Buscar

Ladrilho Hidráulico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
LADRILHO HIDRÁULICO
Seu nome deriva do processo de fabricação onde a cura se dá na água, sem qualquer processo de queima.
*
*
*
*
*
*
HISTÓRICO
Imigrantes europeus trouxeram as primeiras peças para o Brasil no fim do século 19. 
O ladrilho decorado com desenhos finos e cores combinadas passou a enfeitar prédios e residências elegantes. Quanto mais abastado era o proprietário, mais sofisticado era o desenho. 
*
*
*
COMPOSIÇÃO
O ladrilho é uma placa de cimento, areia, pó de mármore e pigmentos com superfície de textura lisa ou antiderrapante que possui alta resistência ao desgaste, usado para acabamento de paredes e pisos. 
*
*
*
É produzido em formato quadrado, de 20 x 20cm, com espessura variável de 18 a 20mm, variação característica de um produto artesanal. 
*
*
*
Tem formato plano, desempenado, sem fendas, uniforme; possui arestas vivas e tem a face de uso com acabamento liso e cores firmes. 
Oferece variedade de modelos com padrões geométricos, florais, art déco, art nouveau e desenhos contemporâneos. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
fabricação
A mistura é feita a seco, num latão de alumínio. A água é adicionada a tintura, até a consistência de nata, só no momento da produção. Como o preparo de uma massa de bolo, o artesão já deve ter deixado pronta, então uma outra mistura, chamada secante. Em pó, seus ingredientes são pedra moída e cimento seco.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
O terceiro elemento necessário é a argamassa, também feita de pó de pedra e cimento umedecido. 
Prensada, a peça é desmontada ainda com consistência de um biscoito molhado e colocada para secar em uma prateleira.
*
*
*
Quase 15 horas depois, cada peça é mergulhada num tanque com água pura. E esse banho de 20 minutos é responsável pela reação química que lhe dará maior resistência.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Características
Sua principal característica é a alta resistência a zonas de trânsito intenso, que avalia a característica antiderrapante, o que o torna indicado para calçadas, passeios públicos, praças, garagens, estacionamentos, rampas, ambientes internos, bordas de piscinas, etc., oferecendo segurança ao escorregamento mesmo quando molhados.
*
*
*
APLICAÇÃO
Na véspera da colocação, orienta-se chapiscar a face inferior do ladrilho com cimento e areia a fim de obter maior aderência. 
Não é necessário submergi-lo na água, apenas molhar com uma trincha. Assentar sobre argamassa gorda de areia, cimento e cal com, no mínimo, 3 cm de espessura. 
*
*
*
Nivelar com uma régua de alumínio deixando uma junta seca. Nunca bater com martelo de borracha, pois, além de marcar as peças, pode fissurá-las ou trincá-las. Essas pequenas fissuras ficarão evidentes no uso.
*
*
*
Após 48 horas do assentamento, rejuntar com pasta de cimento, água e corante ou com rejuntes prontos, utilizando uma espátula de plástico flexível. 
*
*
*
Limpeza e manutenção
Ao final do processo de colocação, limpar com escova, água e sabão de coco. Para a manutenção diária, recomenda-se aplicar cera líquida à base de silicone. Nunca usar quaisquer tipos de ácidos para a remoção de sujeiras.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais