Buscar

Prevenção do Câncer de Colo de Útero

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O câncer de colo de útero é a quarta causa de morte por câncer no Brasil, sendo o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal. De todos os tipos de câncer é o que apresenta o maior potencial de prevenção e de cura, atingindo quase os 100% quando diagnosticado precocemente. Para prevenir, deve-se fazer o exame Citológico ou Papanicolau. Um método muito eficaz, seguro e de baixo custo.
O Papanicolau é um exame que deve ser realizado por mulheres sexualmente ativas na faixa etária de 25 a 64 anos – pelo menos uma vez ao ano –, e, é muito importante para detectar precocemente o tumor no colo uterino. O exame também pode detectar infecções vaginais, como a candidíase, e DST’s, como a clamídia e gonorreia, entre outras doenças. Antes de realizar o exame, as mulheres são orientadas a não terem relações sexuais, ou fazer uso de duchas e medicamentos nas 48 horas que antecedem o exame. Além disso, o exame deve ser realizado fora do período menstrual.
O procedimento é bem simples: primeiramente o profissional irá fazer uma rápida inspeção da vulva e períneo, verificando se há alguma úlcera ou verruga. Após, será introduzido um espéculo no canal vaginal, afastando as paredes vaginais, permitindo que o profissional veja diretamente o colo do útero. Em seguida, com uma escova e uma espátula, serão colhidas amostras de células dessa região. Elas serão fixadas em uma lâmina de laboratório e enviadas para análise, e o resultado saíra em cerca de duas a três semanas. O exame não é dolorido, podendo ocorrer apenas um desconforto decorrente da introdução do espéculo e da coleta do material, mas nada comparado ao grave problema que pode ter, ao não fazer o exame e descobrir tarde demais.

Outros materiais