel à vista, o desembolso se concretizará no ato da aquisição e compra de uma fazenda a prazo , o desembolso se dará depois da aquisição.
PERDA: gastos não intencionais que ocorrem fora do controle da empresa. Exemplos de perdas: roubos, estoques obsoletos ou vencidos, incêndios, perdas técnicas etc.
Professor (a) EDUARDO DE ALMEIDA BRITO respondeu em 14/05/2013 17:27
Prezado Elismar, boa tarde!
Você só se esqueceu de indicar sua fonte e, considerando que estamos em um ambiente acadêmico, tal citação é imprescindível.
Ademais, não é o meu objetivo que as respostas aqui postadas sejam integralmente retiradas de quaisquer bibliografias, mas desenvolvidas a partir destas.
Só com a reflexão sobre os temas, entendo que conseguiremos fixar o aprendizado.
Sugiro que você, por favor, reveja os conceitos solicitados em nosso material.
Em tempo: os conceitos postados por você estão disponíveis em < fonte:http://www.academiaeconomica.com/2008/05/custo-despesa-gasto-e-investimento.html>, às 19:52h de 14/05/2013.
Saudações!
Eduardo Brito.
 ELISMAR ZANELA DA SILVA respondeu em 26/05/2013 15:33
Boa tarde Profº Eduardo de Almeida Brito!
Minha postagem foi neste site que o srº detalhou acima, axpicitamente: http://www.academiaeconomica.com/2008/05/custo-despesa-gasto-e-investimento.html e também http://rodrigogiraldelli.blogspot.com.br/2009/11/custo-despesa-investimento-gasto-e.html .
Sim profº, eu esqueci de postar as fontes, porque em outros foruns citei fontes pesquisadas,sei que todas citações são imprescindíveis e também sei que é crime usar tais como próprias, o que não me convém.
Quanto as pequisas feitas só nos vem trazer novas aprendizagem sobre diversos conceitos existentes o que é próprio de diversos autores.
As respostas foram fornecidas através da questão solicitada pelo srº, que foram; Conceitue: Gastos, Investimentos, Custos, Despesas, Desembolsos e Perdas.
Att.
Elismar Zanela

Outros materiais