Buscar

Objetivos do Dsenvolvimento Sustentável - Meta 16 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Buscando a erradicação da pobreza, diminuição da desigualdade social, o pleno acesso à saúde, bem-estar, educação, emprego, direitos humanos, entre outras metas de justiça social, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu um pacto global denominado Agenda 2030, adotado por todos os seus 193 países-membros. A agenda contempla 169 metas categorizadas em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) interdependentes. Tais objetivos envolvem esforços conjuntos entre governo, sociedade, organizações e instituições, objetivando o avanço global para o desenvolvimento sustentável. (IPEA, 2021)
Para alcançar os objetivos propostos, a paz e a justiça são fundamentais para que os direitos básicos dos povos sejam respeitados, assim como o fortalecimento das instituições é um importante passo para ampliar o acesso às políticas públicas. Desta forma, o ODS 16, que se refere a paz, justiça e instituições eficazes, contribui significativamente às propostas da Agenda 2030, para que toda a comunidade global possa viver de maneira digna, usufruindo do bem-estar social. (ONU, 2022; MANCE, 2004)
Na esfera estatal, portanto, faz-se necessária a implementação de políticas públicas pautadas na inclusão, no melhoramento social e no bem-estar, assim como adoção de ferramentas de controle capazes de avaliar a efetividade dessas políticas. Caiden e Caiden (2001) enfatizam a importância da avaliação dos programas do setor público para o emprego correto dos recursos públicos, a melhoria na produtividade e efetividade, a prestação de contas e responsabilização dos gerentes estatais através da medição de desempenho e monitoramento.
Diante disso, a Agenda 2030 estabelece a meta 16.6, descrita pelo IPEA (2021) como o objetivo de ampliar a transparência, a accontability, e a efetividade das instituições, incentivando a participação popular no processo de avaliação e satisfação dos serviços públicos. (IPEA, 2021; CAIDEN e CAIDEN, 2001)
Em termos de transparência governamental, Puddephatt (2009, apud ANGÉLICO, 2012) contribui significativamente ao enfatizar que a sociedade civil possui um papel fundamental na medida em que pressiona o poder público para a implementação de leis de acesso à informação, favorecendo a accontability e o fortalecimento dos serviços públicos.
No âmbito da cidade de Navegantes, Santa Catarina, por exemplo, foi estabelecido em 2015, por meio da Lei Complementar 245, o Plano Municipal de Educação, dividido em 20 metas a serem cumpridas até o ano de 2025. Dentre os principais objetivos encontram-se a universalização de acesso às creches e escolas de ensino fundamental e médio, o atendimento educacional especializado, alfabetização até o 3º ano, educação em tempo integral, entre outras. (Navegantes, 2015)
Entretanto, a Prefeitura não disponibiliza quaisquer dados que possibilitem estudar a aplicação das metas. A ausência de dados educacionais no município dificulta o acompanhamento e avaliação de políticas públicas. Para efeito de análise, uma das metas consiste na implementação do ensino integral em todas as escolas do município, algo que jamais saiu do papel até o presente momento. (Fonte do autor)
Deste modo, para que possam ocorrer os avanços esperados para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das instituições, é necessário que o poder público crie estratégias de acompanhamento e controle, como também que a população esteja ciente de seus direitos e possa pressionar os gestores públicos em prol das melhorias almejadas.
ANGÉLICO, F. Lei de acesso à informação pública e seus possíveis desdobramentos para a accountability democrática no Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2012.
CAIDEN, G. E.; CAIDEN, N. Enfoques y lineamientos, la medición y la evaluación del desempeño en programas del sector público. Revista do Serviço Público, 52 (1): 78-103. 2001.
IPEA. Objetivos de desenvolvimento sustentável - 16: Paz, justiça e instituições eficazes. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods16.html . Acesso: em 06 jun. 2022. 
MANCE, E. A. Fome zero e economia solidária: O desenvolvimento sustentável e a transformação estrutural do Brasil. Curitiba: IFiL, Editora Gráfica Popular, 2004.
NAVEGANTES. Lei Complementar nº 245, de 17 de junho de 2015. Plano Municipal de Educação de Navegantes. Navegantes. SC. 2015
ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Disponível em:
https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em: 06 jun. 2022.
PUDDEPHATT. A. Exploring the Role of Civil Society in the Formulation and Adoption of Access to Information Laws: The Cases of Bulgaria, India, Mexico, South Africa, and the United Kingdom. Access to Information Working Paper Series, 2009
SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, jul./dez. 2006.

Outros materiais