Buscar

Modelos de Fichamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Modelos de Fichamento
•O fichamento constitui um valioso recurso de estudo de que se valem os pesquisadores para a realização de uma obra científica. Os procedimentos descritos, que garantem a prática eficaz do fichamento, assustam o estudante que se depara pela primeira vez com tal metodologia. A prática contínua, no entanto, poderá leva-lo a alterar o ponto de vista e julgamento, fazendo-o perceber que o pequeno trabalho inicial reverte-se em ganho de tempo futuro, quando precisar escrever sobre determinado assunto. Um fichário do conteúdo escolhido possibilita não só a prática de uma redação eficaz, como também proporciona ao autor enriquecimento cultura.
IMPORTÂNCIA DO FICHAMENTO
•O fichamento é importante porque registra as ideias principais do autor que está sendo estudado, principalmente no que se refere às citações textuais, garantindo integridade e correção da referência, para uso nos trabalho.
•Anotar ideias que ocorram durante a leitura.
•Reter elementos que permitam sua seleção posterior e fácil localização no momento de necessidade.
•Modelo de Fichamento:
•Cabeçalho: Assunto, Referência do livro, periódico ou site, Corpo do texto; Papel branco (Preferencialmente em formato A4); Impressão em face única (anverso da folha); Espaçamento entre linhas: 1,5 cm.; Fonte: Arial ou Times New Roman; Tamanho da fonte: 12; Alinhamento: a Esquerda (Referência do material estudado) e Justificado para o corpo do texto; Paginação: parte superior à direita, numerar a partir da segunda página dofichamento; Margens: Superior e Esquerda: 3 cm.; Inferior e direita: 2 cm.
     Não colocar, no inicio do texto a palavra “Fichamento”; Ao final do texto, não utilizar “Palavras-chave”; A Referência Bibliográfica é um elemento obrigatório em Fichamentos.
•ASSUNTO: Deve ser escrito o assunto principal do fichamento. Por exemplo, se o texto fala sobre alguma peculiaridade da Introdução ao Design, logo, deve ser escrito no cabeçalho do fichamento o assunto “Introdução ao Design”.
•REFERÊNCIA DO MATERIAL CONSULTADO :
•SOBRENOME, Prenome do(s) autor(es) do capítulo. Título e subtítulo (se houver do capítulo). In.: SOBRENOME, Prenome do(s) autor(es) do livro. Título: subtítulo (se houver) do livro. Local de Publicação: Editora, ano.
•Texto oriundo da leitura feita do material (livro, periódico, site, etc.). Respeitar as normas da língua portuguesa. Redigir o texto sempre de maneira impessoal, ou seja, utilizando o verbo na terceira pessoa do singular, voz ativa, sempre começando o parágrafo com o recuo (1,5 cm ou o espaço de 1 ou 2 tabs – no computador). É permitido utilizar mais de um parágrafo no desenvolvimento do texto.
Fichamento de Citações
•Transcrição textual: reprodução fiel das frases que se pretende usar na redação do trabalho;
•Usar aspas duplas (“ ”) para abrir e fechar as citações;
•Ao final da citação, informar a página em que a citação está inserida na obra original.
•“Uma das primeiras feministas do Brasil, Nísia Floresta Augusta, defendeu a abolição da escravatura, ao lado de propostas como educação e a emancipação da mulher e a instauração da República” (p.30);
•“Na justiça brasileira, é comum os assassinos de mulheres serem absolvidos sob a defesa de honra” (p. 132) “a mulher buscou com todas forças sua conquista no mundo totalmente masculino” (p.43);
• Fichamento de Conteúdo
•É uma síntese das principais ideias contidas na obra. O aluno elabora com suas próprias palavras a interpretação do que foi dito.
•da injustiça. In.:Breve história do feminismo no Brasil. SãoTELES, Maria Amélia de Almeida. Educação da mulher: a perpetuação Paulo: Brasiliense, 1993. p. 130-132.
•O trabalho da autora baseia-se em análise de textos e na própria vivência nos movimentos feministas, como relato de uma prática. A autora divide seu texto em fases históricas compreendidas entre Brasil Colônia (1500 – 1822), até os anos de 1975 em que foi considerado o Ano Internacional da Mulher. A autora trabalha ainda assuntos como mulheres da periferia de São Paulo, a luta por creches, violência, participação em greves, saúde e sexualidade.
Mais informações :
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA7UYAG/normas-fazer-fichamento
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABjl8AF/modelos-fichamento

Outros materiais