Buscar

Aula_05

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
AULA 5- PLANEJAMENTO, ESTRATÉGIA E LEGISLAÇÃO APLICADOS AO EMPREENDIMENTO
MARKETING– CULTURA EMPREENDEDORA - PROFESSOR JOSÉ ALBERTO MACHADO
 
Novembro de 2011 
*
*
OBJETIVO DESTA AULA
 Ao final desta aula, o aluno será capaz de:
1- Aprender os conceitos de planejamento;
2- Entender estratégias e suas variáveis;
3- Compreender a relação entre estratégia, planejamento e plano de negócio no ambiente empreendedor.
*
*
O PLANEJAMENTO NOSSO DE CADA DIA
Todos os dias planejamos um pouco a vida, meio inconsciente, mas planejamos. Acordar tal hora, tomar banho, pegar tal condução. Da mesma forma, quando começamos um negócio, ele precisa ser planejado.
O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações, na atualidade. Constitui uma das mais importantes funções administrativas e é através dele que o gestor e sua equipe estabelecem os parâmetros, que vão direcionar a organização da empresa, a condução da liderança, assim como o controle das atividades.
*
*
PLANEJAMENTO
*
*
OBJETIVO DO PLANEJAMENTO
O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma pró-ativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem no mercado em que atuam.
O planejamento serve de identidade para o começo do seu negócio. Ele torna as decisões coerentes, além de ser unificador e integrador. Veja bem, ainda não é um plano de negócios (vamos aprender mais adiante), mas sim o entendimento e o sentido de planejar: ato ou efeito de se preparar, antecipar ou vislumbrar o que ainda não aconteceu.
*
*
DIAGRAMA
*
*
DIAGRAMA
No diagrama, você pode visualizar e entender melhor a influência do planejamento, em todas as etapas da construção de uma empresa.
Lembra da primeira aula? Informação é importante e transforma em conhecimento a base da atual sociedade do conhecimento. Só é possível planejar, tendo conhecimento do sistema que está sob o nosso comando e do contexto em que ele se insere. 
*
*
SUCESSO DO PLANEJAMENTO
O sucesso do planejamento, ou seja, a efetividade dos resultados mantém relação direta com a qualidade das informações. Por isso, o processo de planejamento deve englobar a capacidade de produzir tantos planos quantos necessários, quando a realidade muda. 
Em seguida, vamos aprender os conceitos de estratégia. Ao reunir os dois conceitos, você estará começando a pensar em planejamento estratégico.
*
*
DEFINIÇÕES DE ESTRATÉGIA
A palavra estratégia vem do grego “strategos”, a arte do general. As estratégias são o conjunto de atitudes competitivas para colocar um produto ou serviço no mercado. Já da estratégia, podemos ver o diferencial de um produto para outro. Empresas muito grandes tendem a replicar estratégias de sucesso. Já empresas pequenas, que é o nosso caso, apresentam estratégias criativas para ocupar seu lugar no mercado e satisfazer aos seus consumidores.
*
*
DEFINIÇÕES DE ESTRATÉGIA
 Pelo termo estratégias, em geral, entende-se que:
 Têm efeito abrangente e por isso são significativas, na parte da organização, à qual a estratégia se refere;
 Definem a posição da organização relativamente a seu ambiente;
 Aproximam a organização de seus objetivos de longo prazo.
*
*
SEGUNDO Michael Porter
A estratégia competitiva consiste em ser diferente. Significa escolher deliberadamente um conjunto diferente de atividades para fornecer uma combinação única de valor. A maioria dos gestores descreve o posicionamento estratégico em termos dos seus clientes. Mas a essência da estratégia está nas atividades — optar por exercer atividades de modo diferente ou exercer atividades diferentes das dos rivais. Senão, uma estratégia não seria mais do que um slogan publicitário, que não sobreviveria à concorrência. 
Michael Porter, Harvard Business
*
*
OBSTÁCULOS À IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS
A não implementação de estratégias do início do projeto pode levar ao insucesso do mesmo. Planejar estrategicamente, como já vimos, é apresentar ao seu consumidor o seu diferencial. A seguir, mostramos alguns obstáculos que podem atrapalhar a implementação das estratégias:
1. Estilo gerencial de cima para baixo, não delegando funções. As estratégias já vêm prontas e os seus comandados não têm muito que pensar.
2. As áreas ou setores brigando internamente por recursos. As prioridades são a estratégia de crescimento da empresa.
*
*
*
*
LEGISLAÇÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
A Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas (para empresas com faturamento bruto até R$ 240.000,00 anuais), aprovada pela Câmara Federal, em 22 de novembro de 2006, tem por objetivo atender antigas reivindicações do setor: eliminar a burocracia para a abertura de empresas e a simplificação no pagamento de tributos. Considerando os trâmites para se abrir uma micro e pequena empresas (MPE), a nova lei estipula que a empresa pode dar início às suas atividades assim que conseguir o CNPJ, sem precisar esperar a aprovação dos órgãos competentes, que hoje são 10 e que envolvem 90 documentos.
*
*
REGISTRO DA MARCA, UM PASSO IMPORTANTE
Depois de pensar em uma estratégia (que produto ou serviço queremos lançar) e na legislação, vamos continuar ainda nesta aula, passeando pelo direito. Há nove, entre dez empresas e pessoas físicas, em dúvida sobre o processo e os requisitos para o registro de marcas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A consulta da base nacional de marca e patente poder ser feita pelo site do INPI, assim como consultas de base de dados em internet podem ser feitas em sites como http://www.uolhost.com.br/ ou http://www.registro.com. 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais