Buscar

Tipos de Empreendedorismo e sua Importância

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
AULA 6- O EMPREENDEDORISMO SOCIAL E EMPRESARIAL
MARKETING– CULTURA EMPREENDEDORA - PROFESSOR JOSÉ ALBERTO MACHADO
 
Novembro de 2011 
*
*
OBJETIVO DESTA AULA
 Ao final desta aula, o aluno será capaz de:
1- Aprender a diferença entre os diversos tipos de empreendedorismo;
2- Entender como ser empreendedor no ambiente corporativo;
3- Compreender a importância social do empreendedorismo.
*
*
OS PERFIS DO EMPREENDEDOR
Ter o perfil de empreendedor, como vimos em aula anterior, vai além da tarefa de administrar, pois a visão é mais abrangente e criativa. Em alguns momentos o administrador já executa as tarefas mecanicamente, enquanto o empreendedor tem aquela ansiedade natural de que “pode ser melhor”. No ambiente empreendedor, podemos classificar três tipos:
Empreendedor corporativo;
Empreendedor start-up ;
Empreendedor social .
*
*
OS PERFIS DO EMPREENDEDOR CONTINUAÇÃO
Empreendedor corporativo - intraempreendedor ou empreendedor interno.
Empreendedor start-up - que cria novos negócios/empresas.
Empreendedor social - que cria empreendimentos com missão social.
*
*
REFLEXÃO
Dentro dos conceitos de capitalismo cognitivo (o conhecimento a serviço da sociedade), podemos ampliar os conceitos de empreendedorismo para diversas áreas, sem a perda conceitual da pessoa ou pessoas que empregam recursos de forma criativa, assumindo riscos calculados, em busca de oportunidades e inovação.
*
*
EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO
*
*
EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO
Oportunidade Identificada.
Recursos para exploração da oportunidade
Pessoas ou equipe para colocar em prática
A empresa empreendedora precisa possuir políticas de recompensas e aceitar certas falhas, incentivando as pessoas a buscarem algo diferente, novo, exercitando a criatividade e estando abertas a idéias inovadoras.
*
*
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
*
*
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
O processo de empreendedorismo social é a capacidade de usar todo o seu perfil empreendedor (criatividade, assumir riscos, inovação) em prol de uma causa social. Esta, por sua vez, é aquela que promove profundas modificações na qualidade de vida de uma parcela da população, tanto social, cultural, econômica e ambientalmente.
*
*
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
O processo de empreendedorismo social tem início com uma ‘idéia’ associada a um ou mais problemas sociais relevantes. A capacidade de gerar benefícios diretos e indiretos e provocar mudanças relevantes faz com que o empreendedorismo social seja envolvente para os idealizadores, gestores, executores, parceiros e, em especial, para a população beneficiada.
O empreendedorismo social difere do empreendedorismo propriamente dito, em dois aspectos: não produz bens e serviços para vender, mas para solucionar problemas sociais, e não é direcionado para mercados, mas para segmentos populacionais, em situações de risco social (exclusão social, pobreza, miséria, risco de vida)
*
*
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
*
*
REPRESENTATIVIDADE DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL
O empreendedor social assume, muitas vezes, a função de governo e as idéias são divulgadas porque devem ser multiplicadas e aplicadas em outras cidades, regiões e países. Como, por exemplo, a pastoral da criança da Dra. Zilda Arns ou a Fundação Gol de Letra, dos jogadores Raí e Leonardo. O sucesso vem por meio da força social, do número de pessoas beneficiadas com a solução proposta no programa ou projeto de empreendedorismo social. O retorno pode ser mensurado pela melhoria da qualidade de vida de seus beneficiários, no seu progresso material e autoestima.
*
*
TRANSFORMAÇÃO
Ao transformar a sociedade, o empreendedor social também gera riqueza para o país, só que com outra lógica dos outros dois empreendedorismos. 
O coletivo está acima do individual e o humano acima do econômico.
*
*
EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS 
 START- UP
No empreendedorismo de negócios (start-up), são claros os desafios – a competitividade do negócio; a busca dos diferenciais competitivos; de vencer a concorrência; conquistar clientes; e alcançar a lucratividade e a produtividade necessárias à manutenção do empreendimento. Todas as aulas que você dividiu com a gente atendem a todos os tipos de empreendedorismo. No quadro anterior, apresentamos as interseções entre os tipos de empreendedorismo.
*
*
EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS 
 START- UP
*
*
SÍNTESE DA AULA
Nesta aula, você:
Compreendeu os tipos de empreendedorismo; 
Aprendeu que pode ser empreendedor dentro das empresas; 
Entendeu como o empreendedorismo social pode modificar o ambiente da comunidade.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes