Buscar

Ensaio (madeira)

Prévia do material em texto

Anderson Martins de Oliveira
Turma: 3312
DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPREENSÃO PARALELA AS FIBRAS DA MADEIRA
Palmas – TO
2015
Anderson Martins de Oliveira
Turma: 3312
DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPREENSÃO PARALELA AS FIBRAS DA MADEIRA
Relatório apresentado como requisito da nota parcial da disciplina de Materiais de Construção Civil do curso de engenharia Civil sob orientação do Professor: MIGUEL ANGELO DE NEGRI.
Palmas - TO
2015
Introdução
    Este relatório tem por objetivo mostrar os resultados encontrados nos ensaios que ocorreram no dia 26 de Maio de 2015, no laboratório de Materiais e Estruturas do CEULP/ULBRA, foi realizado um ensaio laboratorial que teve por objetivo determinar a resistência à compreensão paralelas as fibras de madeira.
A madeira é um recurso natural importante, por ser renovável e estar presente no cotidiano e em diversos setores: na construção civil como esquadrias, material de revestimento de paredes, pisos, forros, estruturas de pontes e de cobertura, formas de obras em concreto armado; entre outras extensas aplicações.
O conhecimento das propriedades física e mecânicas possibilita um uso mais racional da madeira. Estes ensaios têm por objetivos principais verificar a capacidade real de resistência, pois elas são ortotropicas ou seja, apresenta variação em sua resistência por apresentar esse tipo de característica deve ser feito ensaios antes de sua aplicação.
 Materiais
02 corpos de prova;
- Jatobá
- Piquiá 
Pensa hidráulica PC 200;
Paquímetro digital.
Metodologia
Para execução do ensaio da resistência à compreensão na madeira segundo a NBR (7190), utilizam-se os seguintes procedimentos:
Foram utilizadas 02 toras de madeira das espécies Jatobá e Piquiá, foram medido com um paquímetro digital as suas dimensões de cada corpo-de-prova.
Logo em seguida foi colocado o corpo-de-prova na PC-200, onde os corpos-de-prova receberam uma carga de compressão até sua ruptura.
Após a ruptura de cada corpo-de-prova pode-se constatar a resistência a compressão de cada tipo de madeira, dependendo do resultado obtido temos uma noção de qual tipo de estrutura podemos utilizá-la.
 Resultados
Os resultados obtidos estão contidos na tabela 02.
	Espécie
	Dimensões (mm)
	Força Máxima (N)
	Carga Ruptura (Mpa)
	Jatobá
	43x45x134
	178501
	92,2
	Piquiá
	46x46x149
	100573
	47,5
resultados obtidos no ensaio
Conclusão
 Ao ensaiarmos os 2 corpos-de-prova sendo das espécies Jatobá e Angelim, foi possível com a Determinação da Resistência à Compressão na madeira, verificar qual destes materiais estavam em conformidade com as Normas Brasileiras de Regulamentação NBR 7190.
Concluímos então que é de primordial importância realizar ensaios para uma boa elaboração da obra, pois mesmo que as porcentagens de problemas sejam pequenas em relação às quantidades analisadas, pode-se acabar fazendo a escolha errada e adquirindo um material de baixa qualidade e prejudicando uma etapa da obra.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR:7190/1997 Determinação da resistência e da rigidez à tração paralela às fibras de madeira do tipo Eucalyptus grandis

Continue navegando