Buscar

(conteudo) Aula 2 REVISÃO TEÓRICA E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Prévia do material em texto

Aula 02 REVISÃO TEÓRICA E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Disciplina: PESQUISA E PRÁTICA VII
(p.02)
Objetivo desta Aula
Ao final desta aula, o aluno será capaz de:
1. Compreender a importância do referencial teórico para o desenvolvimento do TCC; 
2. identificar os autores e teorias que servirão de referência para o TCC; 
3. revisar os títulos e documentos já identificados no Levantamento Bibliográfico elaborado em PPEV e que serão incorporados ao TCC.
(p.3)
Nesta aula veremos que toda investigação científica se articula com alguma teoria, quando não a desenvolve. Afinal, a ciência é um tipo de conhecimento que se diferencia dos demais por se constituir a partir de procedimentos intelectuais e técnicos próprios e por buscar, mais do que a mera descrição dos fenômenos, identificar as relações de seus elementos constituintes entre si e com contexto em que ocorrem, de modo a poder explicar sua estrutura, funcionamento, desenvolvimento e contradições.  
Todo esse procedimento envolve, mais que a observação do fenômeno e sua descrição restrita, certa capacidade de análise e abstração, o que exige tomarmos contato com a teoria no campo em que pretendemos desenvolver nossos estudos.
(p.4)
• A teoria nos ajuda a conhecer os desenvolvimentos das pesquisas e estudos num determinado campo científico, proporcionando-nos um olhar mais informado e, portanto, mais crítico acerca das coisas. 
• As teorias se constituem de uma rede de proposições e conceitos logicamente organizados que, de modo mais abrangente, profundo e eficaz, é capaz de explicar um conjunto de fenômenos.
(p.5)
Quanto maior o poder explicativo de uma teoria, ou seja, quanto melhor ela é capaz de descrever as características e explicar as origens e a dinâmica de um fenômeno ou conjunto de fenômenos, tanto mais ela tem força e é reconhecida pelos estudiosos de seu campo.
Uma teoria tão consistente e eficaz que resiste às críticas e permanece como referência para os pesquisadores em um determinado campo de estudos é considerada um “paradigma” deste campo.
Quando uma teoria é um paradigma, seja para concordar com ela, complementá-la ou refutá-la, o fato é que os pesquisadores não podem ignorá-la.
(p.06)
Por isso, a revisão teórica é um movimento intelectual essencial no desenvolvimento de uma monografia. Consultar a produção acadêmica e científica disponível sobre o tema permite que o aluno-pesquisador se situe e situe seu objeto de investigação no campo de estudos onde ele se insere.
Conhecer o chamado “estado da arte” ou “estado do conhecimento” sobre seu objeto de interesse possibilitará a formulação de ideias e problematizações mais consistentes, além de permitir que o estudante-pesquisador se posicione, ou seja, assuma uma determinada abordagem diante de seu objeto.
(p.7)
Afinal, como vimos, existem várias possibilidades de abordagem teórica para os fenômenos sociais, desde aquelas de influência positivista às que assumem um olhar fenomenológico/construtivista ou uma perspectiva crítica sobre eles.
Seja qual for a sua opção, no entanto, é preciso considerar que a complexidade dos fenômenos educacionais exige a articulação de diferentes contribuições na busca da inteligibilidade do problema investigado.
Positivista
Fenomenológico/Construtivista
Perspectiva crítica
(p.08)
É preciso superar a falsa oposição entre as abordagens quantitativa e qualitativa e, ao contrário, integrá-las tanto quanto possível. Afinal, as pesquisas quantitativas podem nos oferecer um quadro mais amplo do fenômeno estudado, levantando dados e gerando hipóteses que serão tomadas como ponto de partida para uma investigação em profundidade em um estudo qualitativo. Da mesma forma, resultados obtidos em uma pesquisa qualitativa podem ser aclarados quando situados a partir de um conjunto de dados mais amplo.
Monografia: Nela você vai apresentar as teorias e autores que escolheu e que expressam o modo como você compreende o assunto/a realidade que está investigando. Na sua elaboração, mais que uma montagem de diferentes contribuições, você vai dialogar com esses autores e suas teorias, ou seja, vai confrontar as ideias e concepções que formularam de modo a ir construindo e delimitando a sua forma própria de explicar o fenômeno que está estudando.
(p.09)
O referencial teórico de sua monografia deve expressar esse movimento intelectual de compreensão do fenômeno. Por exemplo: se você está pesquisando “problemas de aprendizagem na leitura e na escrita”, primeiramente você vai precisar definir de que modo você compreende como se dá a aprendizagem. Para isso, terá de ler e estudar as diferentes teorias de aprendizagem.
A partir desse estudo, você vai começar a perceber as diferenças entre as teorias e o modo como elas explicam não só como as crianças aprendem, mas por que e como elas às vezes têm dificuldades em aprender. Provavelmente você vai encontrar maior afinidade com uma dessas explicações teóricas e assumir essa abordagem no desenvolvimento de sua pesquisa.
Então, em um dos capítulos de sua monografia você deverá apresentar essa revisão teórica que fez. Depois de relacionar as diferentes teorias de aprendizagem (comportamentalismo, construtivismo, sócio-interacionismo, etc.) e como cada uma explica as dificuldades na aprendizagem, ao final você defenderá a perspectiva que escolheu para fundamentar o seu estudo (o construtivismo, por exemplo).
A delimitação de uma abordagem teórica não é apenas uma exigência retórica, ou seja, de argumentação. Ela servirá de referência para a maneira como você vai observar o fenômeno, conversar com educadores e analisar os resultados de campo.
Por exemplo, se você adota a concepção construtivista tenderá a ver não como “erro”, mas como parte do processo de aprendizagem da leitura e da escrita, os acréscimos e subtrações de letras que as crianças cometem nesse processo. Essa “ideia” será uma referência para o seu julgamento sobre a compreensão que os professores têm das dificuldades de seus alunos e sobre como enfrentá-las.
(p.10)
A pesquisa bibliográfica é por excelência a forma de tomarmos contato com a literatura acadêmica e o debate teórico sobre um assunto, e abrange o levantamento e a análise das produções em determinado campo do conhecimento. A partir da definição da problemática a ser estudada e da elaboração de um plano de estudo (como o realizado em PPEVI), seu desenvolvimento envolve a identificação das fontes, a localização e obtenção do material, além da leitura e sistematização dos resultados (fichamentos).
Em PPEV você já realizou um levantamento preliminar dessa bibliografia e provavelmente precisou revê-lo em PPEVI, quando da elaboração do projeto. Naquela ocasião, porém, você fez apenas uma primeira leitura de dois ou três textos, não foi?
Pois agora você vai precisar mergulhar mesmo na seleção e na leitura cuidadosa dos materiais. Que livros, artigos, pesquisas podem ser interessantes para o seu estudo? Quais vai citar no primeiro capítulo, quais vai usar no segundo?
Para isso é que foi feito o plano de estudo. Ele serve de parâmetro para a organização de nossas leituras e da redação da monografia. No entanto, durante o desenvolvimento do trabalho uma ou outra coisa pode mudar: a divisão dos subtemas, a ordem de apresentação, a maior ou menor ênfase numa teoria ou conceito...
Somente depois de algumas revisões e reflexões empreendidas ao longo do estudo é que você vai amadurecer suas ideias e encontrar sua forma definitiva. Dessa forma, em algum momento esse plano de estudos constituirá a base para a organização dos itens e subitens dos capítulos da monografia.
(p.11)
Em PPEV e PPEVI vimos que a pesquisa bibliográfica pode incluir diferentes tipos de textos, mas que o levantamento das obras precisa considerar também a validade das fontes. Ou seja, que nem toda publicação, mesmo que seja voltada para divulgação científica, é uma fonte confiável e portanto válida para os estudos acadêmicos. São consideradas fontes bibliográficas:
Livros, antologias, artigos de periódicos, monografias, dissertações,teses, relatórios de pesquisa, trabalhos apresentados em congressos/seminários e publicações científicas diversas.
Anais de congressos, resumos, listas de referência, catálogos, dicionários, etc.
(p.12)
Os livros são a principal fonte para a revisão teórica, pois geralmente é neles que os autores/pesquisadores apresentam de forma mais elaborada suas proposições e conceitos acerca de seus objetos de reflexão e estudo. 
Os trabalhos acadêmicos em geral (monografias, dissertações, teses, relatórios de pesquisa) oferecem também a exposição de uma boa base teórica. Nos periódicos, encontramos a atualidade do debate e da pesquisa no campo, e sua leitura nos permite tomar contato com uma grande diversidade de abordagens e metodologias aplicadas a pesquisas sobre um mesmo tema.
(p.13)
Vimos também que, hoje em dia, praticamente todas as publicações científicas importantes estão disponíveis na internet. Mesmo os livros têm sido disponibilizados em formato digital, a partir de acordos comerciais entre editoras e universidades e bibliotecas. 
Mas não se pode deixar tudo para o ambiente virtual; muito material fundamental para o estudo de um tema ainda não foi digitalizado. Assim, a visita a bibliotecas não pode ser negligenciada. Até porque nelas é possível contar com a orientação de profissionais que muito podem nos ajudar a encontrar o que precisamos.
(p.14)
Relembrando: na pesquisa de publicações científicas disponíveis na internet, podemos usar ferramentas de busca como o Google Acadêmico (http://scholar.google.com.br) e o Scielo (em português
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_home&lng=pt&nrm=iso.
Também existem alguns sites considerados referência para a pesquisa no campo educacional.
(p.15)
ANPED
A Associação Nacional de Pesquisa em Educação - ANPED (www.anped.org.br) disponibiliza vasto material organizado por grupos de trabalho (grupos temáticos de estudo e pesquisa) e/ou de acordo com os encontros anuais dos pesquisadores em educação. 
Na página da ANPED há várias possibilidades de pesquisa. Um caminho pode ser a exploração dos trabalhos apresentados nessas reuniões anuais.
Para encontrá-los, clique em “Reuniões Anuais” na coluna à esquerda e escolha uma das reuniões. Na página referente às atividades e resultados dessa reunião, você vai encontrar na linha superior a indicação “Trabalhos”.
Clicando em Trabalhos, vai aparecer uma listagem com os GTs - Grupos de Trabalho. Selecione a área de seu interesse e explore o material disponível.
(p.16)
INEP
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP (www.inep.gov.br) é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério de Educação. Ele desenvolve estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com a finalidade de gerar dados que subsidiem as políticas públicas em educação.
No site do INEP você pode encontrar dados do Censo Escolar e do Ensino Superior, resultados de avaliações e estatísticas sobre diferentes temas, baixar arquivos de revistas e livros digitais, entre outras informações sobre a educação no Brasil. Para encontrar as publicações disponíveis para download, clique em “Revistas e Boletins” ou em “Publicações do INEP”.
(p.17)
CAPES
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES é uma entidade voltada para a qualificação da pós-graduação no Brasil. 
Embora atue em diferentes áreas, podemos encontrar em seu site dissertações, teses e alguns artigos/periódicos sobre educação que não estão disponíveis em outros locais (http://www.periodicos.capes.gov.br). 
Através do portal da CAPES você pode ainda acessar outros bancos de dados e sites de pesquisa.
(p.18)
Como você viu, estamos revisando alguns aspectos fundamentais quanto à revisão teórica necessária para a elaboração da fundamentação teórica de sua monografia.
Reveja seu plano de estudos, eleja os textos, livros, revistas que vai consultar e ler. Faça anotações relacionando conceitos/teorias e autores aos subitens previstos no plano. Reúna todo o material com que vai trabalhar e organize-o num espaço próprio para o estudo e a leitura. Separe um tempo exclusivo em sua rotina diária para essas atividades. Na próxima aula, vamos retomar as orientações para que você faça uma leitura consistente dessas obras e... comece a trabalhar com elas!!!!  Até lá.
(p.19)
O QUE VEM NA PRÓXIMA AULA
A importância das técnicas da leitura e compreensão; 
leitura ativa e passiva; 
as diferentes etapas de leitura: exploratória, seletiva, analítica, interpretativa. 
SÍNTESE DA AULA
Nessa aula você:
Compreendeu a importância do referencial teórico para o desenvolvimento do TCC; 
identificou os autores e teorias que servirão de referência para o TCC; 
revisou os títulos e documentos previamente identificados no levantamento bibliográfico elaborado em PPEV que serão incorporados ao TCC. 
REGISTRO DE FREQUENCIA
1.A elaboração da monografia é oportunidade para o aluno-pesquisador-iniciante sistematizar os conhecimentos teóricos adquiridos. Uma teoria é um conjunto de conceitos que, coerentemente articulados, procuram explicar um objeto ou fenômeno. Quando uma teoria tem grande poder explicativo sobre um conjunto de objetos/fenômenos ao ponto de se tornar referência para a maioria dos pesquisadores numa determinada época, podemos dizer que ela se tornou:
Parte superior do formulário
1) um paradigma 
2) um método 
3) uma revolução 
4) uma diretriz 
5) uma norma científica 
Parte inferior do formulário
2.
Os trabalhos monográficos exigem consistente revisão teórica acerca do tema/problema de estudo. A pesquisa bibliográfica permite o acesso a diversas publicações científicas. No entanto, nem todo tipo de publicação é considerada válida para fundamentar um trabalho acadêmico. 
Assinale a alternativa que se refere a uma publicação que NÃO é considerada válida na elaboração de uma monografia.
Parte superior do formulário
1) livros 
2) catálogos 
3) periódicos 
4) revistas 
5) dicionários técnicos 
RESPOSTAS: 1-1,2-4Parte inferior do formulário

Outros materiais