Buscar

Teoria geral dos prazos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
APOSTILA 02
1º BIMESTRE – 2015
.
DIREITO 
PROCESSUAL CIVIL I
*
PRAZOS
PRAZO  Espaço de tempo para a realização de um ato valido pelas partes litigantes.
TERMOS  Inicial (dies a quo) e o final (dies ad quem);
Os atos processuais serão realizados nos prazos previstos em lei, na omissão da lei, cabe ao juiz determinar o prazo em que o ato deverá ser praticado. (Art. 177 CPC). Não havendo prazo previsto em lei ou prazo fixado pelo juiz, o prazo para a pratica do ato processual será 05 (cinco) dias (Art. 185 CPC).
*
PRAZOS
CLASSIFICAÇÃO: Os prazo pode ser: (a) Comum: Para ambas as partes; (b) particular: Para uma das partes; (c) Legais: fixados pela lei; (d) judiciais: os fixados pelo juiz; (e) convencionais: ajustados de comum acordo entre as partes.
Curso dos Prazos  Os prazos são contínuos, ou seja, não se interrompem nos feriados em dias não úteis. (Art. 178 CPC).
Férias Forenses  Iniciadas as férias forenses os prazos se suspendem, isto é, sobrevindo as férias os prazo de suspendem paralisando a contagem deles, recomeçando a fluir a partir do primeiro dia útil seguinte ao término das férias. (Art. 179 CPC)
Outros prazo de suspensão  (a) obstáculo criado pelas partes; (b) a morte ou perda da capacidade processual da parte, do representante ou do procurador; (c) convenção entre as partes (Arts. 180 CPC); (d) oposição exceção de in competência e impedimento (Art. 265 I, II e III CPC); (e) Força maior (Art. 265 V).
*
PRAZOS
Natureza dos Prazos: Os prazos podem ser dilatórios ou peremptórios.
Dilatórios (Art 181 CPC)  É o prazo que previsto em lei, admite ampliação pelo juiz, podendo ser reduzido ou ampliado pelas convenções entre as partes.
A ampliação ou redução dos prazos dilatórios pelas partes, somente tem eficácia se atender os seguintes requisitos: (1) requerimento antes do vencimento do prazo; (2) deve estar fundado em motivo legítimo; (3) deve ser aprovado pelo juiz.
Peremptório (Art. 182 CPC)  Não admite alteração. O juiz em casos especiais pode alterar toas as espécies de prazo, mesmos os peremptórios, desde que difícil o transporte (no máximo 60 dias) ou calamidade pública (+60 dias). (contestar, reconvenção, recorrer, etc).
Fim do prazo  Decorrido o prazo extingue o direito de praticar o ato processual, somente sendo possível a sua prática, se a parte provar justa causa (Art. 183 CPC). Ex. doença do advogado; carga dos autos; paralisação do foro, etc.  PRECLUSÃO PROCESSUAL  A perda para a prática de determinado ato processual.
*
 PRAZOS
Contagem Prazos – Termo inicial  Os prazos são contados com a exclusão do dia do começo e a inclusão do dia de vencimento (Art. 184 CPC). Dessa forma, os prazos somente começa a correr no primeiro dia útil após a intimação (Art. 240 CPC). Na hipótese do vencimento do prazo cair feriado ou em dia em que não tenha expediente forense o prazo será prorrogado para o primeiro dia útil seguinte. 
Ex. (1). citação e intimação pessoal – o prazo se inicia a partir da juntada do mandado; (2). Vários réus, a partir da juntada do último mandado; (3) Por Edital, o prazo terá início no termo final fixado pelo juiz no edital; (4) Por carta ordem, precatória e rogatória, da juntada aos autos; (5) via postal, a partir da juntada do AR; (6) Pela imprensa, a partir do dia útil seguinte à publicação. 
*
PRAZOS
Contagem Prazo Processo Eletrônico  O prazo processual se inicia no dia seguinte da intimação virtual
Prazo para recursos  O prazo para recurso se inicia no dia em que o advogado for intimado (art. 242 c/c 506 CPC).
Termo final  O prazo final nunca será dia não útil. Ou seja: Se o prazo final cair no feriado, ou em dia que não tem expediente forense, ou em dia que o foro for fechado por determinação (ameaça bomba), o prazo prorroga-se para o 1º dia útil seguinte. (Art. 184 § 1º CPC). Na hipótese do expediente do cartório encerrar-se antes das 20hrs, o prazo final será o do fechamento do foro e não do limite previsto em lei (Art. 172 CPC).
*
PRAZOS
Renúncia  A parte poderá renunciar o prazo a que tem direito (Art. 186 CPC), de forma expressa ou tácita. Os prazos para as partes serão em dobro, se houverem diferentes procuradores (Art. 191 CPC - litisconsortes).
Prazos para o Juiz – Ocorrendo motivo justo o juiz pode exceder os prazos pre vistos em lei (Art. 187 CPC). Ex. Despachos: 02 dias; Decisão interlocutória e sentença: 10 dias (Art. 189 e 456, CPC)
*
PRAZOS
Prazo Escrivães  O Código prevê os seguintes prazos: 24 hrs – para conclusão; 48 hrs – para executar os de
mais atos (Art.190 CPC). 
Prazo Ministério Público  Os prazos para o Ministério Público e Fazenda Nacional são: quádruplo: para contestar; dobro: para recorrer (Art. 188 CPC).
*
PRAZOS
PENALIDADES  Cabe ao juiz fiscalizar os cumprimentos dos prazos, que pode ser de ofício ou por provocação das partes. (Art. 193 CPC).
Juiz  O não cumprimento dos prazos pelo juiz não gera a preclusão, isto é, os efeitos do não cumprimento não geram sanções processuais.
Partes e MP  A perda do prazo pelas partes e pelo MP acarreta a preclusão de realizar o ato processual. O advogado deve restituir o processo no prazo lega, não o fazendo tem-se as seguintes penalidades: (1) O juiz mandará de ofício riscar o que nele houver escrito (Art. 195); (2) Comunicará a OAB (Art. 196, § CPC); (3) Multa ½ salário mínimo (Art. 196, CPC). O Ministério Público e Fazenda Nacional também sofrerá a mesma penalidade (Art. 197 CPC).
*
PRAZOS
Prazos Serventuários  A perda de prazo pelos escrivão e auxiliares do juiz é efetuada de ofício ou por provocação da parte. Na hipótese de emotivo justificado o juiz relevará a pena, caso contrário determinará a abertura de procedimento administrativo. (Art. 194 CPC).
PRAZOS/PENALIDADES  As disposições dos artigos anteriores aplicam-se em primeira, segunda e instâncias superiores (Art. 199 CPC).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes