Buscar

Recurso administrativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNESA
ALUNA: PRISCILA SOUZA DOS SANTOS
MATRICULA: 201402148674
SENHOR DIRETOR DO ÓRGÃO DE TRÂNSITO FISCALIZADOR DETRAN – RJ
Notificação n°__
GUSTAVO BRUNO SOUZA MELLO, brasileiro, (estado civil), profissão, portador da cédula de identidade nº___, inscrito no CPF nº 145.034.567-78, título de eleitor nº___, portador da CNH nº 3456-8, endereço eletrônico___, residente e domiciliado a Rua 45, Vila da Penha, Rio de Janeiro – RJ, CEP: ___, por seu advogado que a esta subscreve, com endereço profissional situado na Rua (endereço completo), local indicado para receber as devidas intimações nos termos do artigo 39, I do NCPC, vem perante Vossa Excelência, com fulcro no artigo 5], LXXII da CRFB/88 e na Lei 4.717/65 propor a presente:
RECURSO ADMINISTRATIVO
Contra auto de infração de trânsito recebido em 26/09/2020 , relativa a infração ocorrida em ____ ás 16h20min, na Estrada dos Bebianos, na altura do n° 50, do bairro da Glória, Rio de Janeiro – RJ, pelos fatos e fundamentos a seguir:
I- DOS FATOS E FUNDAMENTOS
Da irregularidade da Notificação – pela ausência de sinalização
O requerente recebeu autuação em sua residência por infringir o art. 218, I, do CTB, cuja cominação legal é a penalidade de multa, no valor atual de R$130,16 (cento e trinta reais e dezesseis centavos), cumulativamente com 4 (quatro) pontos na carteira, nos termos do art. 259, III, do CTB.
O AIT relata que o veículo do requerente atingiu a velocidade de 27 km/h, ultrapassando a velocidade permitida de 20 km/h na respectiva estrada.
Cabe ressaltar, com extrema propriedade, existir questão de suma importância na ocorrência dos fatos, que é a absoluta ausência de sinalização no local, quanto a indicação da velocidade máxima permitida para o local descrito pelo auto de infração.
Ora, de acordo com os artigos 80 e 90, do CTB, copiados abaixo, a ausência de sinalização no local indicado pelo auto de infração configura motivo bastante relevante para que se proceda ao arquivamento deste processo.
“Art. 80. Sempre que necessário, será colocada ao longo da via, sinalização prevista neste Código e em legislação complementar, destinada a condutores e pedestres, vedada a utilização de qualquer outra”.
“Art. 90. Não serão aplicadas as sanções previstas neste Código por inobservância à sinalização quando esta for insuficiente ou incorreta”.
Como subsídio para que se prove o alegado, foram anexadas, ao presente recurso, fotos do trecho da estrada que demonstram não haver placa de sinalização de limite de velocidade no local indicado pelo auto de infração. 
Também o recorrente gravou vídeo, que coloca à disposição para envio para mídia compatível, caso haja interesse por parte desta administração.
Cabe frisar que, no caso de local onde não existir sinalização regulamentadora, nos termos do art. 61, §1º,II,“c”, do CTB, no local onde foi autuado o recorrente, ou seja, numa estrada, a velocidade máxima permitida será de sessenta quilômetros por hora.
Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.
§ 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:
I -nas vias rurais:[...]
c) nas estradas: 60 km/h (sessenta quilômetros por hora).
Note-se que o CTB, no artigo60, II, “b”, classifica estrada como tipo de via rural, pelo que se aplica o dispositivo do CTB transcrito acima.
Art. 60. As vias abertas à circulação, de acordo com sua utilização, classificam-se em:
II -vias rurais:
a) rodovias;
b) estradas.
Sendo assim, pelo que foi exposto, conclui-se que o presente auto de infração é improcedente, devendo ser o mesmo arquivado necessariamente.
II- DO PEDIDO
Diante do exposto, requer a nulidade do AIT nº _________, tendo em vista a inexistência de sinalização no local em que a infração foi lavrada, já que o requerente estava dentro da velocidade permitida, nos termos do art. 61, §1º, II, “c”, do Código de Trânsito Brasileiro.
Nestes termos, Espera deferimento.
Rio de Janeiro (RJ), ______ de _______________ de _________.
ADVOGADOOAB/RJ _________

Outros materiais