Buscar

Conteúdo de Representação Gráfica Aplicada II para Design de Interiores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CONTEÚDO POR AULA 
	Curso: DESIGN DE INTERIORES
	Disciplina: CCA0135 – REPRESENTAÇÃO GRÁFICA APLICADA II
	
	Ano/Periodo: 2013.1
	Turma: 1001/1002
	DATA
	CONTEÚDO
	06/fev/2013
1ªsemana
	1-Apresentação da disciplina, material necessário, formas de avaliação, importância do desenho técnico como elemento de comunicação, regras, apresentação da apostila como elemento norteador do curso. /
MONTENEGRO, G. A. Desenho arquitetônico: para cursos técnicos de segundo grau e faculdade de Arquitetura. 4. ed. São Paulo: Blücher, 1978. 
CHING, Francis D. K. Representação gráfica para desenho e projeto. Lisboa: GG, 2001. 
CAMBIAGHI, Silvana. Desenho Universal – métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas; SP: Senac SP, 2007
Apostila disponibilizada na copiadora da fic (áreas das cantinas)
	20
	2-Os traços finos, médios e grossos como ferramentas de desenho. Traços finos, médios e grossos. Linhas ortogonais, paralelas, representação de materiais de acabamento, regras para letras e organização dos textos em planta.
	27
	3-A planta-baixa passo a passo. Regras de obtenção da planta como recurso gráfico. Comportamento de esquadrias na planta. Primeiro e segundo passo da apostila. /BIBLIOGRAFIA IDEM
	06/mar/2013
	4-A planta-baixa de um banheiro passo a passo. Regras de obtenção da planta como recurso gráfico. Comportamento dos equipamentos e cotas. Finalização da planta-baixa.
	13
	5-Corte 1. Regras de obtenção da vista ou corte. Comportamento dos equipamentos, hierarquia de traços diferenciando elementos cortados, perto e longe do observador. Verificação das plantas-baixas prontas dos alunos. / BIBLIOGRAFIA IDEM
	20
	6-Corte 2. A construção do desenho passo a passo na lousa. Desenho da vista com base no conhecimento adquirido anteriormente. Verificação da vista 1 dos alunos.
	27
	7-Corte 3. A construção do desenho passo a passo na lousa. Desenho da vista com base no conhecimento adquirido anteriormente. Verificação da vista 2 dos alunos.
	03/abr/2013
	8-Corte 4. A construção do desenho passo a passo na lousa. Desenho da vista com base no conhecimento adquirido anteriormente. Verificação da vista 3, dos alunos
	10
	9-AV-1
	17
	10-Detalhes 1,2 O uso das diferentes escalas para obtenção da informação necessária para o esclarecimento do projeto. Hierarquia dos traços. Verificação da vista 4 dos alunos.
	24
	11-Desenvolvimento de projeto de ambientação de interio fazendo interface com outras disciplinas; história da arte; materiais e revestimentos;técnica de perspectiva e maquetes. A finalidade é representar tecnicamente o projeto em pauta como atividade interdisciplinar para a AV-2.
Detalhes 3,4. O uso das diferentes escalas para obtenção da informação necessária para o esclarecimento do projeto. Hierarquia dos traços. Verificação da vista 4 dos alunos.
	01/mai/2013
	12-A cor. A análise da formação da cor, os elementos componentes que interferem na percepção da cor, como luz, textura e pigmento. O uso da cor e sua representação em projeto de ambientação de interiores/ DOYLE, Michael. Desenho a cores. Porto Alegre: Bookman, 2002
	08
	13- 13- Desenvolvimento de projeto de ambientação de interio (continuação). O uso das diferentes escalas para obtenção da informação necessária para o esclarecimento do projeto. Hierarquia dos traços. Continuação da aula anterior. A análise da formação da cor, os elementos componentes que interferem na percepção da cor, como luz, textura e pigmento. O uso da cor e sua representação em projeto
	15
	14-Desenvolvimento de projeto de interior (fase estudo preliminar) conjuntamente com as disciplinas de Materiais e História da Arte, tendo com o objetivo de apresentar o projeto com maquetes a partir do perfil do cliente e programa de necessidades definidos pelas disciplinas história e desenho técnico. O detalhamento em projeto: escalas/ representação
	22
	15-Continuação da aula anterior: Desenvolvimento de projeto de interior (fase estudo preliminar) conjuntamente com as disciplinas de Materiais e História da Arte, tendo com o objetivo de apresentar o projeto com maquetes a partir do perfil do cliente e programa de necessidades definidos pelas disciplinas história e desenho técnico. O detalhamento em projeto: cont.
	29
	16-Continuação da aula anterior: Desenvolvimento de projeto de interior (fase estudo preliminar) conjuntamente com as disciplinas de Materiais e História da Arte, tendo com o objetivo de apresentar o projeto com maquetes a partir do perfil do cliente e programa de necessidades definidos pelas disciplinas história e desenho técnico. . O detalhamento em projeto: cont.
	05/jun2013
	17- Continuação da aula anterior: Desenvolvimento de projeto de interior (fase estudo preliminar) conjuntamente com as disciplinas de Materiais e História da Arte, tendo com o objetivo de apresentar o projeto com maquetes a partir do perfil do cliente e programa de necessidades definidos pelas disciplinas história e desenho técnico. . O detalhamento em projeto: cont.
	12
	18- AV- 2 – Apresentação do projeto a cores e pranchas de especificações 
	19
	19 Revisão de conteúdos
	26
	20- AV- 3
	03/jul/2013
	21- Lançamento das notas
	
	
	
	
	
	
Professor Frederico de Sousa Barros

Outros materiais