Buscar

Desenvolvimento psicossocial, Erikson

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Autonomia  X  Vergonha e Dúvida   (segundo e terceiro ano)
Ocorre durante o segundo estágio da vida (o estágio anal-muscular no esquema psicossexual), neste período a criança passa a ter controle de suas necessidades fisiológicas e responder por sua higiene pessoal, o que dá a ela grande autonomia, confiança, amorosidade e liberdade para tentar novas coisas sem medo de errar. Se, no entanto, for criticada ou ridicularizada irá desenvolver vergonha e dúvida quanto a sua capacidade de ser autônoma, provocando uma volta ao estágio anterior, ou seja, a dependência.
É o estágio em que a criança começa a julgar a si mesmo e aos outros e a diferenciar o certo e o errado. A virtude da vontade emerge durante este estágio de vida.
Iniciativa X Culpa (quarto e quinto ano)
Ocorre durante o estágio psicossexual genital-locomotor. A criança presenta-se claramente mais avançada e mais “organizada”, tanto física quanto mentalmente. A iniciativa se combina com a autonomia para fazer com que a criança seja ativa, determinada e capaz de planejar suas tarefas e metas. Ela busca exaustivamente e de forma entusiasta atingir as suas metas que implicam fantasias genitais e o uso de meios agressivos e manipulativos para alcançar suas metas. 
Durante este período a criança passa a perceber as diferenças sexuais, os papéis desempenhados por mulheres e homens na sua cultura (conflito edipiano para Freud), a criança imita os adultos, têm consciência de da individualidade. Se a sua curiosidade “sexual” e intelectual, natural, for reprimida e castigada poderá desenvolver sentimento de culpa e diminuir sua iniciativa de explorar novas situações ou de buscar novos conhecimentos.
O propósito é a virtude que surge nesse estágio desenvolvimental. 
 Diligência  X  Inferioridade (dos 6 aos 11 anos)
Ocorre durante o estágio psicossexual de latência. Neste período a criança está sendo alfabetizada e frequentando a escola, o que propicia o convívio com pessoas que não são seus familiares, o que exigirá maior sociabilização, trabalho em conjunto, cooperatividade, e outras habilidades necessárias. Ela desenvolve um senso de aplicação e aprende as recompensas de perseverança e da diligência. Caso tenha dificuldades o próprio grupo irá criticá-la, passando a viver a inferioridade em vez da construtividade. 
Nesta fase ela começa a dizer, com aparente segurança, o que “quer ser quando crescer”. A diligência emerge a virtude da competência. 
5. Identidade X  Confusão de Identidade (dos 12 aos 18 anos)
O quinto estágio ganha contornos diferentes devido à crise psicossocial que nele acontece, ou seja, Identidade Versus Confusão. O indivíduo, que está na sua adolescência, passa a experimentar um sentimento de própria identidade. Durante este estágio de formação da identidade, tende a sofrer mais profundamente do que nunca em virtude da confusão de papéis, ou da confusão de identidade. Durante a confusão de identidade o adolescente pode sentir que está regredindo, ao invés de progredir. O comportamento do adolescente é inconsistente e imprevisível durante esse estado caótico. 
Nesta época adolescente, desenvolve-se a virtude da fidelidade, sua vertente positiva é a socialização e a negativa o fanatismo. 
6. Intimidade  X  Isolamento (jovem adulto)
Nesse estágio, os jovens adultos estão preparados e dispostos a unir sua identidade a outras pessoas. O interesse, além de profissional, gravita em torno da construção de relações profundas e duradouras, podendo vivenciar momentos de grande intimidade e entrega afetiva. Caso ocorra uma decepção a tendência será o isolamento temporário ou duradouro. 
A virtude do amor passa a existir durante o estágio de desenvolvimento de intimidade.
7. Generatividade  X  Estagnação  (meia idade)
Este estágio caracteriza-se pela preocupação com o que é gerado e com o estabelecimento de orientações para as gerações que estão por vir. Pode aparecer uma dedicação à sociedade à sua volta e realização de valiosas contribuições, ou grande preocupação com o conforto físico e material.  Essa transmissão dos valores sociais é uma necessidade para o enriquecimento dos aspectos psicossexuais e psicossociais da personalidade. Quando a generatividade é fraca ou não recebe expressão, a personalidade regride e sente-se empobrecida e estagnada.
A virtude do cuidado se desenvolve durante esse estágio.
Integridade  X  Desesperança (velhice)
 Esta fase é como um estado que a pessoa atinge depois de ter cuidado de coisas e pessoas, produtos e ideias, e de ter-se adaptado aos sucessos e fracassos da existência. Se o envelhecimento ocorre com sentimento de produtividade e valorização do que foi vivido, sem arrependimentos e lamentações sobre oportunidades perdidas ou erros cometidos, haverá integridade e ganhos, do contrário, um sentimento de tempo perdido e a impossibilidade de começar de novo trará tristeza e desesperança.
 A sabedoria é a virtude resultante do encontro da integridade com o desespero.

Outros materiais