Buscar

Lipídios: Estrutura e Funções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Defina lipídios.
Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).
 
2. Quais as principais funções dos lipídios?
Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.
 
Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.
 
Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.
3. Que relevância tem para o metabolismo celular o fato de os lipídios serem insolúveis em água?
 Toda a relevância do metabolismo lipídico advém desta característica hidrófoba das moléculas, que não é uma desvantagem biológica (mesmo o corpo possuindo cerca de 60% de água). Justamente por serem insolúveis, os lipídios são fundamentais para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o extracelular, francamente hidrófilos.
Todos os seres vivos possuem a capacidade de sintetizar os lipídios, existindo, entretanto, alguns lipídios que são sintetizados unicamente pelos vegetais, como é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxos essenciais.
4. Comente sobre a classificação dos lipídios e as principais características estruturais de cada classe.
Glicerídeos: São importantes fontes de energia e seu principal representante é o triglicerídeo.
Ceras: As ceras são compostas por uma molécula de álcool unida a uma ou mais moléculas de ácidos graxos, porém esse álcool não é o glicerol.
Esteroides: Os esteroides são um grupo especial de lipídios. As moléculas são formadas por quatro anéis carbônicos, ligados a outras cadeias carbônicas, grupos hidroxila e átomos de oxigênio.
5) Em que consiste a organização micelas dos lipídios? Qual a importância desta propriedade para o metabolismo celular?
Micelas é uma estrutura globular formada por um agregado de moléculas anfipáticas, ou seja, compostos que possuem características polares e apolares simultaneamente, dispersos em um líquido constituindo uma das fases de um coloide.
As micelas são geralmente globulares, contudo, estas estruturas podem ser elipsoides, cilíndricas e em camadas. É importante o conhecimento destas micelas, pois é o que ocorre em nosso organismo quando absorvemos os lipídeos. Depois de ingeridos, eles são "quebrados" em moléculas menores e mais fáceis de serem absorvidos. Depois que são absorvidos, eles cai na corrente sanguínea em forma de micelas para atuarem na síntese de hormônios, proteção do termo regulação. As micelas não são solúveis em água, por isso, não se solubilizam no sangue favorecendo assim o seu transporte dentro do nosso corpo.

Outros materiais