Buscar

Questionário tga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário valendo 2 pontos para a AV2 – 04/06/2013
1)Administração Científica
Este período corresponde a publicação do seu Livro Princípios de Administração Científica (1911),quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios. Para Taylor as fabricas apresentavam três problemas básicos que deveriam ser solucionados.:
Marque a resposta CERTA que corresponde aos problemas referidos por Taylor.
Vadiagem sistemática dos operários; gerentes não conheciam os fluxos de operações das atividades e Métodos e técnicas de trabalhos não uniformes
2) Em 1939 surgiu a principal teoria que explica a liderança por meio de comportamentos denominados:
A) autoritário, liberal (laissez-faire) e democrático.
3) Segundo Kurt Lewin, “ O homem não é mais motivado por recompensas econômicas , mas sim, por recompensas” .
Marque as recompensas que segundo do Lewin o homem passaria a se interessar.:D) sociais , materiais e sistemáticas
4) O estruturalismo é uma modalidade de pensar e um método de análise praticado nas ciências do Séc. XX, especialmente nas áreas humanas.O estruturalismo é um método analítico e comparativo que estuda os:Assinale a alternativa correta que corresponde o método do Estruturalismo:
A) Estuda elementos ou fenômenos em sua totalidade;
5) A Escola estruturalista surgiu em decorrência do declínio do movimento das relações humanas, no final da década de 1950. O impasse criado pela Escola Clássica e pela de Relações Humanas não foi superado pela teoria da burocracia. Surge, então a Escola Estruturalista como conseqüência dos seguintes aspectos
Assinale os aspectos que deram origem a Escola Estruturalista: 
E) Oposição entre os aspectos formais, a necessidade de visualizar a organização como um todo e não como uma forma compartimentada e isolada
6) Para os estruturalistas, a sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organizações das quais o homem passa a depender para nascer, viver e morrer. Essas organizações são diferenciadas e requerem dos seus participantes determinadas características de personalidade. Essas características permitem a participação simultânea das pessoas em várias organizações, nas quais os papéis desempenhados variam.
As organizações passaram por um processo de desenvolvimento ao longo de quatro etapas:
Marque a resposta correta onde apresenta as quatro etapas do processo de desenvolvimento das organizações:
A) Etapa da natureza; Etapa do trabalho; Etapa do capital; Etapa da organização
7) As várias teorias o homem possui uma característica ,enquanto a Teoria Clássica caracteriza o “homo economicus” e a Teoria das Relações Humanas "o homem social", na Teoria Estruturalista podemos caracterizar de:
C) Homem Organizacional
8) Todas as teorias administrativas assentaram-se na Teoria Clássica, seja, como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente. As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes:
C) Ênfase na prática da administração; reafirmação dos postulados clássicos ;ênfase nos princípios gerais de administração; ênfase nos objetivos e nos resultados e por fim ecletismo nos conceitos.
9) Os neoclássicos dão algumas pinceladas adicionais no conceito de organização formal. A organização consiste em um conjunto de posições funcionais e hierárquicas orientado para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços. Os princípios fundamentais da organização formal são:
B) Divisão do trabalho; especialização,hierarquia,amplitude administrativa
10) Com a divisão do trabalho, a organização empresarial passa a desdobrar-se em três níveis administrativos que compõem o aparato administrativo necessário para dirigir a execução das tarefas e operações
A) Nível institucional, nível intermediário, nível operacional
11) Dever de desempenhar a tarefa ou atividade para a qual a pessoa foi designada. O grau de autoridade é proporcional ao grau de responsabilidade assumida pela pessoa. Para os autores neodássicos, provém da relação superior-subordinado e do fato de alguém ter autoridade para exigir determinadas tarefas de outras pessoas. Podemos afirmar que o texto esta se referindo ao posicionamento de:
 D) Administração
12) Abraham Maslow, psicólogo norte-americano, apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia pode ser vista como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas e no topo, as necessidades mais elevadas. Construa a pirâmide de acordo com o que já aprendemos das hierarquias de MASLOW.
1. Necessidades de auto-realização:
13) Segundo Chiavenato, (TGA – Cap. 14 pag 375), a transição de uma situação para outra diferente ou a passagem de um estado para outro diferente implica em ruptura, transformação, perturbação, interrupção. O mundo atual se caracteriza por um ambiente dinâmico em constante mudança e que exige das organizações uma elevada capacidade de adaptação, como condição básica de sobrevivência.
B) Mudança nas organizações.
14) Teoria Geral de Sistemas (T.G.S.) surgiu com os trabalhos do biólogo alemão :
A) Ludwig von Bertalanffy
15) A saídas são os resultados do processo de transformação. As saídas podem ser definidas como as finalidades para as quais se uniram objetivos, atributos e relação do sistema.
Assinale o termo usado para “Saídas” em sistemas abertos:
B) output
16) Marque no quadro abaixo , quais são as Características da Teoria Neoclássica de acordo com o que foi estudado nas aulas
.A) ênfase na prática da administração; reafirmação dos postulados clássicos e ênfase nos princípios gerais de administração.
17) A Teoria Estruturalista, também chamada de Organizacional, ampliou suas preocupações para além da Escola
 Clássica e das Relações humanas, procurando incluir as seguintes características, exceto uma:
D) A interação da organização com os meios de comunicação.
18) A e mpresa ABC Logística e Suprimentos acaba de concluir um planejamento de reestruturação. A diretoriaexecutiva pretende que cada gestor deva conhecer e dominar os conceitos motivacionais para promover qualidadede vida dentro das organizações, obtendo melhores resultados da equipe . Esta é um a característica da abordagem
C) Comportamental

Outros materiais