Buscar

Aula_02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
AULA 2- O PROCESSO DO EMPREENDIMENTO NO BRASIL E NO MUNDO. OS FATORES INIBIDORES DA CRIATIVIDADE
MARKETING– CULTURA EMPREENDEDORA - PROFESSOR JOSÉ ALBERTO MACHADO
 
Rio de Janeiro, 22 de outubro de 2011 
*
*
OBJETIVO DESTA AULA
 Ao final desta aula, o aluno será capaz de:
1- Relacionar o empreendedorismo mundial com o Brasil;
2- Experimentar os conceitos de criatividade no seu cotidiano;
3- Entender percepção e sua conexão com empreendedor.
*
*
O EMPREENDEDORISMO NO MUNDO
A Sociedade em rede, em virtude da internet, nos fez conhecer diversos eventos empreendedores pelo mundo. Existe particularmente uma entidade internacional cujo objetivo principal é, exatamente, aferir permanentemente os índices de empreendedorismo dos países de todos os continentes. Trata-se da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que anualmente realiza pesquisas cujos resultados mostram o posicionamento dos países num ranking mundial.
*
*
EXEMPLO DE EMPREENDEDORISMO PELO MUNDO
O vendedor, ex-fonoaudiólogo e premiado escritor de livros infantis, não quer saber de falsa modéstia: "Posso dizer hoje que eu faço o melhor doce de Havana. Devo fazer o melhor doce do país", diz. E ri de novo. 
Mesa é defensor do trabalho duro. É uma declaração rara de escutar na ilha de salários irrisórios. 
Ele é um dos quase 200 mil cubanos que decidiram tentar a sorte com um pequeno negócio, dobrando a quantidade de "contapropristas" existentes até setembro passado, quando o governo cubano anunciou que concederia licenças de trabalho para quase 200 ofícios. 
*
*
PAÍSES MAIS EMPREENDEDORES
*
*
AS CRISES E AS OPORTUNIDADES
As crises são as melhores oportunidades para se ver um bom negócio. Claro que não só elas. Por exemplo, dia 29 de abril de 2011, um casamento real movimentou toda a Grã-Bretanha. 
Milhares de pequenos empreendedores faturaram mais de 3 bilhões de reais com turismo, venda de produtos relacionados aos noivos e serviços indiretos. 
*
*
PERCEPÇÃO DE OPORTUNIDADES
Para se perceber oportunidades ao pensar em montar seu negócio, é preciso levar em conta:
a) Escolha algo compatível com suas informações e conhecimento (lembra da 1ª aula?) e, claro, algo que também dê prazer. Se você não suporta acordar cedo, montar uma academia ou uma padaria será um suplício.
b) Defina metas e objetivos claros.
c) O planejamento estratégico e de negócios é fundamental (a gente vai chegar lá nas aulas 8, 9 e 10).
d) Gerenciar de olho no mundo; ele é mutável, o desejo, as necessidades das pessoas também.
*
*
A CRIATIVIDADE E O EMPREENDEDOR
Começaremos este tópico falando dos bloqueios à criatividade: primeiro vamos analisar os estereótipos ou uma idéia pré-concebida e empobrecida de algo. Aplicamos rótulos a quase tudo na vida, ignoramos grupos pela cor da pele, religião e opção sexual. Ao ignorar estes grupos, ignoramos o indivíduo e vamos carregar isso na montagem de um negócio. Os preconceitos e estereótipos se aplicam a empresas, produtos e serviços.  
*
*
A CRIATIVIDADE E O EMPREENDEDOR
Veja, por exemplo, os produtores de cachaça, por mais que se esforcem para equiparar a bebida a um uísque (que é sinônimo de cultura e de um país), não conseguem pelo estereótipo de que “aquela pessoa é uma cachaceira”. Para quem tem a visão estereotipada, telefone é só para falar e os livros só podem ser lidos em papel.
*
*
A CRIATIVIDADE E O EMPREENDEDOR
O segundo bloqueio é a dificuldade que temos em isolar um problema. Com o excesso de informações que temos hoje, os problemas podem ser ocultos e os gestores podem tomar medidas atribuindo a solução a uma rápida análise e culpando, por exemplo, seus funcionários. 
Seja criativo no olhar os problemas. Existem inúmeras ferramentas hoje e, se você não tem o conhecimento de todas, delegue funções para resolver melhor o problema.
*
*
A CRIATIVIDADE E O EMPREENDEDOR
O terceiro aspecto ainda ligado ao problema é restringir demais a área do problema, o que restringe as soluções. 
Um exemplo recente de sucesso na ampliação do olhar sobre o problema é o excessivo número de mortes por acidente de carros, devido à direção com consumo de bebidas alcoólicas. Um olhar restrito como fazem alguns países, o mais fácil é proibir a bebida. Aqui no Brasil foi adotada a liberdade total à bebida desde que você não dirija.
*
*
A CRIATIVIDADE E O EMPREENDEDO
O último aspecto é a habilidade em explorar pontos de vistas distintos, o que pode conduzir a soluções mais criativas e melhores e que agradem a um número maior de pessoas. 
Muitos problemas envolvem interesses diferentes e a aceitação de uma solução depende do grau em que pontos de vista distintos são considerados. Nem sempre a melhor solução sob o ponto de vista técnico ou econômico é também a melhor sob o ponto de vista ambiental ou social, para citar uma situação muito comum hoje em dia. 
*
*
CONCEITO DE CRIATIVIDADE
A criatividade para Piaget, além da necessidade de se trabalhar sozinho, o mais importante é a necessidade de um adversário. 
Para Foucault a criatividade é se libertar do controle, fugir das amarras do poder.
Ostrower (1987) conceitua a criatividade mediante a fórmula: “[...] criar é relacionar com adequação”.  
*
*
CONCEITO DE CRIATIVIDADE
Este conceito aponta para o fato de que, se para que a criatividade ecloda há a necessidade de que exista a oportunidade organizacional, para que os indivíduos se sirvam de seus próprios talentos e atinjam a realização pessoal, esta criatividade, entretanto, não significa que os indivíduos possam fazer tudo a qualquer momento, de qualquer maneira e em qualquer ocasião. 
Os repetidos padrões de atuação que resvalam para o mesmo que não abre caminhos é fruto dos comportamentos imitativos e que, se por um lado oferecem o falso certificado de garantia e segurança, por outro, impedem a solução inovadora de problemas.
*
*
OS ASPECTOS COGNITIVOS NA PERCEPÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
*
*
OS ASPECTOS COGNITIVOS NA PERCEPÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
Dos processos de conhecimento da cognição vai nos deter a percepção. Na psicologia, o estudo da percepção é de extrema importância porque o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não na realidade em si. Por este motivo, a percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria. 
A percepção é um estágio do processamento de informações, ou seja, como funciona a mente. A percepção é um estágio extremamente seletivo. Da enorme quantidade de informações que recebemos, poucas nos chamam a atenção.
*
*
OS ASPECTOS COGNITIVOS NA PERCEPÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
*
*
OS ASPECTOS COGNITIVOS NA PERCEPÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
*
*
UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
Utilizar o conhecimento acerca da percepção é importante para começar um novo empreendimento. A interpretação envolve os “sinais” apresentados pelo público que você pretende atingir, como ele percebe, por exemplo, um preço maior que o concorrente como sinônimo de qualidade do seu produto ou serviço.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais