A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
FÍS - 2 BIM - 2022 - ATIVIDADE EXPERIMENTAL EMPUXO

Pré-visualização | Página 1 de 1

Nome:
Rafael Santos de Almeida
3º EIM
EMPUXO
Força vertical que atua sobre todo objeto mergulhado
SÃO PAULO
2022
OBJETIVO DO EXPERIMENTO
· Coletar os dados das observações e medições realizadas com o peso dos objetos colocados submersos na água;
· A realização da coleta de dados nesses experimentos tem como objetivo visualizar e compreender através da prática as relações físicas e matemáticas presentes na força que atua sobre um objeto submerso, conforme descreve o Princípio de Arquimedes;
· Outro objetivo é, por meio da interpretação das medidas, entender a relação de empuxo e forças quando um objeto e submergido.
ARRANJO EXPERIMENTAL
Materiais necessários para a realização do experimento:
· Tubo transparente contendo água; 
· Dinamômetro de mola;
· Corpo cilíndrico de PVC;
PROCEDIMENTO DE MONTAGEM
Inicialmente iremos pendurar o corpo cilíndrico no dinamômetro, e ele irá indicar o valor da força peso deste corpo em newtons 
Ao mergulhamos o corpo lentamente na água, vemos que a marcação da força no dinamômetro vai diminuindo gradualmente, indicando um peso aparente
Isso acontece, pois ao mergulhar o corpo na água ele passa a receber uma força para cima chamada de empuxo, o empuxo é a força exercida pela água sobre o corpo devido a diferença de pressão da água da parte mais imersa e da parte mais próxima da superfície. Quanto mais ele é mergulhado mais força de empuxo ele recebe e o dinamômetro fica cada vez mais aliviado, como se o peso do corpo ficasse menor, porém o peso do corpo fica inalterado, dentro da água ou fora dela o empuxo que pode ser variado de acordo com o peso do líquido deslocado pelo corpo.
DESENVOLVIMENTO
DADOS DO EXPERIMENTO
	Experimento
	dados
	Dentro da água
	Fora da água
	Força (Newtons)
	6
	20
	Densidade liquido (Kg/m3)
	1000
	
	Gravidade (m/s2)
	10
	
CALCULOS
 	A partir dos resultados dos experimentos realizados, podemos aplicar os conceitos discutidos no bimestre para realizarmos uma análise dos dados coletados e por que ocorrem, além de descobrir o valor do empuxo, volume do bloco e a densidade do objeto mergulhado.
 	O primeiro passo importante é a definição do empuxo no objeto mergulhado. Assim sendo, calculamos o empuxo pela diferença da força fora da água pela de dentro da água:
Empuxo
 	Conhecendo o empuxo, volume e gravidade, somos capazes de aplicar o Princípio de Arquimedes para descobrirmos o valor do volume do objeto:
 	Agora que temos noção do volume também podemos descobrir a densidade do objeto através da força e da gravidade, assim descobrindo a massa e após isso descobrir a densidade.
No gráfico abaixo temos eixo x indicando o tempo e o eixo y indicando a força indicada no dinamômetro, observe no gráfico abaixo que entre o tempo 0 e 1, o corpo está no ar e o dinamômetro indica o peso real (20N) entre o 1 e o 2 o corpo está imergindo na água e o peso real vai diminuindo linearmente devido ao empuxo (função do primeiro grau E = d*V*g) até atingir o valor de 6N, quando fica totalmente submerso. 
A partir de 2 para qualquer profundidade o empuxo é constante e o dinamômetro indica 6N.
No ar
Totalmente Submerso
Início da submersão
Acima um gráfico de uma matéria que estudamos no bimestre, movimento uniforme variado e ele mostra os tipos de movimentos.
CONCLUSÃO
 	Através do experimento conduzido neste relatório, podemos compreender alguns conceitos físicos que regem o empuxo, focando no Princípio de Arquimedes, força peso, densidade e no movimento uniforme variavel. Por meio desses conceitos e princípios, fomos capazes de estabelecer relações matemáticas dentro do sistema do experimento. O exercício e aplicação de tais conhecimento é um processo vital para a fixação dos conteúdos estudados em sala de aula.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://youtu.be/p3O8ALAajis
https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/empuxo.htm#:~:text=O%20empuxo%20%C3%A9%20uma%20for%C3%A7a,conhecida%20como%20Princ%C3%ADpio%20de%20Arquimedes
http://fisicalevadoaserio.blogspot.com/p/em-um-dia-ensolarado-e-quente-nada.html
https://vamosestudarfisica.com/grafico-do-movimento-uniforme/