Buscar

Saúde Bucal Coletiva I - questionário respondido - bloco 2 - UERJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Barbara Bruno – 2015.1
SAÚDE BUCAL COLETIVA – BLOCO 2
Quais são as principais linhas de ação do Brasil sorridente?
Reorganização da atenção básica em saúde bucal, a ampliação e qualificação da atenção especializada e a viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de água de abastecimento publico. 
O que é promoção de saúde do ponto de vista odontológico? 
É a manutenção do meio ambiente bucal por práticas de controle de dieta, higienização da cavidade bucal e utilização de antimicrobianos e fluoretos contribuem para a promoção de saúde bucal.
O que é o processo de decisão clínica?
É o reconhecimento do problema, o estabelecimento de objetivos, coleta de informações sobre as diferentes opções, decisão por uma das opções, decisão do tratamento, execução do tratamento e avaliação pos tratamento do grau dee satisfação.
O que deve conter o trabalho em saúde bucal?
Interdisciplinaridade e multiprofissionalismo: interação com profissionais de outras áreas ampliando o conhecimento.
Integralidade da atenção: capacitação da equipe para agir de forma conjunta nas ações de prevenção, promoção, tratamento, cura e reabilitação bucal.
Intersetorialidade: ações de promoção de saúde em escolas, trabalho, comércio, mídia, etc.
Ampliação e qualificação da assistência: garantir procedimentos mais complexos e conclusivos, resolvendo o problema que levou o indivíduo á procura do CD.
Condições de trabalho: manutenção e reposição de equipamentos odontológicos.
Quem pode promover ações de promoção e proteção de saúde? O que essas ações visam? 
Podem ser promovidos pelo Sus e também articulado com outras instituições. Essas ações visam a redução dos fatores de risco que constituem ameaça a saúde das pessoas, podendo provocar-lhes incapacidades e doenças. Visa a construção de políticas públicas saudáveis a população.
Cite e explique ações práticas para a prevenção e promoção de saúde bucal.
Fluoretação das águas: o acesso a água tratada e fluoretada é de suma importância para a saúde da população.
Educação em saúde: ações que objetivam o conhecimento sobre saúde e doença, incluindo fatores de riscoe proteção a saúde bucal, assim como possibilitar ao individuo uma mudança de hábitos.
Higiene bucal supervisionada: visa prevenir cáries, gengivite e placa bacteriana. Busca por finalidade a autonomia para com os cuidados com a saúde. 
Aplicação tópica de flúor: visa a aprevenção e controle da carie, através da utilização de produtos fluoretados em ações coletivas.
Ações de recuperação:diagnóstico e recuperação parcial ou total das capacidades perdidas como resultado de doença e na reintegração do individuo na comunidade.
 
Quais são os eixos fundamentais da concepção da estratégia de saúde da família? 
O território e apopulação adscrita, o trabalho em equipe, a intersetorialidade e as visitas domiciliares.
Quais são as cinco etapas evolutivas da odontologia?
Etapa de ocupação indiferenciada, etapa de diferenciação profissional, etapa de profissionalização, etapa intermediária de profissionalização e etapa avançada de profissionalização.
Em qual etapa de evolução a odontologia era praticada juntamente com outros ofícios? 
Etapa de ocupação indiferenciada – era praticada por curandeiros, barbeiros e benzedeiros.
Em qual etapa da evolução a pratica da odontologia era passada entre amigos e familiares? 
Etapa de diferenciação profissional – era exercida como ocupação principal. Não existia conceito de prevenção. O uso da prótese começa a ser difundido. Era uma profissão aberta a todos.
Em qual etapa da evolução da odontologia começaram a surgir os primeiros cursos voltados para a área odontológica? 
Etapa inicial de profissionalização – professores sem formação acadêmica. Primeiro curso de odontologia no Brasil anexado a faculdade de medicina da universidade do Brasil criado em 1884. Primeiro curso de odontologia separado da faculdade de medicina em Baltimore em 1840.
O que foi a primeira situação de conflito?
Foi um conflito entre CD’s e práticos. A profissão pouco estruturada e o maior número de práticos fez com que os práticos continuassem no cenário profissional.
Em qual etapa da evolução a odontologia passou a ser consolidada como uma profissão de nível superior?
Etapa intermediária de profissionalização – cursos de graduação passam a ter de 3 a 6 anos de duração. Curso independente da faculdades de medicina e farmácia. Profissões auxiliares começam a aparecer. Legislação definida sobre a profissão.
O que foi a segunda situação de conflito?
Foi o conflito entre CD’s e falsos profissionais – pessoas sem formação adequada que exerciam a profissão sem conhecimento adequado e sem as condições e materiais apropriados. 
Em qual etapa da evolução a odontologia chegou a sua ‘era de ouro’?
Etapa avançada de profissionalização – ensino pos graduado consolida-se nos níveis de especialização, mestrado, doutorado e pos doutorado. Profissões auxiliares tornam-se impressindiveis. A odontologia entra na era do ensino baseado em evidencia cientifica.
Por que o aumento de profissionais e cursos de odontologia não tem resultado em uma melhora nnas condições de saúde bucal da população? 
Pois o modelo atual é ineficaz , de alto custo, de alta complexidade, de baixa cobertura, com ênfase curativa e estética, direcionada a quem possa pagar pelos serviços.
Quais são os tipos de recursos humanos presentes na profissão? 
Cirurgião dentista; técnico em saúde bucal; técnico em prótese dentaria; auxiliar em saúde bucal e auxiliar em laboratório de prótese dental.
Qual a lei que regula o exercício da odontologia no Brasil?
5.081 de 24 de agosto de 1966.
qual o perfil do CD?
Generalista, humanista, crítico e reflexivo. Atua em todos os níveis de atenção a saúde. Compreende a realidade local, cultural e econômica. 
Quais as competências do CD?
Desenvolver açõesx de prevenção, proteção e reabilitação, tanto a nível individual quanto a nível coletivo. Uso apropriado da tecnologia, de medicamentos, equipamentos, procedimentos e praticas. Comunicação verbal e não verbal; habilidade de escrita e leitura, informes acessíveis e confiáveis. Aprender continuamente e proporcionar treinamentos e estágios. Administração e gerenciamento.
Quais as competências do TSB?
Intervenções de caráter reversível; participações em ações educativas na promoção e prevenção das doenças bucais; ensinar técnicas de higiene bucal, e prevenção de doenças bucais atraves da aplicação tópica de flúor; remoção de biofilme com a indicação do CD; supervisionar o ASB sob delegação do CD; realizar radiografias; remover suturas...
O que é vedado ao TSB? 
Exercer atividade de forma atônoma; prestar assistência de forma direta ou indireta ao paciente, sem a supervisão do CD; realizar procedimentos bucais no paciente não discriminados na lei; Fazer propaganda de seus serviços, exceto em revistas, jornais e folhetos da área odontológica.
Quais as competências do ASB?
Processar filme radiográfico; preparar o paciente para o procedimento; auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas; manipular materiais de uso odontológico; selecionar mooldeiras; preparar modelos de gesso; executar limpeza e asssepsia, desinfecção e esterilização do instrumental e equipamentos odontológicos.
Quais as competências do TPD?
Executar a parte mecânica dos trabalhos odontológicos; treinar auxiliares e serventes de laboratórios de prótese odontológica e administrar laboratórios de prótese odontológica.
O que é vedado ao TPD? 
Prestar assistência direta a clientes; manter em sua oficina material e instrumental específico de consultório odontológico; fazer propaganda de seus serviços ao publico em geral.
Quais as competências do APD? 
Auxilia na produção de prótese odontológica; reprodução de modelos; vazamento de moldes em seus diversos tipos;montagem de modelos ; fundição em metais de diversos tipos; casos simples de inclusão; confecção de moldeiras; curagem acabamento e polimento de peças protéticas.
O que é vedadoao APD?
Prestar assistência direta ao cliente; manter em sua oficina instrumental especifico de clinica odontológica; fazer propaganda de seus serviços ao público em geral. 
Como eram as atividades de saúde publica em 1850?
Era limitada a delegação das atribuições sanitárias as juntas municipais e controle de navios e saúde dos portos.
O que eram caixas de aposentadorias e pensões?
Era organizados por categorias profissionais com a intenção de prover assistência a saúde, assistência previdenciária, aposentadoria aos trabalhadores e pensões aos viúvos. 
O que era cidadania regulada?
Só trabalhadores com carteira de trabalho assinada tinham direito a saúde.
O que era o INPS? 
Tem o mesmo papel dos CAP’s só que esse é de abrangência nacional. 
Qual a função do INAMPS? 
Cuidar da saúde de trabalhadores que tinham a carteira assinada.
Qual a função do INSS? 
Cuidar da previdência social do cidadão.
O que visa a constituição federal de 1988 quanto a saúde?
A saúde é direito de todos e dever do estado, garantida mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário as ações e serviços para sua promoção proteção e recuperação.
Quais são as competências do SUS?
Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos imunobiologicos, hemoderivados e outros insumos; executar ações de vigilância sanitária e epidemiológica; ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde.
Quais são os princípios do SUS?
Universalidade, equidade e integralidade
Quais são as diretrizes do SUS? 
Descentralização, financiamento de serviços e participação social.
O que compõe a atenção básica? 
São conjuntos de ações estratégicas mínimas necessárias para a atenção adequada aos problemas de saúde mais freqüentes na maior parte do território brasileiro. Abrange a promoção, prevenção, diagnostico, tratamento, reabilitação, e manutenção da saúde.
Quais os fundamentos da atenção básica? 
- possibilitar o acesso universal e continuo a serviços de saúde de qualidade e resolutos;
- efetivar aintegrralidade da atenção.
- desenvollver relações de vinculo e responsabilização entre as equipes e a população.
- valorizar os profissionais de saúde por meio de estímulos e acompanhamento constante.
- realizar avaliação e acompanhamento sistemático dos resultados alcançados.
- estimular a participação popular e controle social. 
40. quais os princípios gerais da estratégia de saúde da família?
- ter caráter substitutivo em relação a rede de atenção básica tradicional.
- realizar cadastramento domiciliar, diagnostico situacional e ações dirigidas aos problemas de saúde de maneira pactuada com a comunidade onde atua.
- ter foco com a família e a comunidade 
- buscar integração com instituições e organizações sociais, em especial em sua área de abrangência, para o desenvolvimento de parcerias.
- ser um espaço de construção de cidadania 
41. como é composta uma equipe mínima de saúde da família? 
É composta por 1 médico, 1 enfermeiro, 1 auxiliar de enfermagem, e 4 a 6 agentes comunitários de saúde. 
42. de que forma é reorganizada a atenção a saúde bucal? 
Aconteceu em 2000 e visava reorganizar o modelo de atenção a saúde e ampliar o acesso as ações de saúde bucal, garantindo-se a atenção integral aos indivíduos e suas famílias. 
43. quais os tipos de equipe? 
ESB modalidade I – composta pelo CD e ASB 
ESB modalidade II - composta pelo CD, ASB e TSB 
44. o que a política nacional de saúde bucal visa?
Propõe garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação de saúde bucal dos brasileiros, entendendo que está é fundamental para a saúde geral e a qualidade de vida da população. Ela esta articulada a outras políticas de saúde e demais políticas publicas, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.

Outros materiais