Buscar

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL 1891

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL ( DE 24 DE FEVEREIRO DE 1891)
A Proclamação da República e a constituição de 1891
A republica em si não era algo tão desejado da maioria da população, a proclamação os pegou de surpresa, e como não havia outra saída surgiram logo os adeptos, a elite agora considerava o governo monárquico sem efeitos, já que não atendia mais suas necessidades, e isso se agravou depois da abolição.
Os latifundiários que antes defendiam a monarquia não gostaram da ideia de não serem ressarcidos pelos escravos abolidos e viram isso como uma traição que levou muitos deles a falência, a proclamação da republica não algo de inusitado, simplesmente aconteceu e todos concordaram pois já não estavam satisfeito.
A republica nasceu de um golpe militar, na noite de 15 de novembro o governo provisório decretou o regime federalista republicano, e afirmou sobre os direitos e garantias individuais, logo em seguida foi mudado o nome do país, para Estados Unidos do Brasil, tudo estava complicado, os militares tinham tomado o poder mais não sabiam o que fazer. 
Tornava-se insustentável ficar sem uma constituição para a nova república, então Deodoro o então presidente decidiu nomear uma comissão de juristas para elaborar a constituição, que teve influência Norte-Americana.
Art. 11 - É vedado aos Estados, como à União:
2 º ) estabelecer, subvencionar ou embaraçar o exercício de cultos religiosos;
“Nesse momento o Estado estava se libertando da igreja, não havia mais vinculo”.
Declaração de Direitos
 Art. 72 - A Constituição assegura a brasileiros e a estrangeiros residentes no País a inviolabilidade dos direitos concernentes à liberdade, à segurança individual e à propriedade, nos termos seguintes: [...]
 § 4º - A República só reconhece o casamento civil, cuja celebração será gratuita. [...]
 § 7º - Nenhum culto ou igreja gozará de subvenção oficial, nem terá relações de dependência ou aliança com o Governo da União ou dos Estados.
“ Até esta constituição todo controle da vida civil estava nas mãos da igreja católica que era a religião do império, os registros de nascimento através do batismo, de morte (com quem ficava a herança) e o de casamento, existia uma legislação civil que tratava disso, mais somente a da igreja que realmente era válida. Esse é o único dispositivo que trata diretamente da família, quando fala do casamento civil, somente nesse momento dois cônjuges não católicos passaram a ser reconhecidos, é uma quebra da igreja com o Estado, o casamento perdeu seu caráter confessional”.
¹.Retirado do site: www.bonde.com
². A família nas constituições brasileiras, Maria Amélia Belomo, CASTANHO

Outros materiais