Buscar

Planejamento Escolar - AV1.6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0360_AV2» PLANEJAMENTO ESCOLAR
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	 1a Questão (Cód.: 116028)
	 
	O ato de planejar é uma atividade intencional pela qual se projetam fins e se estabelecem meios para atingi-los. Como todos os atos humanos, planejar implica escolha e, por isso, está assentado em uma opção axiológica, ou seja, baseada em valores. Em se tratando de opções, descreva como é a proposta de planejamento participativo e sua finalidade na instituição educativa.
		
	
Resposta: O planejamento é uma atividade intencional onde todos que envolvem, a escola, pais, comunidade,funcionários da instituição(educadores)devem participar, no planejamente deve conter programação, metas e missões a serem cumpridas.
	
Gabarito: É uma proposta em que o planejamento, desenvolvimento de ações e as deliberações são ficam restritas apenas nas mãos dos gestores, mas são vividas de forma participativa, por toda a comunidade, num processo que se pretende democrático
	
	
	 2a Questão (Cód.: 122129)
	
	O Projeto Político Pedagógico da escola pode ser elaborado com base em diversos roteiros e metodologias. No livro "A prática do planejamento participativo", Danilo Gandin, detalha o roteiro que vem usando nas escolas onde atuou como consultor. Aponta como as etapas necessárias ao projeto as seguintes:
		
	 
	estabelecer a missão, as metas e os objetivos da escola;
	
	elaborar o marco referencial, as metas e os objetivos da escola;
	
	elaborar a missão, o diagnóstico e a programação;
	
	estabelecer o marco referencial, a missão e o diagnóstico.
	 
	elaborar o marco referencial, o diagnóstico e a programação que será desenvolvida;
	
	
	 3a Questão (Cód.: 107235)
	
	Desenvolve-se num nível macro das relações políticas de um país e geralmente fica a cargo de especialistas da educação e autoridades educacionais no Ministério da Educação, bem como, dos conselhos de Educação e dos órgãos específicos relacionados a cada segmento de ensino. 
Este fragmento está se referindo ao:
		
	
	Planejamento Estratégico
	
	Planejamento Setorial
	 
	Planejamento Educacional
	
	Planejamento Operacional
	
	Planejamento Participativo
	
	
	 4a Questão (Cód.: 107114)
	
	Qual modelo de planejamento parte do pressuposto da corresponsabilidade na tomada e na execução das decisões?
		
	
	Planejamento Técnico
	
	Planejamento Operacional
	
	Planejamento Administrativo
	 
	Planejamento Estratégico
	 
	Planejamento Participativo
	
	
	 5a Questão (Cód.: 116030)
	
	Desde o tempo da Escola chamada Normal, em que era realizada a formação dos professores, muita ênfase é dada ao planejamento educacional. A princípio, o planejamento apresentava uma característica mecanicista, em que preencher vários formulários era mais importante que pensar propriamente na atividade educativa. Em relação ao planejamento de ensino numa perspectiva de educação da contemporaneidade, é CORRETO afirmar que:
		
	
	a atividade de planejar é inútil porque a realidade é dinâmica.
	 
	planejar é muito mais do que preencher formulários, porque o conhecimento da realidade exige do professor uma relação interativa de ação-reflexão-ação.
	
	a elaboração de um bom plano assegura uma boa prática pedagógica.
	
	o planejamento perde sua razão de ser dada à impossibilidade de transformação da realidade.
	
	O planejamento é uma ação exclusiva do supervisor educacional que controlará toda a produção acadêmica bem como as atribuições dos participantes do processo educativo.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 123807)
	
	Muitas questões se apresentam diante de nós no mundo atual, como por exemplo; Por que a violência? Por que a miséria? Por que o desemprego? E assim por diante. Precisamos reverter esta situação e uma das instituições que pode provocar mudanças é a escola, o que será possível se houverPRINCIPALMENTE:
		
	
	Escolas bem equipadas
	
	Estratégias e métodos de qualidade
	
	Decisão política
	
	Colaboração de todos
	 
	Planejamento educacional adequado
	
	
	 7a Questão (Cód.: 113279)
	
	A Lei estabelece que o Plano Nacional de Educação dve ter como finalidade:
		
	 
	erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho, promoção humanística, científica e tecnológica do país;
	
	erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, formação para o trabalhador, promoção humanística, artística e tecnológica do país;
	
	erradicação do analfabetismo, universalização da educação média, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho, promoção humanística, científica e tecnológica do país.
	 
	erradicação do analfabetismo, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho, promoção humanística, científica e tecnológica do país;
	
	erradicação do analfabetismo, universalização do ensino fundamental, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho;
	
	
	 8a Questão (Cód.: 107225)
	
	Sobre o Plano de Curso é correto afirmar que: 
I - Deve conter a ementa da disciplina, os objetivos específicos, o conteúdo programático, os procedimentos metodológicos, os instrumentos de avaliação e a bibliografia básica e complementar. 
II - Sua organização decorre do Projeto Político Pedagógico da Instituição de Ensino e deve ser definido coletivamente, pois os objetivos gerais contidos no Projeto Político Pedagógico, em sua maioria, devem se materializar na prática docente. 
III - Tem por finalidade ser neutro e objetivo, ou seja, não pode sofrer interferências pessoais e/ou do contexto onde será aplicado. 
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	 
	Somente o enunciado I está correto
	
	Somente o enunciado II está correto
	 
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	
	 9a Questão (Cód.: 116040)
	
	A organização do tempo e do espaço escolar permitem ao professor criar situações em que o aluno possa progressivamente controlar a realização de suas atividades. Em relação a tempo e espaço, NÃO é correto afirmar:
		
	
	Atividades em que o professor é somente um orientador, cabendo aos alunos o planejamento e a execução, os levará a decidir e vivenciar o resultado de suas decisões sobre o uso do tempo.
	
	A organização do tempo e do espaço escolar contribuem para a formação da subjetividade do aluno, na medida em que trazem informações importantes sobre seus comportamentos e posicionamentos.
	
	O espaço de aprendizagem não se restringe à escola, por isso devem-se aproveitar os espaços externos para desenvolver sua programação, usando as possibilidades existentes em cada local.
	 
	A organização do espaço não está relacionada com a concepção metodológica adotada pelo professor e pela escola.
	
	A utilização e organização do espaço e do tempo refletem a concepção pedagógica e interferem diretamente na construção da autonomia.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 122156)
	 
	Leia os versos do Programa Educação para Todos 
Manifesto Educação é poder.
É poder ter o que está a nossa frente.
Poder escrever a nossa história.
Poder decidir nossos passos.
Poder ensinar a pensar.
Poder entender o mundo e saber mudá-lo.
Educação é poder crescer. (Jornal O GLOBO, de 07 de setembro de 2006).
Com base nos versos estabeleça uma relação com o marco referencial a ser elaborado por uma escola durante a construção do projeto político pedagógico.
		
	
Resposta: Para um projeto politico pedagogico ocorrer é necessário, os cidadaos possam ter acesso ao que está a sua frente, é poder escrever a sua história, como poder decidir seus passos, poder o professor ensinar a pensar para que o aluno possa entender o mundo e saber muda-lo com sua educação (instrução) é poder crescer profissionalmente, mentalmente e como pessoa é exatamente o que diz o texto.
	
Gabarito: A resposta do aluno deve revelar que ele entende a relação existente entre o político e o pedagógico durante a elaboraçãodo marco referencial do projeto da escola. De acordo com Paulo Freire ¿a educação é um ato político¿ e ao construirmos, no coletivo, o projeto da escola, definimos os nossos objetivos e metas com mais concretude e clareza o que nos confere mais condições de desenvolver o pensamento crítico do aluno, possibilitar que ele entenda o mundo em que vive e possa nele se situar.

Outros materiais