Buscar

Av1 Fundamento das Ciências Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação:
	AV1.2012.3EAD-FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Disciplina:
	CCJ0100 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Prova On-Line
	
Questão: 1 (168673) 
Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de “dominação legítima”, formulada por Max Weber.  Pontos da Questão: 0,5
	 Capacidade de liderar numa determinada situação social. 
	 Capacidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social. 
	 Probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato. 
	 Probabilidade de operar através de atos ou uso da violência.
	
Questão: 2 (168662) 
A antropologia é uma ciência que: 
  Pontos da Questão: 0,5
	 Estuda as sociedades humanas, exclusivamente, a partir de suas construções materiais.
	 estuda, analisa e explica as sociedades primitivas e tradicionais. 
	 procura explicar as sociedades, a partir do comportamento dos indivíduos.
	 busca do estudo do homem por inteiro, a partir de uma abordagem integrativa. 
	
Questão: 3 (168672) 
Sistemas de governo não devem ser confundidos com as formas de governo, pois este termo diz respeito ao modo como se relacionam os poderes. Neste sistema, o presidente não se subordina ao Parlamento nem pode nele interferir. Entre suas atribuições estão a de liderar a vida política da nação, representar o país interna e externamente, comandar as forças armadas, firmar tratados, encaminhar projetos de lei ao Congresso, responder pela administração e pelas decisões nos setores do executivo e escolher os ministros de estado. 
Estas características dizem respeito ao:   Pontos da Questão: 0,5
	 Socialismo.
	 Anarquismo.
	 Parlamentarismo.
	 Presidencialismo. 
	
Questão: 4 (168679) 
O etnocentrismo pode ser definido como uma atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou repudiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. O repúdio a práticas culturais diferentes da nossa, o menosprezo manifestado frente às diferenças culturais, o preconceito racial, a xenofobia, o preconceito de classe ou de profissão, a intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo. 
Com base nestas afirmações, assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica: 
  Pontos da Questão: 1
	 as culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
	 os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
	 a existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado e selvagem. 
	 os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
	
Questão: 5 (168750) 
(ENADE 2005) As ações terroristas cada vez mais se propagam pelo mundo, havendo ataques em várias cidades, em todos os continentes. 
Nesse contexto, analise a seguinte notícia: 
No dia 10 de março de 2005, o Presidente de Governo da Espanha, José Luis Rodriguez Zapatero, em conferência sobre o terrorismo, ocorrida em Madri para lembrar os atentados do dia 11 de março de 2004, assinalou que “os espanhóis encheram as ruas em sinal de dor e solidariedade e, dois dias depois, encheram as urnas, mostrando, assim, o único caminho para derrotar o terrorismo: a democracia”. Também proclamou que não existe álibi para o assassinato indiscriminado. Zapatero afirmou que não há política, nem ideologia, resistência ou luta no terror, só há o vazio da futilidade, a infâmia e a barbárie. Também defendeu a comunidade islâmica, lembrando que não se deve vincular esse fenômeno com nenhuma civilização, cultura ou religião. Por esse motivo, apostou na criação pelas Nações Unidas de uma aliança de civilizações, para que não se continue ignorando a pobreza extrema, a exclusão social ou os Estados falidos, que constituem, segundo ele, “um terreno fértil para o terrorismo”. 
(Isabel Mancebo. Madri fecha conferência sobre terrorismo e relembra os mortos de 11-M. Disponível em: ht tp://www2.rnw.nl/ rnw/pt/atualidade/europa/at050311_ onzedemarco?Acesso em Set. 2005 (com adaptações). 
A principal razão, indicada pelo governante espanhol, para que haja tais iniciativas do terror está explicitada na seguinte afirmação.  Pontos da Questão: 1
	 O desejo de vingança desencadeia atos de barbárie dos terroristas.
	 A desigualdade social existente em alguns países alimenta o terrorismo. 
	 O choque de civilizações aprofunda os abismos culturais entre os países.
	 A intolerância gera medo e insegurança criando condições para o terrorismo.
	
Questão: 6 (168687) 
Não faz muito tempo houve, no Rio de Janeiro, um congresso internacional de turismo e seus planejadores sentiram que os visitantes não poderiam converter em espetáculo os setores excluídos da vida tecno-civilizada da cidade. Convocaram-se as empresas de tabuletas (out-doors como manda o figurino) para tapar o que não se podia mostrar: os pardieiros, o lixo, as favelas. Ficou evidente que, além de apregoar salsichas e alpargatas, os tapumes coloridos tinham a importante função social de modernizar a paisagem, de reajustar uma imagem da terra às exigências estéticas das retinas. Veja-se bem: não se cogitou nem uma vez sequer de reestruturação do espaço social, mas das atitudes prováveis diante desse espaço. É exatamente isto o que chamamos de tele-visão do mundo. (SODRÉ, Muniz. O monopólio da fala: função e linguagem da televisão no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1977, p. 134).
A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correta.  Pontos da Questão: 1
	 O texto faz uma crítica severa ao consumismo, mostrando que o encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	 O texto faz uma crítica severa à indústria do lazer , que cada vez mais deve primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria de cada país.
	 O texto faz uma crítica severa à formação do povo brasileiro que em tudo dá um jeitinho, revelando uma completa falta de cultura. 
	 O texto faz uma crítica severa à forma como o espaço urbano é organizado, gerando a desigualdade social. 
	
Questão: 7 (168779) 
O texto abaixo refere-se à Jânio Quadros no período de campanha eleitoral para o governo do Estado de São Paulo em 1954: 
Histriônico, aparecia nos comícios todo despenteado, a barba por fazer, o paletó amarfanhado e cheio de caspa, mordendo sanduíches de mortadela que tirava do bolso – uma caricatura do populista. Não tinha um programa, mas impressionava a audiência com discursos vazados numa linguagem afetada, escandindo as sílabas para realçar o português castiço. Ganhou a eleição derrotando a máquina eleitoral de Adhemar e dessa vez cumpriu o mandato. (PILAGALLO, O. O Brasil em Sobressalto: 80 anos de história contados pela Folha. São Paulo: Publifolha, 2002, p.94). 
Segundo os três tipos puros de dominação legítima de Max Weber, assinale o tipo de dominação descrito no texto.  Pontos da Questão: 1
	 De caráter racional que repousa na crença na legitimidade de ordenações instituídas e nos direitos de mando dos chamados por essas ordenações a exercer a autoridade.
	 De caráter carismático que repousa sobre a entrega extra-cotidiana à santidade, ao heroísmo ou à exemplaridade de uma pessoa e as ordenações por ela oriundas ou reveladas. 
	 De caráter legal que repousa sobre o pressuposto que todo direito, pactuado ou outorgado, pode ser institucionalizado de modo racional. 
	 De caráter tradicional que repousa sobre a crença cotidiana na santidade das tradições que vigoram desde tempos longínquos e na legitimidade dos que são designados por essa tradição para exercer a autoridade.
	
Questão: 8 (168694) 
Ao contrário de outras ciências, as ciências sociaislidam não apenas com o que se chama realidade, com fatos exteriores ao homem, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. 
Com base na frase acima, podemos afirmar que o conhecimento científico da vida social:   Pontos da Questão: 1
	 não causa qualquer tipo de interferência na vida das pessoas que são estudadas.
	 tem profundas semelhanças com o conhecimento científico nas ciências naturais. 
	 é uma impossibilidade, pois cada cientista social tem a sua opinião particular.
	 está baseado nos fatos e nas concepções humanas dos fatos. 
	
Questão: 9 (168683) 
A história desses povos nos é totalmente desconhecida e, devido à ausência ou pobreza de tradições orais e vestígios arqueológicos, nunca será atingida: não poderíamos concluir daí a sua inexistência (LÉVI-STRAUSS, Claudeapud COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2001).
A trecho do antropólogo Lévi-Strauss é uma clara ilustração:   Pontos da Questão: 1
	 da superioridade científica e intelectual das sociedade europeias.
	 do atraso cultural e tecnológico da sociedade não europeias.
	 da distância cultural entre o antropólogo e o seu objeto de estudo. 
	 da falta de rigor científico da antropologia como campo do saber.
	
Questão: 10 (168661) 
Quando os indivíduos tomam a própria cultura como norma e consideram o seu modo de vida como o mais correto, estamos descrevendo qual fenômeno? 
  Pontos da Questão: 0,5
	 Determinismo biológico.
	 Etnocentrismo. 
	 Relativismo cultural.
	 Determinismo geográfico.

Outros materiais