Buscar

Apostila Direito Processual Civil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
APOSTILA 03
1º BIMESTRE – 2015.
DIREITO 
PROCESSUAL CIVIL I
*
ATOS COMUNICAÇÃO
PROCESSUAIS
Formas de Comunicação: A comunicação dos atos processuais pode ser real ou ficta (presumida). Assim, os atos processuais serão cumpridos por ordem judicial ou por carta, considerando onde serão realizados (Art. 200 CPC).
REAL  Efetuada diretamente à pessoa interessada (Oficial justiça, escrivão);
PRESUMIDA (ficta)  Quando se presume a comunicação do ato processual (Edital, hora certa, pela imprensa).
*
 COMUNICAÇÃO
PROCESSUAIS: CARTAS 
CARTAS  As cartas são utilizadas quando determinado ato processual será praticado fora dos limites territoriais do juízo, mediante três espécies:
CARTA DE ORDEM  Quando destinadas pelo Tribunal Superior ao juiz que lhe for subordinado; (Art. 201 CPC).
CARTA ROGATÓRIA  quando dirgida a autoridade estrangeira; (Art. 201 CPC).
CARTA PRECATÓRIA  quando dirigida a juiz nacional de igual categoria (Art. 201 CPC)
*
DAS CARTAS
Requisitos das Cartas: São requisitos essenciais da carta de ordem, precatória e rogatória. (Art. 202 CPC).
I). Indicação do juiz de origem e de cumprimento da carta;
II) Inteiro teor da petição, despacho judicial e procuração;
III) Indicação do ato processual que será realizado (objeto);
IV). A juntado outras peças importantes, assim como mapas, desenho, gráfico, croqui, documentos (Art. 202, §§ 1º 2٥ CPC).
O juízo estipulará o prazo para o cumprimento das cartas, buscando evitar a paralisação processual. (Art. 203 CPC). As cartas são itinerantes, podendo ser praticada em juízo diverso para a realização do ato (Art. 204 CPC) .
As cartas, em regra, são expedidas por escrito e encerradas com a assinatura do juiz. A partir do sistemas informatizados, as cartas passaram a ser expedidas por meio eletrônico, situação em que a assinatura do juiz deverá ser eletrônica (Art. 202 § 3º CPC).
*
 DAS CARTAS
CARTAS COM URGÊNCIA – As cartas podem ser transmitidas por telegrama, radiograma e telefone. Na transmissão por telegrama ou radiograma, os requisitos serão transmitidos de forma resumida; Na transmissão por telefone, os requisitos serão transmitidos por telefone. (art. 205 a 207 CPC).
CUSTAS PROCESSUAIS  O processamento das cartas dependerá do pagamento das custas processuais. Nas cartas de urgência a parte depositará as custas judiciais onde serão praticadas o ato (Art. 208 CPC). 
O juiz recusará o cumprimento da cartas, quando não revestidas dos requisitos legais, quando não for competente, quando não tiver sido efetuado o preparo e quando tiver dúvida acerca de sua autenticidade (art. 209 CPC).
*
DAS CARTAS
CARTAS ROGATÓRIAS  As cartas rogatória obedece os requisitos de admissibilidade estabelecidos na convenção internacional existente entre o Brasil e o País destinatário. Na falta de convenção, será a rogatória enviada à autoridade estrangeira, por via diplomática, após tradução para língua do país estrangeiro. (Art. 210 CPC). 
EXEQUATUR  Para o cumprimento das cartas rogatórias estrangeiras será necessário exequatur do Superior Tribunal de Justiça (EC 45/2004 – Transferiu do STF para o STJ – Art. 211 CPC).
As cartas deverão ser devolvidas ao juízo de origem (deprecante) no prazo de 10 (dez) dias (Art. 212 CPC)
*
CITAÇÃO
CONCEITO: Citação é o “ato pelo qual se chama a juízo o réu ou interessado para a fim de se defender” (Art. 213 CPC). 
Não ocorrendo a citação, o processo não prossegue, pois não se estabeleceu o contraditório, sendo declarado nulos os ato praticados, inclusive a sentença. Nesse sentido, o artigo 214 do CPC diz: “para validade do processo, é indispensável a citação inicial do réu”.
*
CITAÇÃO
RELAÇÃO PROCESSUAL  A citação é indispensável para a instauração da relação processual:
 Juiz
 Autor Réu
*
CITAÇÃO
SUPRIMENTO CITAÇÃO  O comparecimento espontâneo do Réu supre a citação (Art. 214 § 1º CPC), independente de vício na citação, uma vez que o objetivo foi alcançado por outro meio. Na hipótese do comparecimento espontâneo, sem apresentar defesa, mas apenas para apontar a nulidade da citação, o réu será considerado citado, após a intimação em que se reconheceu a nulidade (Art. 214 § 2º CPC).
*
CITAÇÃO
CITAÇÃO DO RÉU  A citação será efetuada ao réu, ao representante legal e ao procurador. 
Também é possível a citação ao mandatário, ao administrador, ao gerente. (Arts. 215 §§ 1º e 2º CPC).
LOCAL CITAÇÃO  A citação será efetuada em qualquer lugar em que se encontre o Réu (Art. 216 CPC). O Militar será citado na unidade militar que está servindo. (Art. 216 § único CPC).
*
CITAÇÃO
NÃO SERÁ EFETUADA A CITAÇÃO  Não será realizada a citação nas seguintes hipóteses, exceto para perecimento de direitos: (a) a pessoa que estiver assistindo culto religioso; (b) ao cônjuge ou qualquer parente morto, no dia do falecimento e nos 07 dias seguintes; (c) aos noivos, nos 03 dias seguintes ao casamento; (d) aos doentes em estado grave e aos dementes (Art. 217 e 218 CPC).
*
CITAÇÃO
CITAÇÃO E SEUS EFEITOS  A citação válida traz os seguintes efeitos: (1) Torna o juiz prevento; (2) Induz litispendência; (3) faz litigiosa a coisa; (4) constitui em mora o devedor; (5) interrompe a prescrição. (Art. 219 CPC).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes