Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação da Disciplina - contabilidade publica (17328)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na Demonstração dos Fluxos de Caixa há três segregações que indicam a origem das receitas e despesas que movimentam o caixa, são elas.
Assinale a alternativa correta:
A) Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais, Financiamento e Investimento
B) Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais, Financiamento e Financeiras
C) Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais e Financiamento
D) Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais, Financiamento e Orçamentárias

Evidência qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público, bem como os atos potenciais, que são registrados em contas de compensação (natureza de informação de controle).
O conceito citado está referindo-se a qual demonstração contábil aplicada ao setor público?
A) Demonstração das Variações Patrimoniais
B) Demonstração dos Fluxos de Caixa
C) Balanço Patrimonial
D) Balanço Orçamentário

As características qualitativas da informação incluída no Relatório Contábil de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs) são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil.
Quais são características qualitativas da informação incluída nos RCPGs?
A) A relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade, verificabilidade e a temporalidade.
B) A representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.
C) A relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.
D) A relevância, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade e temporabilidade

As variações patrimoniais podem ser aumentativas ou diminutivas.
São exemplos de variações patrimoniais aumentativas.
A Desvalorização e perda de ativos
B Pessoal e encargos
C Benefícios Assistenciais e Previdenciários
D Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria

A contabilidade pública possui normas e conceitos próprios (como já visto) que a regem, portanto, apresenta algumas peculiaridades que a diferenciam dos outros ramos da contabilidade.
Em relação à contabilidade pública, assinale a alternativa correta:
I. Possui maior liberdade – além das normas que a regem, baseia-se em consenso da classe contábil.
II. Possui caráter conservador – registro dos atos e fatos baseados em normas legais.
III. Não apura lucro, mas déficit ou superávit.
IV. As receitas e as despesas passam por diversas fases ou estágios. Receitas (planejamento, execução, controle e avaliação) e Despesas (planejamento, execução, controle e avaliação).
A Somente as sentenças II, III e IV estão corretas
B Somente as sentenças I e II estão corretas.
C Somente as sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente as sentenças II e IV estão corretas

O uso das informações contábeis é de amplo alcance e diversos usuários tem acesso a elas. Para tanto, sabe-se que dentre esses usuários temos os financiadores relacionados aos aspectos econômicos e financeiros do Estado.
Estes podem ser: Assinale a alternativa correta:
A Contribuintes, empresários e trabalhadores.
B Bancos públicos, Bancos privados e entidades de crédito e financiamento em geral.
C Bancos em geral, agências de rating e cidadãos em geral.
D Dirigentes da entidade de todos os níveis e representantes dos funcionários ou trabalhadores.

O plano de contas aplicado ao setor público (PCASP) é essencial para a escrituração dos atos e fatos contábeis. Ele obedece a um padrão para que sejam escriturados de forma padronizada e sistemática pelo órgão público.
O PCASP tem como finalidade:
I. Alinhar os interesses da população com os órgãos públicos.
II. Padronizar os registros contábeis das entidades do setor público.
III. Permitir a consolidação nacional das contas públicas.
IV. Distinguir os registros de natureza patrimonial, orçamentária e de controle.
A Todas as sentenças estão corretas.
B Somente as sentenças II, III e IV estão corretas.
C Somente as sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente as sentenças I e IV estão corretas.

A contabilidade tem por objetivo fornecer informações que permitam ao usuário tomar decisões. A contabilidade pública como uma das áreas de atuação também tem seus objetivos.
Portanto, conforme a definição do Conselho Federal de Contabilidade, qual é o objetivo da contabilidade pública?
A) Fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações.
B) Fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária e econômica do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações.
C) Fornecer aos gestores públicos apenas informações de caráter orçamentário e financeiro do patrimônio da entidade do setor público.
D) Fornecer aos deputados informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações.

Ao final do período, as entidades públicas devem consolidar as demonstrações contábeis. Este é o processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade. Essa consolidação é feita em cada ente da federação ou de forma consolidada nacionalmente.
A consolidação é de competência:
A) Da Secretaria do Tesouro Nacional.
B) Do Governo de cada estado.
C) Da Assembleia Legislativa.
D) Do Gabinete da Presidência da República.

O superávit é o termo utilizado pelas entidades públicas quando em determinado período de tempo as receitas são maiores que as despesas.
Como é apurado o superávit?
A) Demonstra a diferença positiva entre as receitas empenhadas e as despesas atualizadas, se for o caso. O déficit é apresentado junto às receitas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço Orçamentário.
B) Demonstra a diferença negativa entre as receitas empenhadas e as despesas atualizadas, se for o caso. O déficit é apresentado junto às receitas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço Orçamentário.
C) Demonstra a diferença negativa entre as receitas realizadas e as despesas empenhadas, se for o caso. O déficit é apresentado junto às receitas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço Orçamentário.
D) Pela diferença positiva entre as receitas realizadas e as despesas empenhadas, se for o caso. O déficit é apresentado junto às receitas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço Orçamentário.

As receitas das entidades públicas em algumas situações possuem particularidades. Em relação às Receitas e Despesas Orçamentárias Ordinárias, assinale a alternativa correta.
A São as receitas orçamentárias, líquidas das deduções, e despesas orçamentárias de livre alocação entre a origem e a aplicação de recursos, para atender a quaisquer finalidades.
B São os recursos financeiros e o valor das entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros, que serão demonstradas na linha Depósitos Restituíveis e Valores Vinculados.
C São as movimentações de recursos financeiros entre órgãos e entidades da administração direta e indireta
D São as receitas orçamentárias, líquidas das deduções, e despesas orçamentárias aquelas de aplicação dos recursos definidos por lei, de acordo com sua origem.

De acordo com o MCASP (2017), as entidades públicas possuem receitas correntes e receitas de capital.
Em relação às receitas de capital, assinale a alternativa correta:
A São aquelas provenientes e arrecadadas em exercícios anteriores que aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de atingirem as finalidades públicas. Porém, em geral, provocam efeito sobre o patrimônio líquido.
B São aquelas arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de atingirem as finalidades públicas. Porém, em geral, provocam efeito sobre o patrimônio líquido.
C São aquelas arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de atingirem as finalidades públicas. Porém, em geral, não provocam efeito sobre o patrimônio líquido.
D São aquelas provenientes e arrecadadas em exercícios anteriores que aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de atingirem as finalidades públicas. Porém, em geral, não provocam efeito sobre o patrimônio líquido.

Assim como nas empresas, as entidades públicas também têm receitas e despesas. No entanto, em relação às receitas e despesas das entidades públicas podemos afirmar que são parte do exercício financeiro.
Assinale a alternativa correta:
A) As receitas iniciais e as despesas nele legalmente empenhadas.
B) As receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente liquidadas.
C) As receitas nele arrecadadas e as despesas nele atualizada.
D) As receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas.

Dentre as leis aplicas ao setor público temos a Lei 4.320/1964 que atua sobre o controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e Distrito Federal.
Dentre as afirmativas abaixo, pode-se afirmar que a Lei 4.320/1964. Assinale a alternativa correta:
A) Não tem impacto sobre as finanças públicas, uma vez que a lei trata de do orçamento público e dos balanços, estes que não tem finalidade de demonstrar os gastos e contas públicas.
B) Proporcionou melhor controle das finanças públicas e ajudou na construção de uma administração financeira e contábil sólida por meio dos principais instrumentos, que são os balanços.
C) Embora atue sobre o Orçamento Público, sua vigência não tem impacto sobre as finanças públicas, uma vez que cabe à outra lei atuar sobre as finanças.
D) Proporcionou melhor controle das finanças públicas e ajudou na construção de uma administração financeira e contábil sólida por meio do principal instrumento, que é o Orçamento Público.

Com relação aos usuários das informações contábeis públicas, aos membros do poder legislativo, na condição de usuário, cumprem avaliar a condição financeira global, inclusive a estrutura da dívida e os recursos disponíveis, calculando a dívida consolidada líquida.
Qual é o objetivo dos membros do poder legislativo em relação às informações contábeis?
A) É apenas monitorar o resultado das finanças públicas.
B) É a avaliação das responsabilidades atuais e contingentes, bem como a posição da dívida consolidada do governo com o objetivo de identificar sua habilidade para continuar arrecadando e comprometendo recursos, principalmente em relação à continuidade de certos gastos de natureza fixa.
C) É refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social.
D) É monitorar o resultado para assegurar o cumprimento das finanças públicas. Preocupam-se ainda com os níveis e as fontes de recursos e o nível e tipos de gastos, principalmente nas funções em que estabeleceram aplicação mínima, com educação e saúde.

Na contabilidade, normas, leis e decretos atuam como reguladores da profissão e atuação do profissional contábil. Na contabilidade pública essa prerrogativa não é diferente. Há uma série de leis que devem ser atendidas pelos contadores e demais agentes que atuam na contabilidade pública.
Diante das alternativas apresentadas, qual é a lei que estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal?
A) Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000
B) Lei nº 3.420, de 17 de março de 1964.
C) Lei no 4.320, de 17 d Março de 1964.
D) Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Na Demonstração dos Fluxos de Caixa há três segregações que indicam a origem das receitas e despesas que movimentam o caixa, são elas.
Assinale a alternativa correta:
A) Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais, Financiamento e Investimento
B) Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais, Financiamento e Financeiras
C) Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais e Financiamento
D) Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais, Financiamento e Orçamentárias

Evidência qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público, bem como os atos potenciais, que são registrados em contas de compensação (natureza de informação de controle).
O conceito citado está referindo-se a qual demonstração contábil aplicada ao setor público?
A) Demonstração das Variações Patrimoniais
B) Demonstração dos Fluxos de Caixa
C) Balanço Patrimonial
D) Balanço Orçamentário

As características qualitativas da informação incluída no Relatório Contábil de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs) são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil.
Quais são características qualitativas da informação incluída nos RCPGs?
A) A relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade, verificabilidade e a temporalidade.
B) A representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.
C) A relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.
D) A relevância, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade e temporabilidade

As variações patrimoniais podem ser aumentativas ou diminutivas.
São exemplos de variações patrimoniais aumentativas.
A Desvalorização e perda de ativos
B Pessoal e encargos
C Benefícios Assistenciais e Previdenciários
D Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria

A contabilidade pública possui normas e conceitos próprios (como já visto) que a regem, portanto, apresenta algumas peculiaridades que a diferenciam dos outros ramos da contabilidade.
Em relação à contabilidade pública, assinale a alternativa correta:
I. Possui maior liberdade – além das normas que a regem, baseia-se em consenso da classe contábil.
II. Possui caráter conservador – registro dos atos e fatos baseados em normas legais.
III. Não apura lucro, mas déficit ou superávit.
IV. As receitas e as despesas passam por diversas fases ou estágios. Receitas (planejamento, execução, controle e avaliação) e Despesas (planejamento, execução, controle e avaliação).
A Somente as sentenças II, III e IV estão corretas
B Somente as sentenças I e II estão corretas.
C Somente as sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente as sentenças II e IV estão corretas

O uso das informações contábeis é de amplo alcance e diversos usuários tem acesso a elas. Para tanto, sabe-se que dentre esses usuários temos os financiadores relacionados aos aspectos econômicos e financeiros do Estado.
Estes podem ser: Assinale a alternativa correta:
A Contribuintes, empresários e trabalhadores.
B Bancos públicos, Bancos privados e entidades de crédito e financiamento em geral.
C Bancos em geral, agências de rating e cidadãos em geral.
D Dirigentes da entidade de todos os níveis e representantes dos funcionários ou trabalhadores.

O plano de contas aplicado ao setor público (PCASP) é essencial para a escrituração dos atos e fatos contábeis. Ele obedece a um padrão para que sejam escriturados de forma padronizada e sistemática pelo órgão público.
O PCASP tem como finalidade:
I. Alinhar os interesses da população com os órgãos públicos.
II. Padronizar os registros contábeis das entidades do setor público.
III. Permitir a consolidação nacional das contas públicas.
IV. Distinguir os registros de natureza patrimonial, orçamentária e de controle.
A Todas as sentenças estão corretas.
B Somente as sentenças II, III e IV estão corretas.
C Somente as sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente as sentenças I e IV estão corretas.

A contabilidade tem por objetivo fornecer informações que permitam ao usuário tomar decisões. A contabilidade pública como uma das áreas de atuação também tem seus objetivos.
Portanto, conforme a definição do Conselho Federal de Contabilidade, qual é o objetivo da contabilidade pública?
A) Fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações.
B) Fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária e econômica do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações.
C) Fornecer aos gestores públicos apenas informações de caráter orçamentário e financeiro do patrimônio da entidade do setor público.
D) Fornecer aos deputados informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações.

Ao final do período, as entidades públicas devem consolidar as demonstrações contábeis. Este é o processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade. Essa consolidação é feita em cada ente da federação ou de forma consolidada nacionalmente.
A consolidação é de competência:
A) Da Secretaria do Tesouro Nacional.
B) Do Governo de cada estado.
C) Da Assembleia Legislativa.
D) Do Gabinete da Presidência da República.

O superávit é o termo utilizado pelas entidades públicas quando em determinado período de tempo as receitas são maiores que as despesas.
Como é apurado o superávit?
A) Demonstra a diferença positiva entre as receitas empenhadas e as despesas atualizadas, se for o caso. O déficit é apresentado junto às receitas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço Orçamentário.
B) Demonstra a diferença negativa entre as receitas empenhadas e as despesas atualizadas, se for o caso. O déficit é apresentado junto às receitas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço Orçamentário.
C) Demonstra a diferença negativa entre as receitas realizadas e as despesas empenhadas, se for o caso. O déficit é apresentado junto às receitas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço Orçamentário.
D) Pela diferença positiva entre as receitas realizadas e as despesas empenhadas, se for o caso. O déficit é apresentado junto às receitas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço Orçamentário.

As receitas das entidades públicas em algumas situações possuem particularidades. Em relação às Receitas e Despesas Orçamentárias Ordinárias, assinale a alternativa correta.
A São as receitas orçamentárias, líquidas das deduções, e despesas orçamentárias de livre alocação entre a origem e a aplicação de recursos, para atender a quaisquer finalidades.
B São os recursos financeiros e o valor das entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros, que serão demonstradas na linha Depósitos Restituíveis e Valores Vinculados.
C São as movimentações de recursos financeiros entre órgãos e entidades da administração direta e indireta
D São as receitas orçamentárias, líquidas das deduções, e despesas orçamentárias aquelas de aplicação dos recursos definidos por lei, de acordo com sua origem.

De acordo com o MCASP (2017), as entidades públicas possuem receitas correntes e receitas de capital.
Em relação às receitas de capital, assinale a alternativa correta:
A São aquelas provenientes e arrecadadas em exercícios anteriores que aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de atingirem as finalidades públicas. Porém, em geral, provocam efeito sobre o patrimônio líquido.
B São aquelas arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de atingirem as finalidades públicas. Porém, em geral, provocam efeito sobre o patrimônio líquido.
C São aquelas arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de atingirem as finalidades públicas. Porém, em geral, não provocam efeito sobre o patrimônio líquido.
D São aquelas provenientes e arrecadadas em exercícios anteriores que aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de atingirem as finalidades públicas. Porém, em geral, não provocam efeito sobre o patrimônio líquido.

Assim como nas empresas, as entidades públicas também têm receitas e despesas. No entanto, em relação às receitas e despesas das entidades públicas podemos afirmar que são parte do exercício financeiro.
Assinale a alternativa correta:
A) As receitas iniciais e as despesas nele legalmente empenhadas.
B) As receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente liquidadas.
C) As receitas nele arrecadadas e as despesas nele atualizada.
D) As receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas.

Dentre as leis aplicas ao setor público temos a Lei 4.320/1964 que atua sobre o controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e Distrito Federal.
Dentre as afirmativas abaixo, pode-se afirmar que a Lei 4.320/1964. Assinale a alternativa correta:
A) Não tem impacto sobre as finanças públicas, uma vez que a lei trata de do orçamento público e dos balanços, estes que não tem finalidade de demonstrar os gastos e contas públicas.
B) Proporcionou melhor controle das finanças públicas e ajudou na construção de uma administração financeira e contábil sólida por meio dos principais instrumentos, que são os balanços.
C) Embora atue sobre o Orçamento Público, sua vigência não tem impacto sobre as finanças públicas, uma vez que cabe à outra lei atuar sobre as finanças.
D) Proporcionou melhor controle das finanças públicas e ajudou na construção de uma administração financeira e contábil sólida por meio do principal instrumento, que é o Orçamento Público.

Com relação aos usuários das informações contábeis públicas, aos membros do poder legislativo, na condição de usuário, cumprem avaliar a condição financeira global, inclusive a estrutura da dívida e os recursos disponíveis, calculando a dívida consolidada líquida.
Qual é o objetivo dos membros do poder legislativo em relação às informações contábeis?
A) É apenas monitorar o resultado das finanças públicas.
B) É a avaliação das responsabilidades atuais e contingentes, bem como a posição da dívida consolidada do governo com o objetivo de identificar sua habilidade para continuar arrecadando e comprometendo recursos, principalmente em relação à continuidade de certos gastos de natureza fixa.
C) É refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social.
D) É monitorar o resultado para assegurar o cumprimento das finanças públicas. Preocupam-se ainda com os níveis e as fontes de recursos e o nível e tipos de gastos, principalmente nas funções em que estabeleceram aplicação mínima, com educação e saúde.

Na contabilidade, normas, leis e decretos atuam como reguladores da profissão e atuação do profissional contábil. Na contabilidade pública essa prerrogativa não é diferente. Há uma série de leis que devem ser atendidas pelos contadores e demais agentes que atuam na contabilidade pública.
Diante das alternativas apresentadas, qual é a lei que estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal?
A) Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000
B) Lei nº 3.420, de 17 de março de 1964.
C) Lei no 4.320, de 17 d Março de 1964.
D) Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976.

Prévia do material em texto

29/07/2022 17:35 Avaliação da Disciplina
about:blank 1/8
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação da Disciplina (Cod.:645616)
Peso da Avaliação 10,00
Prova 51866940
Qtd. de Questões 20
Nota 9,50
Na Demonstração dos Fluxos de Caixa há três segregações que indicam a origem das receitas e 
despesas que movimentam o caixa, são elas.
 Assinale a alternativa correta: 
A Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais e Financiamento
B Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais, Financiamento e Financeiras
C Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais, Financiamento e Orçamentárias
D Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais, Financiamento e Investimento
Evidência qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de 
contas representativas do patrimônio público, bem como os atos potenciais, que são registrados em 
contas de compensação (natureza de informação de controle).
 O conceito citado está referindo-se a qual demonstração contábil aplicada ao setor público? 
Assinale a alternativa correta: 
A Balanço Patrimonial
B Demonstração das Variações Patrimoniais
C Balanço Orçamentário
D Demonstração dos Fluxos de Caixa
As características qualitativas da informação incluída no Relatório Contábil de Propósito Geral das 
Entidades do Setor Público (RCPGs) são atributos que tornam a informação útil para os usuários e 
dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil.
 Quais são características qualitativas da informação incluída nos RCPGs? 
Assinale a alternativa correta: 
A A representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a
verificabilidade.
B A relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a
comparabilidade e a verificabilidade.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
3
29/07/2022 17:35 Avaliação da Disciplina
about:blank 2/8
C
 A relevância, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade e
temporabilidade.
D A relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a
comparabilidade, verificabilidade e a temporalidade.
As variações patrimoniais podem ser aumentativas ou diminutivas. São exemplos de variações 
patrimoniais aumentativas.
 Assinale a alternativa correta.
A Desvalorização e perda de ativos
B Pessoal e encargos
C Benefícios Assistenciais e Previdenciários
D Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria
A contabilidade pública possui normas e conceitos próprios (como já visto) que a regem, portanto, 
apresenta algumas peculiaridades que a diferenciam dos outros ramos da contabilidade.
 
I. Possui maior liberdade – além das normas que a regem, baseia-se em consenso da classe 
contábil.
II. Possui caráter conservador – registro dos atos e fatos baseados em normas legais.
III. Não apura lucro, mas déficit ou superávit.
IV. As receitas e as despesas passam por diversas fases ou estágios. Receitas (planejamento, 
execução, controle e avaliação) e Despesas (planejamento, execução, controle e avaliação).
 Em relação à contabilidade pública, assinale a alternativa correta: 
A Somente as sentenças II, III e IV estão corretas
B Somente as sentenças I e II estão corretas.
C Somente as sentenças II e IV estão corretas
D Somente as sentenças I, II e III estão corretas.
O uso das informações contábeis é de amplo alcance e diversos usuários tem acesso a elas. Para tanto, 
sabe-se que dentre esses usuários temos os financiadores relacionados aos aspectos econômicos e 
financeiros do Estado.
 Estes podem ser: Assinale a alternativa correta:
A Bancos em geral, agências de rating e cidadãos em geral.
B Contribuintes, empresários e trabalhadores.
4
5
6
29/07/2022 17:35 Avaliação da Disciplina
about:blank 3/8
C Dirigentes da entidade de todos os níveis e representantes dos funcionários ou trabalhadores. 
D Bancos públicos, Bancos privados e entidades de crédito e financiamento em geral. 
O plano de contas aplicado ao setor público (PCASP) é essencial para a escrituração dos atos e fatos 
contábeis. Ele obedece a um padrão para que sejam escriturados de forma padronizada e sistemática 
pelo órgão público.
 O PCASP tem como finalidade: I. Alinhar os interesses da população com os órgãos públicos.
II. Padronizar os registros contábeis das entidades do setor público.
III. Permitir a consolidação nacional das contas públicas.
IV. Distinguir os registros de natureza patrimonial, orçamentária e de controle. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
A Todas as sentenças estão corretas. 
B Somente as sentenças II, III e IV estão corretas.
C Somente as sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente as sentenças I e IV estão corretas.
Em relação à dívida pública brasileira, tem-se dois indicadores que ajudam no controle das contas 
públicas, que são eles:
 
A Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) e Índice Nacional de Liquidez (INL).
B O Índice Nacional de Liquidez (INL) e Dívida Líquida do Setor Público (DLSP).
C Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) e a Dívida Líquida do Setor Público (DLSP).
D A SELIC e a Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG).
CFC decidiu dar um impulso no processo de normatização da contabilidade pública no Brasil. Por 
meio de parceria firmada com o Ministério da Fazenda e a Associação dos Membros dos Tribunais de 
Contas, foi firmado o documento denominado “Orientações Estratégicas para a Contabilidade 
Aplicada ao Setor Público”, contendo algumas diretrizes.
 I. Controlar as ações dos gestores públicos. 
II. Promover o desenvolvimento conceitual da Contabilidade aplicada ao setor público no Brasil. 
III. Estimular a convergência aos padrões internacionais de Contabilidade aplicada ao setor público. 
IV. Fortalecer institucionalmente a Contabilidade aplicada ao setor público no seu papel de fonte de 
informação da situação patrimonial das entidades governamentais e similares.
 
7
8
9
29/07/2022 17:35 Avaliação da Disciplina
about:blank 4/8
Quais são as diretrizes de orientação estratégica para a contabilidade aplicada ao setor público acima?
 Assinale a alternativa correta: 
A Somente as sentenças I e III estão corretas. 
B Somente as sentenças I, II e IV estão corretas.
C Todas as sentenças estão corretas
D Somente as sentenças II, III e IV estão corretas.
O uso das informações contábeis é de amplo alcance e diversos usuários tem acesso a elas. Para tanto, 
sabe-se que dentre esses usuários temos os usuários investidores relacionados aos aspectos 
econômicos e financeiros do Estado.
 Os usuários investidores podem ser: Assinale a alternativa correta:
A Bancos públicos, Bancos privados e entidades de crédito e financiamento em geral.
B Contribuintes, empresários e trabalhadores.
C Bancos em geral, agências de rating e cidadãos em geral.
D Dirigentes da entidade de todos os níveis e representantes dos funcionários ou trabalhadores. 
Os sistemas de informações contábeis são segregados em patrimonial, orçamentário e fiscal. É deles 
que as informações são originadas, chamadas de natureza da informação contábil, essas informações 
são organizadas de acordo com o plano de contas, são separadas como natureza da informação 
contábil e registram, processam e evidenciam as informações.
 São sistemas de informações contábeis: 
I. Fiscal: são registradas as metas fiscais atingidas pelo Governo.
II. Orçamentária: os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.
III. Patrimonial: os fatos financeiros e não financeiros relacionados com a composição do 
patrimônio público e suas variações qualitativas e quantitativas.
IV. De controle: os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da 
entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.
 Assinale a alternativa correta: 
A Somente as sentenças I e IV estão corretas.
B Todas as alternativas estão corretas.
C Somente as sentenças II, III e IV estão corretas.
D Somente as sentenças I, II e IIIestão corretas.
10
11
29/07/2022 17:35 Avaliação da Disciplina
about:blank 5/8
A contabilidade tem por objetivo fornecer informações que permitam ao usuário tomar decisões. A 
contabilidade pública como uma das áreas de atuação também tem seus objetivos.
 
Portanto, conforme a definição do Conselho Federal de Contabilidade, qual é o objetivo da 
contabilidade pública?
 Assinale a alternativa correta: 
A Fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza
orçamentária e econômica do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações.
B
 Fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza
orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas
mutações.
C Fornecer aos gestores públicos apenas informações de caráter orçamentário e financeiro do
patrimônio da entidade do setor público.
D
 Fornecer aos deputados informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza
orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas
mutações.
Ao final do período, as entidades públicas devem consolidar as demonstrações contábeis. Este é o 
processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade. Essa consolidação é feita em 
cada ente da federação ou de forma consolidada nacionalmente.
 A consolidação é de competência:
A Da Secretaria do Tesouro Nacional.
B Do Governo de cada estado.
C Da Assembleia Legislativa.
D Do Gabinete da Presidência da República.
O superávit é o termo utilizado pelas entidades públicas quando em determinado período de tempo as 
receitas são maiores que as despesas.
 Como é apurado o superávit? 
A
 Demonstra a diferença negativa entre as receitas realizadas e as despesas empenhadas, se for o
caso. O déficit é apresentado junto às receitas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço
Orçamentário.
B
 Demonstra a diferença positiva entre as receitas empenhadas e as despesas atualizadas, se for o
caso. O déficit é apresentado junto às receitas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço
Orçamentário.
C Pela diferença positiva entre as receitas realizadas e as despesas empenhadas, se for o caso. O
déficit é apresentado junto às receitas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço Orçamentário.
12
13
14
29/07/2022 17:35 Avaliação da Disciplina
about:blank 6/8
D Demonstra a diferença negativa entre as receitas empenhadas e as despesas atualizadas, se for o
caso. O déficit é apresentado junto às receitas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço
Orçamentário.
As receitas das entidades públicas em algumas situações possuem particularidades. Em relação às 
Receitas e Despesas Orçamentárias Ordinárias, assinale a alternativa correta.
 
A São as movimentações de recursos financeiros entre órgãos e entidades da administração direta
e indireta
B São as receitas orçamentárias, líquidas das deduções, e despesas orçamentárias aquelas de
aplicação dos recursos definidos por lei, de acordo com sua origem.
C São as receitas orçamentárias, líquidas das deduções, e despesas orçamentárias de livre alocação
entre a origem e a aplicação de recursos, para atender a quaisquer finalidades.
D São os recursos financeiros e o valor das entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros,
que serão demonstradas na linha Depósitos Restituíveis e Valores Vinculados.
De acordo com o MCASP (2017), as entidades públicas possuem receitas correntes e receitas de 
capital.
 Em relação às receitas de capital, assinale a alternativa correta:
A
 São aquelas provenientes e arrecadadas em exercícios anteriores que aumentam as
disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e
ações orçamentários, a fim de atingirem as finalidades públicas. Porém, em geral, provocam
efeito sobre o patrimônio líquido.
B
 São aquelas arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades
financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários,
a fim de atingirem as finalidades públicas. Porém, em geral, provocam efeito sobre o patrimônio
líquido.
C
 São aquelas provenientes e arrecadadas em exercícios anteriores que aumentam as
disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e
ações orçamentários, a fim de atingirem as finalidades públicas. Porém, em geral, não provocam
efeito sobre o patrimônio líquido.
D
 São aquelas arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades
financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentárias,
a fim de atingirem as finalidades públicas. Porém, em geral, não provocam efeito sobre o
patrimônio líquido.
Assim como nas empresas, as entidades públicas também têm receitas e despesas. No entanto, em 
relação às receitas e despesas das entidades públicas podemos afirmar que são parte do exercício 
financeiro.
 Assinale a alternativa correta:
A As receitas iniciais e as despesas nele legalmente empenhadas.
15
16
17
29/07/2022 17:35 Avaliação da Disciplina
about:blank 7/8
B As receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas.
C As receitas nele arrecadadas e as despesas nele atualizada.
D As receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente liquidadas.
Dentre as leis aplicas ao setor público temos a Lei 4.320/1964 que atua sobre o controle dos 
orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e Distrito Federal.
 Dentre as afirmativas abaixo, pode-se afirmar que a Lei 4.320/1964. Assinale a alternativa correta: 
A
 Proporcionou melhor controle das finanças públicas e ajudou na construção de uma
administração financeira e contábil sólida por meio do principal instrumento, que é o Orçamento
Público.
B
 Proporcionou melhor controle das finanças públicas e ajudou na construção de uma
administração financeira e contábil sólida por meio dos principais instrumentos, que são os
balanços.
C Não tem impacto sobre as finanças públicas, uma vez que a lei trata de do orçamento público e
dos balanços, estes que não tem finalidade de demonstrar os gastos e contas públicas.
D Embora atue sobre o Orçamento Público, sua vigência não tem impacto sobre as finanças
públicas, uma vez que cabe à outra lei atuar sobre as finanças.
Com relação aos usuários das informações contábeis públicas, aos membros do poder legislativo, na 
condição de usuário, cumprem avaliar a condição financeira global, inclusive a estrutura da dívida e 
os recursos disponíveis, calculando a dívida consolidada líquida.
 Qual é o objetivo dos membros do poder legislativo em relação às informações contábeis? 
Assinale a alternativa correta:
A É apenas monitorar o resultado das finanças públicas.
B
 É a avaliação das responsabilidades atuais e contingentes, bem como a posição da dívida
consolidada do governo com o objetivo de identificar sua habilidade para continuar arrecadando e
comprometendo recursos, principalmente em relação à continuidade de certos gastos de natureza
fixa.
C É refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações
necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social.
D
 É monitorar o resultado para assegurar o cumprimento das finanças públicas. Preocupam-se
ainda com os níveis e as fontes de recursos e o nível e tipos de gastos, principalmente nas funções
em que estabeleceram aplicação mínima, com educação e saúde.
Na contabilidade, normas, leis e decretos atuam como reguladores da profissão e atuação do 
profissional contábil. Na contabilidade pública essa prerrogativa não é diferente. Há uma série de leis 
que devem ser atendidas pelos contadores e demais agentes que atuam na contabilidade pública.
 
18
19
20
29/07/2022 17:35 Avaliação da Disciplina
about:blank 8/8
Diante das alternativas apresentadas, qual é a lei que estatui normas gerais de direito financeiro para 
elaboraçãoe controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito 
Federal?
 Assinale a alternativa correta: 
A Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000
B Lei nº 3.420, de 17 de março de 1964.
C Lei no 4.320, de 17 d Março de 1964.
D Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina