Buscar

Aula_03

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
AULA 3- O PERFIL DO EMPREENDEDOR E AS ENTIDADES DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO
MARKETING– CULTURA EMPREENDEDORA - PROFESSOR JOSÉ ALBERTO MACHADO
 
outubro de 2011 
*
*
OBJETIVO DESTA AULA
 Ao final desta aula, o aluno será capaz de:
1- Entender as características de um novo empreendimento;
2- Identificar o perfil de um empreendedor;
3- Conhecer as entidades que apóiam o empreendedorismo no Brasil.
*
*
CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREENDIMENTO
*
*
CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREENDIMENTO
O sucesso nunca é automático, não tem garantia e não é baseado na sorte, embora um pouco de sorte ajude bastante. Depende, principalmente, da capacidade de organização e de previsão do empreendedor. 
Sucesso = a preparo + talento + sorte.
*
*
CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREENDIMENTO
Abrir um novo negócio é sempre uma atividade de risco e as chances de sucesso são pequenas. Segundo algumas pesquisas, mais de 50% das pequenas empresas fracassam no primeiro ano de vida e 95% fracassam nos primeiros cinco anos.
*
*
A FALTA DE EXPERIÊNCIA
Compense a falta de experiência.
Procure sempre algo que você tenha um mínimo de informação e conhecimento. Os sócios devem ter características opostas (ver, em perfil, logo a seguir) para que cada um ocupe seu espaço. 
Todo empreendimento pressupõe riscos. Então é interessante prever recursos para se manter até que o negócio se solidifique. Se você não tem uma boa poupança, comece a desenvolver esta idéia em paralelo à sua atividade atual. Além disso, certifique-se de que o seu negócio realmente tem potencial para dar certo. Pesquise muito bem o segmento, converse com outros empresários do ramo e identifique o seu potencial diferencial. 
Você tem que compensar a falta de recursos de outras maneiras. Tem que ser um negócio que você conhece muito bem ou algo muito inovador.
*
*
PARCERIAS
*
*
PARCERIAS
Faça parcerias estratégicas
Quando a idéia é boa, outros empreendedores podem se juntar a você como fornecedores e até clientes. A permuta entre parceiros é muito comum, ao se iniciar um negócio. E um fornecedor, por exemplo, pode concordar em receber o pagamento mais para frente ou até trocar seus serviços por uma participação no negócio. 
A idéia é a mesma para o cliente. Ele pode observar que terá exclusividade em um produto ou serviço, além de preços diferenciados.
*
*
REDE DE RELACIONAMENTOS
Crie uma rede de relações
Uma rede de relações é fundamental para o começo de um empreendimento. 
Assim como na família, amigos, esta rede deve ser calcada em valores como: respeito, transparência, lealdade e principalmente reciprocidade, pois, além do networking ser uma via de mão dupla, é preciso que o outro deseje e queira um contato para estreitar estas relações.
*
*
ENTIDADES DE APOIO AO SETOR
A maioria dos alunos que saem da faculdade e querem empreender desconhece a política nacional de Ciência e Tecnologia e outros mecanismos de apoio à inovação de produtos e processos nas pequenas e médias empresas: A força da pequena e média empresa no Brasil.
*
*
NÚMEROS DO CRESCIMENTO
*
*
ENTIDADES DE APOIO AO SETOR CONTINUAÇÃO
Nove em cada dez companhias no País têm uma receita anual inferior a R$ 2,1 milhões e nelas trabalham 56% dos empregados com carteira assinada, segundo levantamento do SEBRAE. 
Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o total de microempresas, entre 1996 e 2002, foi de 2,9 milhões para 4,6 milhões, com crescimento acumulado de 55,8%. Com isso, a participação dessa turma de companhias no total de empresas no Brasil passou de 93,2%, em 1996, para 93,6%, em 2002. O número de trabalhadores dentro desse grupo pulou de 6,8 milhões para 8,9 milhões nesse mesmo intervalo.
*
*
POR QUE MORREM TANTAS COMPANHIAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTES NO BRASIL? 
Há várias respostas. Desde a falta de crédito, passando pela alta taxa de juros dos últimos anos e a carga tributária. Mas segundo o Vox populi, em recente pesquisa, a taxa de sobrevivência de pequenas empresas subiu de 50,3% para 74,4%, o que demonstra a procura por novas tecnologias, criatividade e senso de oportunidade. 
*
*
SITES DE CONSULTA OBRIGATÓRIA
http://www.entreworld.org/ 
http://www.endeavor.org.br 
http://www.sebrae.com.br/
*
*
O PERFIL DO EMPREENDEDOR
a) Aproveitar as oportunidades fora do comum e empreender através de iniciativa.
b) Os riscos devem ser calculados. Alguns são variáveis e outros não. É necessário que haja um mínimo de planejamento.
c) A qualidade dos serviços e produtos é fundamental. Faça sempre como se fosse para você, exija o máximo de você e dos seus funcionários.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais