Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Mostras de Design de Interiores

Pré-visualização | Página 1 de 1

Mostras de Design de Interiores, Decoração, Paisagismo e Arquitetura. 3
Publicado por Marcia, dezembro 17, 2011 em Construção e TecnologiadecoraçãoDesign de Interiores Tags arquiteturacasa coreventos de decoração e designmostras.
 2  1 Google +0
As Mostras viraram uma “febre” pelo país afora e esse é sem dúvida um bom mercado para os profissionais de Design de Interiores, Paisagismo e Arquitetura. Especialmente para os dois primeiros já que podem explorar muito bem o projeto de interiores e paisagismo visto que a arquitetura em geral não pode ser modificada nos espaços onde as Mostras ocorrem, especialmente se o imóvel for Tombado pelo Patrimônio Histórico.
Dentre as Mostras mais conhecidas estão:
Casa Cor que ocorre em vários estados brasileiros e fora do país,  já completou 25 anos; entre seus objetivos: “Todos os anos, imóveis são redesenhados e decorados pelos maiores profissionais da arquitetura, decoração e paisagismo. Diversos espaços são delimitados para que especialistas possam modificá-los livremente, com o compromisso de criar um ambiente inovador, atraente, sustentável e de muito bom gosto… O resultado é um evento que possibilita aos visitantes a experiência única de desfrutar a exposição de novidades em decoração, design, peças, materiais, tecnologia e equipamentos de altíssimo nível, para que vivenciem um momento de sonho e bem-estar.” http://www.casacor.com.br
Casa Cor São Paulo 2010 - by Arq Débora Aguiar - casa completa de 380m2 com uma árvore no meio
Morar Mais por Menos, cujo conceito é “buscar no mercado o melhor custo x benefício em relação a produtos e serviços. Mostrar aos visitantes que, com a ajuda de um profissional, a decoração de interiores pode ser acessível.” Os sub-conceitos são: sustentabilidade, inclusão social, brasilidade, tecnologia e inovação, e vendas. Teve início em 2004 e ocorre em diversos estados do Brasil.http://www.morarmais.com.br
Morar Mais por Menos RJ 2011 - Quarto dos Bebês Gêmeos by de Nayara Macedo - Foto do evento e mais detalhes no Blog da amiga Rosana Ferreira, o www.simplesdecoracao.com.br
No mesmo estilo das outras, a Campinas Decor que ocorre na cidade Campinas – SP, atrai visitantes de toda a região. A primeira mostra ocorreu em 1996. http://www.campinasdecor.com.br
Mostra Campinas Decor - Studio Eco Decor by Eliane Cardoso
Casa Conceito: “Conceito, design e sofisticação são algumas das características que estarão em evidencia na Casa Conceito. A mostra retrata o que há de mais moderno.”
Casa Conceito 2011 - Londrina - Lounge Externo: Paulo Oliveira, Adriana Pinho Tavares e José Fernando Garla. Apoio: LaCasa Design, Jadir Battaglia, iLED, Grupo Marajó, Arti in Vetro, TWBrazil, Madeplast (EcoSeg)
Casa Conceito 2011 - Londrina - Ligthing Designer Paulo Oliveira - maiores detalhes em: paulooliveira.wordpress.com Foto: Ruffino
Casa Conceito 2011 - Londrina - Ligthing Designer Paulo Oliveira - maiores detalhes em: paulooliveira.wordpress.com
Aproveitando o gancho acima, é necessário salientar que nenhuma Mostra  funciona bem sem o trabalho cuidadoso do Ligthing Designer. Iluminação também requer projeto competente.
E pelo Brasil afora, há muitas Mostras regionais apresentando talentos, firmando nomes no mercado e apresentando tendências.
Arquitetura, Design de Interiores, Decoração e Paisagismo se complementam eficazmente. Dificilmente encontram-se profissionais polivalentes – capazes de cuidar de “todos” os aspectos de uma construção ou reforma, daí a importância de parcerias ou de equipes multidisciplinares no desenvolvimento de um projeto.
Por enquanto as Mostras restringem-se aos Projetos de Interiores, Paisagismo e com a apresentação de novas tecnologias e materiais. Quem sabe no futuro próximo uma Mostra dessas nos apresente um trabalho completo que envolva Arquitetura, Design de Interiores, Decoração e Paisagismo e nos traga belas surpresas onde se possa explorar definitivamente a Arquitetura de edifícios e de casas – inovadores em sua concepção.
Fica aí como sugestão para Construtoras e Parceiros das Mostras – criar um condomínio que inicialmente esteja a serviço de uma Mostra e posteriormente possa ser vendido a quem se interessar. Onde se explore e muito a Arquitetura em sua contemporaneidade, sustentabilidade, acessibilidade e desenho universal, para que enfim a Arquitetura possa ser de fato explorada e valorizada.
Obviamente as Mostras exploram muito os Interiores e o Paisagismo porque não há outra opção, mas sinceramente como Designer de Ambientes sinto falta de que se explore mais o campo da Arquitetura. Que se dê mais espaço para os Arquitetos mostrarem suas habilidades como arquitetos que são. A Arquitetura é uma profissão fascinante e inspiradora, mas muito pouco explorada nos nossos dias onde quase tudo mostra ter a mesma “cara” ou quando a habilidade do arquiteto(a) acaba se restringindo aos projetos de interiores e decoração.
A Arquitetura com raras excessões, tem sido muito pouco  explorada nas Mostras por motivos já citados.
Sem dúvida os arquitetos que se destacam hoje em dia são aqueles que exercitam muito a criatividade e que tiveram espaço ou oportunidades para mostrarem a que vieram. Pois bem, fica aí a sugestão ao meu ver muito viável especialmente pelo Boom Imobiliário que presenciamos.
Muita coisa ainda pode ser feita neste campo, como Mostras inspiradas em filmes, novelas e seriados. Mostras que façam um levantamento histórico dos ambientes, por cada década do Século XX, por exemplo. Mostras de ambientes comerciais e corporativos, enfim, há muita coisa ainda para ser explorada.
Como participar dessas Mostras como expositor?
Entrando em contato com os organizadores do evento, normalmente pelos sites e participando das reuniões onde ocorrem as inscrições.
Os valores, os locais e os temas são informados nessas ocasiões.
Arquitetura inspiradora
Arq Gustavo Penna e Arq Associados via Arcoweb
Arq Marcio Kogan - Casa Corten
Arq Marcio Kogan - Casa Corten
Arq Ruy Ohtake - Hotel Unique - SP
Arq Arthur Casas - Iporanga
Bosco Verticale by Stefano Boeri
Bosco Verticale by Stefano Boeri
As torres residenciais acima de 27 andares cada estão sendo construídas em  Milão para abrigar florestas verticais.
O  projeto faz parte de um reflorestamento que busca aumentar a biodiversidade no ambiente urbano.
Abrigarão cerca de 900 árvores, 5.000 arbustos e 11.000 plantas rasteiras, equivalendo a uma floresta de 10.000m2.
A proposta é de reutilização de água para irrigação, produção de energia solar.
A segurança com relação a peso, vento, manutenção etc., também foi minuciosamente calculada pelo arquiteto responsável Michele Brunello.
O escritório Stefano Boeri é responsável pelo projeto.