Buscar

EXERCÍCIO FUNDAMENTOS DE AUDITORIA_SLIDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Fundamentos e Legislação da Auditoria Contábil
Prof. Me. Hugo David Santana
Aluno(a): Lucimar Dias da Silva RA; 2266949898
 Questões Dissertativas
1 – Discutir as funções e a abrangência, citando as responsabilidades, da auditoria interna.
A Auditoria Interna tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados de uma organização.
O auditor interno deve, portanto, preocupar-se com qualquer fase das atividades da empresa na qual possa ser de utilidade à Administração. Para conseguir o cumprimento deste objetivo geral de serviços à administração, há necessidades de desempenhar atividades tais como:
Revisar e avaliar a eficácia, suficiência e aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais.
  Determinar a extensão do cumprimento das normas, dos planos e procedimentos vigentes.
  Determinar a extensão dos controles sobre a existência dos ativos da empresa e da sua proteção contra todo tipo de perda.
  Determinar o grau de confiança, das informações e dados contábeis e de outra natureza, preparados dentro da empresa.
 Avaliar a qualidade alcançada na execução de tarefas determinadas para o cumprimento das respectivas responsabilidades.
 Avaliar os riscos estratégicos e de negócio da organização.
 A Auditoria Interna é mais uma função assessorial que de linha.
Por isso, o Auditor Interno não exerce autoridade direta sobre os outros membros da organização, cujo trabalho revisa.
O Auditor Interno deve ter liberdade para revisar e avaliar as normas, os planos, procedimentos e registros; mas seu trabalho de modo algum isenta os demais membros da Organização das responsabilidades que lhes foram designadas.
2 – Relatar como a auditoria interfere no processo de redução de custos, quanto à obrigatoriedade de ter as demonstrações contábeis auditadas
A auditoria interna além de atender seus objetivos principais deve também atentar a necessidade de redução de custos e eficácias da função eu titular deve capacitar todos os seus auditores e faze-los completos no menor prazo possível) utilizar os recursos de informática para o aumento da eficiência e eliminar os levantamentos maçantes destinados aos trainee) buscar o verdadeiro comprometimento dos auditores no planejamento dos trabalhos) adotar procedimentos administrativos mais simples para emissão e controle das recomendações .esta forma, o custo com o pessoal de apoio e supervisores pode ser zerado.
3 – Discutir as normas de operacionalização de auditoria interna.
Esta norma trata da atividade e dos procedimentos de Auditoria Interna Contábil, doravante denominada Auditoria Interna.
A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.
A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos. 
A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.
 
4 – Comparar auditoria interna com auditoria externa.
 Auditoria externa: Constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão do parecer sobre a adequação com que estes representam à posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do Patrimônio Líquido e as origens e aplicações de recursos da entidade auditada. A Auditoria Externa é executada por profissional independente sem ligação com o quadro de funcionários da empresa. Sua intervenção é ajustada em contrato de serviços. Os testes e indagações se espalham por onde haja necessidade de levantar questões elucidativas para conclusão do trabalho ajustado.
Auditoria interna: Constitui um controle gerencial que funciona por meio da análise e avaliação da eficiência de outros controles. É realizada pelo pessoal da própria empresa, e não consiste no exame de demonstrações financeiras, mas no de todo tipo de operação da empresa. Atualmente os horizontes da auditoria foram ampliados para outras verificações que não aquelas essencialmente ligadas a sua origem contábil, tais como, auditoria de sistemas, auditoria da qualidade, auditoria ambiental, etc.
5 – Como deve ser a integração entre auditores internos e independentes?
A integração entre ambas as auditorias se dá normalmente na auditoria permanente das demonstrações contábeis que abrangem exames em áreas operacionais e na auditoria das demonstrações contábeis. A utilização dos trabalhos do auditor interno pelos Auditores Independentes deve seguir alguns critérios estabelecidos pelo Guia Internacional do IFAC sendo:
 O auditor interno deve ser livre para se comunicar irrestritamente com o Auditor Externo;
 O auditor externo deve observar o alcance das tarefas executadas pelo Auditor Interno e se os trabalhos efetuados pelo mesmo são levados em consideração pela administração agindo adequadamente às observações desses;
O AE deve verificar a competência técnica do AI e se o mesmo tem adequado treinamento e competência para executar suas tarefas. Se os trabalhos são planejados, supervisionado, revisado e documentado e se existe manuais de auditoria adequados assim como programas e materiais de trabalho.
O trabalho do Auditor Externo deve levar em conta o trabalho do auditor Interno e a responsabilidade do Auditor Externo a esses trabalhos seria de levar em conta pela relevância na determinação da natureza, cronologia e extensão dos procedimentos.

Outros materiais