Buscar

Instalações e equipamentos na bovinocultura leiteira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Instalações e Equipamentos na bovinocultura leiteira
Por Ketlyn Abreu 
 As instalações é de suma importância para os animais de produção, porém ela por si só não fornece leite desde que o manejo esteja errado, uma instalação adequada e manejo correto melhora a qualidade de ordenha e minimiza a contaminação do leite. É indispensável a comunicação entre veterinário e proprietário para determinar qual a instalação seja melhor de se investir e quanto o proprietário vai investir financeiramente, além disso é importante saber com quais animais vai se trabalhar e qual a genética vai ser usada.
· Abrigar adequadamente os animais;
· Ser prática, funcional e de fácil limpeza;
· Ser resistente e duradoura;
· Facilitar a produção higiênica do leite;
· Conter adequadamente os animais; 
· Proteger contra a variação do clima;
· Espaçosas e racionalmente divididas;
· Ser de baixo custo;
· Ter água, luz e ser de fácil acesso;
Objetivos das instalações
· Ajuda no controle sanitário;
· Bem-estar animal;
· Acomoda melhor os animais;
· Manejo nutricional do animal;
· Fácil de limpeza;
· Proteger das variações climáticas;
 O que vai determinar o tamanho das instalações é o número de animais que se tem na propriedade e a localização em que esses animais vai viver, porém as vezes as condições ambientais são mais importantes. 
Localização
· Condições ambientais e do solo;
· Topografia;
· Facilidade de acesso;
· Água de boa qualidade;
· Eletricidade;
 A condição de solo é importante por causa do pasto, se o solo é de baixa qualidade a gramínea e pastagem será de péssima qualidade para o animal, sendo assim, o animal que é criado de forma extensiva acaba sendo prejudicado. Antes de colocar os animais a pasto é necessário fazer uma correção de solo e escolher qual será a pastagem usada.
 É melhor criar um animal em um local mais plano por conta do menor gasto de energia que o animal vai exercer e isso vai acabar diminuindo a produção, além disso o fato do ruminante subir e descer montanhas faz com que o animal acabe se acidentando. Por conta disso, a topografia é importante na avaliação antes de ser trabalhado com os animais, isso no caso de ambiente montanhosos. A questão de criação pode ser usado o sistema de semi-confinamento para que os animais se desloquem o mínimo possível e consequentemente diminuir o seu gasto energético.
Diferentes áreas
Depende do:
· Capital disponível;
· Manejo adotado;
· Dimensão da criação (depende do quanto se pode gastar em questões de números de animais);
Geral
· Baias especificas para cada categoria animal;
· Sala de ordenha;
· Deposito para alimentos (armazenar concentrado ou capineiras) ;
· Sala do leite e/ou queijaria;
· Escritório e farmácia;
· Isolamento e quarentenário;
 É importante saber manejar o silo para que não tenha contaminação e isso não venha comprometer a saúde do animal.
 A sala de leite e queijo é importante pois acaba sendo uma forma do proprietário ganhar mais dinheiro através da venda dos derivados, já o escritório tem que ter na propriedade principalmente para as questões comerciais e além disso, deve-se ter uma farmácia para caso o animal tenha algum problema ter a medicação próxima sem precisar ir buscar ou comprar longe da propriedade.
 Todo animal que entra na propriedade ele tem que fazer uma quarentena para não transmitir doenças caso o animal tenha, espera-se que durante a aquisição dos animais eles já venha vacinado e isso não serve somente para os ruminantes serve para qualquer animal.
Posição do Galpão
 A orientação das instalações é um fator que estar intimamente relacionado com o clima e uma boa orientação ajuda a proteger esses animais contra o frio e calor. A orientação desejada é que as instalações sejam no sentindo leste/oeste, o objetivo das instalações estarem ou serem construídas nessa orientação é para que no verão tenha menor incidência de radiação solar e maior insolação da face norte no inverno. 
Pisos
· Concreto ou cimento;
· Cama (orgânico e inorgânico);
   O piso das instalações leiteiras podem ser revestidos de concreto ou cimentado de forma que evita em comparação a outros materiais de piso, eles facilitam a limpeza da instalação, evitam formação de lamas e provocam menos acidentes e lesões nos animais. A cama para as instalações leiteiras podem ser de diversos materiais, para que dessa forma as vacas possam deitar e evitar mastite, a decisão em relação a escolha do material da cama vai depender da sua disponibilidade, custo-benefício, conforto ao animal, facilidade de limpeza, manejo de resíduos e facilidade de implementação e manutenção. 
 Os tipos de cama inclui a areia, a serragem, palhadas, borracha e material compostado, desses materiais a areia acaba sendo a mais utilizada devido ao seu custo-benefício, conforto para o animal, fácil manutenção e implantação, além de baixa retenção de água, ou seja, ela diminui a umidade da urina e da defecação do animal. 
Estabulo/Galpão
· Mais simples ou mais complexos;
· Divididas em baias;
   Altas temperaturas desencadeiam efeitos negativos na produção, reprodução e sanidade, existem duas formas de promover a diminuição da incidência solar nos animais criados de forma extensiva: sombreamento natural e artificial. 
 O sombreamento natural é realizado através da arborização das pastagens, ou seja, é importante plantar árvores para o sombreamento solar e a maioria das propriedades não fazem isso ,pelo contrário muitas delas desmatam as áreas, isso não é muito praticado, porém é importante. Além disso, propiciar conforto térmico confere maior teor de minerais ao solo, que serão transmitidos às gramíneas, que são essenciais para a nutrição dos animais. Já o sombreamento artificial ele pode ser feito através de telhas ou lonas de propileno para promover conforto térmico aos animais. Sendo assim, o mais barato é o uso de lona.
Saleiro
· Localização;
· Recipiente;
· Tamanho;
 O objetivo do saleiro é fornecer sal para os animais para complemento da nutrição, o dimensionamento das estruturas vai variar de acordo com a altura do animal de 0,6 a 0,8 cm, ou seja, de 60-80 cm de altura que o animal faça a ingestão, porém isso vai depender da raça do animal.
Bebedouro
· Dimensionamento por tamanho do lote;
· Localização;
· Recipiente utilizado;
 É importante ofertar água a vontade e de boa qualidade para o animal, pois eles acabam ingerindo os alimentos com mais precisão. 
Cochos
· Dimensionamento por tamanho do lote;
· Localização e altura;
· Material utilizado;
· Pista de trato;
Canzil
· Contenção temporária;
· Reduz brigas e competição por alimentos;
· Manuais/automáticos;
 Não é obrigado a ter canzil, porém ele faz com que só entra a cabeça do animal e ele não divide alimento com outros animais e ele acaba sendo um objeto de instalação em que o animal e todas as vacas fazem a ingestão correta de concentrado diariamente. Esse canzil pode ser usado em galpões quando os animais estão muito aglomerados, porém é claro que eles ficam por lote e animal novo não pode colocar junto porque eles brigam.
Armazenamento de forragem e concentrados
· Depósitos para feno;
· Rações;
 O ambiente em que vai armazenar as rações não pode ser úmido, pois pode ocorrer contaminações e animais invasores como rato podendo transmitir alguma doença ou até mesmo contaminando, além disso pode ter fungos e fungo mata. Os alimentos têm que estar mais elevados para evitar contato direto com o solo, o local não pode ser úmido e não pode ter a presença de animais invasores e mais que tudo o local tem que ser protegido assim evitando contaminação por fungos ou leveduras. 
 Os alimentos podem ser armazenados também em forma de silagem, ou seja, em silos. A alimentação é a parte mais cara e se não tiver cuidado com isso é dinheiro jogado fora seja por uma morte do animal, como também no prejuízo de toneladas de alimentos descartados.

Outros materiais