Buscar

AD2 2022 1_PPE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SEGUNDA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA (AD2) - 2022.1
Disciplina: Políticas Públicas em Educação 
	CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
SEGUNDA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA (AD2) - 2022.1
Disciplina: Políticas Públicas em Educação
Leia a reportagem abaixo: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2022/03/educacao-busca-superar-estragos-da-pandemia ;
I) Em seguida, localize e transcreva trechos ou tópicos do artigo que tratam das temáticas da gestão democrática da educação / pacto federativo e divisão dos poderes / qualidade da educação;
Alguns tópicos citados no texto assumem a devida importância evidenciar a gestão democrática da educação de modo que envolva todos os eixos envolvidos na comunidade escolar (tanto corpo docente como o discente). Como por exemplo, a implementação de ações que envolva professores, pais e alunos no retorno das aulas de forma mais dinâmica, com base na realização de avaliações do aprendizado durante o período pandêmico.
O abandono escolar foi também um tópico mencionado, pois os números dos últimos anos são extremamente evidentes. Reflexos da pandemia, que culminou em lares com pessoas desempregadas. Onde pessoas cada vez mais jovens abandonam os estudos para ajudar financeiramente. Conta-se inclusive coma ajuda dos pais para impulsionar os mesmos a retornarem as vidas acadêmicas. 
Assim como sanções de eixos políticos responsáveis pela legislação e política educacional para que seja realizada a distribuição de recursos de forma democrática e autônoma. Para que seja recuperado assim o prejuízo educacional causado nesses últimos tempos. Estando envolvidos todos os eixos de divisão de poder executivo federal, municipal, estadual e por distrito através ações efetivas. Citado no trecho a seguir ” — O poder público pode implantar práticas simples e que têm dado excelentes resultados de aumento de desempenho dos alunos, como a criação de espaços de estudo fora do horário escolar e a implantação da ajuda dada por alunos monitores — defende a senadora Maria do Carmo”. 
O trecho citado “— Todas as escolas precisam desse aporte financeiro para que a gente consiga minimamente tentar diminuir a desigualdade entre estados, entre escola pública e particular. Oferecer condições para que o nosso aluno do ensino médio, terceiro ano, tenha a mesma condição de passar no Enem do que o aluno de uma escola privada — assinala Delma Rezende”. Diz muito sobre a qualidade de educação e divisão de poderes entre o pacto federativo.
II) Tendo como base o material bibliográfico do curso e a reportagem, reflita como os autores ajudam a pensar os problemas vigentes das temáticas mencionadas no item I.
Os problemas relatados na reportagem e também ao decorrer são obstáculos que surgiram ao longo da pandemia e/ou se intensificaram com a mesma. Com a impossibilidade de continuar com as aulas presenciais as unidades de ensino adoram o método de educação à distância (EAD). Para dar continuidade ao ano letivo, mas infelizmente nem todos possuíam (e ainda não possuem) recursos para a implementação desse novo método.
Muitos alunos e até mesmo professores sem acesso a internet, ou algum dispositivo móvel ou computador. Uma série de medidas foi tomada para minimizar os impactos da desigualdade social na educação. Uma delas foi a distribuição de recursos financeiros para a escolas investirem em laboratórios de informática, distribuição mobiliário, materiais, acesso a internet através de dados (muito utilizado durante o isolamento social), entre outros. Diversos projetos leis ainda estão em andamento e alguns já foram sancionados, principalmente quando se refere à educação básica. 
No cenário após pandemia é notável o crescimento de doenças psicológicas entre as crianças e jovens, como a depressão, ansiedade, crise de pânico, etc. O corpo docente também foi extremamente afetado emocionalmente como relatam as pesquisas. É necessário atribuir profissionais da área em todas as unidades de ensino, estando eles prontamente para prestar atendimento para os envolvidos no processo, alunos, professores e até mesmo os pais. 
O abandono escolar também foi apontado na reportagem como uma problemática, e mesmo que não seja tão atual, é uma vertente preocupante que foi agravada com a pandemia. Muitos alunos devido a situação financeira deixam as escolas para ajudar em casa. O acompanhamento dos pais e incentivo pode vir a mitigar esse cenário e assim minimizar os impactos posteriores. 
Referências Bibliográficas
PIMENTA, P. Educação busca recuperar estragos na Pandemia. Agência Senado, 2022. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2022/03/educacao-busca-superar-estragos-da-pandemia. >. Acesso em: 16 de maio de 2022.

Outros materiais