Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
ANATOMORFOLOGIA

Pré-visualização | Página 1 de 1

Os músculos descritos abaixo correspondem a:
a - Músculo de contração involuntária; localiza-se na pele, órgãos internos, aparelho reprodutor, vasos sanguíneos e aparelho excretor. A contração desses músculos é mediada pelo sistema nervoso vegetativo, por hormônios e muitos apresentam atividade miogênica, mas também responde a estímulos químicos. 
b - Forma a maior parte do coração dos vertebrados. O músculo cardíaco apresenta atividade miogênica. É inervado pelo sistema nervoso. 
c -  É inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sobre um controle consciente, chama-se músculo voluntário. As contrações do músculo estriado permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto. Sua atividade é exclusivamente neurogênica.
Escolha uma opção:
a. cardíaco, liso e esquelético
b. liso, esquelético e cardíaco
c. cardíaco, esquelético e liso
d. liso, cardíaco e esquelético
Limpar minha escolha
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 2,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
O tratamento estético descrito como “ É um tratamento farmacológico local para a hiperatividade muscular, potencialmente corrigindo desequilíbrios entre músculos agonistas hipoativos e antagonistas relativamente hiperativos. Seu ativo é obtido pela cultura de uma bactéria anaeróbica que bloqueia a liberação de acetilcolina nas junções neuromusculares. Causa paralisia muscular flácida reversível, aparentemente sem dano a longo prazo para o músculo ou o nervo. A absorção sistêmica é mínima, não causando efeitos colaterais sistêmicos” .
Escolha uma opção:
a. drenagem linfática
b. terapia intramuscular para perda de peso
c. carboxiterapia
d. toxina botulínica
Limpar minha escolha
Questão 3
Ainda não respondida
Vale 2,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Nas imagens abaixo marque a alternativa correta em relação à numeração:
Escolha uma opção:
a. depressor do ângulo da boca, mentoniano, depressor do lábio inferior, orbicular do olho, prócero.
b. zigomático maior, levantador do ângulo da boca, depressor do ângulo da boca, prócero, orbicular do olho.
c. zigomático maior, mentoniano, depressor do lábio inferior, corrugador do supercílio, orbicular do olho.
d.  zigomático maior, depressor do lábio inferior, mentoniano, prócero, orbicular do olho.
Limpar minha escolha
Questão 4
Ainda não respondida
Vale 2,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
As camadas da epiderme apresentam algumas características peculiares como:
a) Possui células achatadas com núcleo enrugado. Possuem numerosos grânulos de querato-hialina (grânulos de queratina e grânulos de substância fosfolipídica associada à glicosaminoglicanas). Esses grânulos formam uma barreira entre as células impedindo a passagem de compostos e água e, garantindo a resistência às células e desempenhando importante papel na barreira hídrica da epiderme. 
b) Apresenta várias camadas de células (queratinócitos espinhosos e células de Langerhans). As células dessa camada apresentam-se poligonais com núcleos volumosos e ovóides e com curtas expansões citoplasmáticas ligadas por desmossomos às células adjacentes.
c) Possui células cujos núcleos apresentam sinais de degeneração por ter sofrido digestão por enzimas lisossômicas, e no citoplasma a maioria das organelas já desapareceu. Essas células são parcialmente preenchidas por queratina.
d) Representa o estrato mais superficial da epiderme, é constituída por várias camadas de células achatadas - os corneócitos (queratinócitos maduros) e células mortas em lâminas sobrepostas, anucleadas e com citoplasma rico em grãos de querato-hialina cimentados. Protege o tegumento quanto à perda da água e atrito. Apresenta inervação sensitiva periférica que manda informações ao sistema nervoso central e também possui vasos sanguíneos, tecido adiposo e glândulas sudoríparas, as quais contribuem para a termorregulação e excreção de substâncias.
e) Também chamada de estrato germinativo é a mais profunda. Nela se encontram as células tronco que apresentam contínua atividade mitótica, sendo, portanto, responsáveis pela renovação da epiderme. Tem papel importante na inervação e vascularização do tecido. Possui queratinócitos basais, melanócitos e células de Merkel.
As alternativas acima correspondem respectivamente à:
Escolha uma opção:
a. a. camada granulosa b. camada espinhosa c. camada lúcida d. camada córnea e. camada basal
b. a. camada basal b. camada espinhosa c. camada granulosa d. camada intrínseca e. camada córnea
c. a. camada basal b. camada espinhosa c. camada granulosa d. camada lúcida e. camada córnea
d. a. camada granulosa b. membrana basal. camada granulosa d. camada lúcida e. camada córnea
Limpar minha escolha
Questão 5
Ainda não respondida
Vale 2,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Nosso organismo possui glândulas sebáceas e sudoríparas. Em relação a estas últimas podemos ainda classifica-las quanto em écrinas e apócrinas. Em relação a esta classificação podemos afirmar que:
a) As glândulas écrinas distribuem-se por toda a pele, especialmente nas palmas das mãos, solas dos pés, axilas e testa, mas não estão presentes nas membranas mucosas.
b) As glândulas apócrinas são grandes e seus ductos se abrem para os folículos pilosos. Elas estão presentes nas axilas, aréolas mamilares e região ano genital.
c) As glândulas écrinas Tornam-se ativas na puberdade e produzem uma secreção leitosa, inodora e rica em proteínas e material orgânico. Estão sob o controle de fibras nervosas simpáticas adrenérgicas e seu estímulo principal é hormonal.
d) As glândulas apócrinas são responsáveis pela formação do suor aquoso que mantém a temperatura corporal e impede a hipertermia. O fluido que secretam é desencadeado por estímulos térmicos ou psíquicos e contém cloreto de sódio, ácido láctico, ácidos graxos, uréia, glicoproteínas e mucopolissacarídeos.
Escolha uma opção:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. a, b e c estão corretas
c. a e d estão corretas
d. a e b estão corretas
Limpar minha escolha