Buscar

Avaliação Virtual 2 Gestão de Pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação Virtual 2 Gestão de Pessoas
1)Chiavenato (2002) explica que a Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as características do contexto ambiental, os processos internos e uma infinidade de outras variáveis importantes. Chiavenato afirma ainda, que os principais objetivos da Gestão de Pessoas são:
I - Criar, manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidades, motivação e satisfação para realizar os objetivos da organização;
II - Desenvolver estratégias que possam contribuir com os Gestores na substituição de colaboradores que não se adaptam a cultura da empresa como forma de selecionar um grupo coeso e operativo.
III - Criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena das pessoas, e alcance dos objetivos individuais;
IV - Alcançar a eficiência e eficácia através das pessoas.
V - Auxiliar apenas nos procedimentos burocráticos da área como forma de manter o potencial competitivo no mercado através de auditorias que garantam as certificações.
É correto o que se afirma em: 
Alternativas:
a)I, II, III.		b)I e III.		√c)I, III e IV.		d)II, IV e V.
2)As empresas estão investindo em novos processos de captação de talentos, onde se avalia não apenas o conhecimento, mas a proatividade e o diferencial do candidato em relação aos demais. Chiavenato (2002) explica que para ser um talento o indivíduo precisa possuir algo peculiar, algum diferencial competitivo. Desse modo, pode-se considerar que os talentos são dotados de competências e entende-se que competência é um conjunto de:
Alternativas:
a)Ética, Comprometimento e Atitudes.
b)Conhecimentos, Comunicação e Criatividade.
c)Comprometimento, Habilidades e Responsabilidade.
d)Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.
3)O treinamento e desenvolvimento é uma forma de enriquecer o patrimônio humano, agregando valor às pessoas, organizações e clientes. Sobre esses dois processos pode-se afirmar:
I – O treinamento é um processo mais longo, prepara o indivíduo para ocupar cargos futuros na empresa ou para adquirir novas competências necessárias para os desafios e estratégias da empresa.
II – Treinamento é o processo de preparar as pessoas para ocupar um determinado cargo.
III – O desenvolvimento busca aumentar o nível de respostas às mudanças.
IV – O treinamento trata-se de uma formação mais ampla, preparando a pessoa para novos desafios.
V – O desenvolvimento é empregado para a ampliação de habilidades dos funcionários, fornecendo subsídios para o aumento da responsabilidade e para a tomada de decisão.
É correto o que se afirma em: 
Alternativas:
a)I, III e V.		√b)II, III e V.		c)I e IV.		d)II, IV e V.
4)Além de treinar e desenvolver seus talentos, é necessário avaliá-los, e para tanto, o administrador deve mensurar o desempenho da sua equipe utilizando técnicas de controle que forneçam dados e fatos. O desempenho dos funcionários é sempre um motivo de preocupação por parte da gestão de uma organização, porém nem sempre é fácil trabalhar com um sistema de avaliação. Uma ferramenta estratégica muito eficiente de avaliação de desempenho e que apresenta uma visão geral com informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria no desempenho do funcionário é: 
Alternativas:
a)Avaliação global.				b)Avaliação de 360 graus.
c)Avaliação Geral.				d)Avaliação Integral.
5)A preocupação com a prevenção da saúde e segurança no ambiente de trabalho constitui uma das principais bases para a preservação da integridade física e mental dos funcionários. Além disso, é essencial para garantir o bom desempenho de suas atividades. Ao se falar em conjunto de normas e procedimentos que visa a proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas, estamos nos referindo à: 
Alternativas:
a)A Segurança no Trabalho.				b)A Higiene do Trabalho.
c)A Responsabilidade Ambiental.			d)A Consciência Empresarial.

Outros materiais