Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Contabilidade com foco na gestão da informação contábil - MODULO 2

Pré-visualização | Página 1 de 1

Iniciado em
	quarta, 3 ago 2022, 08:40
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 3 ago 2022, 08:48
	Tempo empregado
	7 minutos 49 segundos
	Notas
	4,00/4,00
	Avaliar
	20,00 de um máximo de 20,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considerando o funcionamento de abertura e encerramento de um exercício financeiro contábil, analise as sentenças e marque a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. As especificações e os detalhamentos sobre abertura e encerramento de um exercício financeiro são feitos pelo MCASP.
b. A abertura de um sistema contábil é realizada semestralmente.
c. Alguns entes federativos emitem normas específicas de abertura ou encerramento do exercício financeiro voltadas para as questões orçamentárias. 
d. Quando o exercício financeiro é aberto, ele deverá suportar saldos que vieram do exercício anterior. Tais saldos de abertura sempre permanecerão na mesma conta contábil encerrada.
e. Conforme disposto em normas dos entes, o processo de abertura de um exercício é a distribuição de dotação ou cotas financeiras.
Feedback
Sua resposta está correta.
A letra “a” está incorreta, pois o MCASP não é específico ao abordar a abertura e o encerramento, nem detalhar um exercício financeiro e contábil. Esse tema é desenvolvido nas Instruções de Procedimentos Contábeis: IPC 03 - Encerramento de Contas Contábeis no PCASP.
A letra “b” está incorreta, pois é necessário realizar a abertura de um sistema contábil anualmente.
A letra “c” está correta. 
A letra “d” está incorreta, pois nem sempre os saldos de abertura permanecem na mesma conta contábil encerrada. Por isso, deve-se padronizar as rotinas contábeis para a abertura de um exercício financeiro.
A letra “e” está incorreta, pois o processo de abertura de um exercício não é a distribuição de dotação ou cotas financeiras, mesmo que vários entes tratem assim em suas normas.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considerando o funcionamento de abertura e encerramento de um exercício financeiro contábil, analise as sentenças e marque a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Diferenciando-se da abertura, que acontece semestralmente, o encerramento de um sistema contábil ocorre trimestralmente.
b. Os saldos de encerramento nem sempre permanecerão na mesma conta contábil para fechamento do exercício financeiro. 
c. Conforme definições normativas, o processo de encerramento de um exercício é a definição de prazos e limites para empenhamento de despesas orçamentárias ou inscrição de restos a pagar.
d. Posto que os saldos de encerramento nem sempre permanecerão na mesma conta contábil, torna-se dispensável padronizar rotinas contábeis para o encerramento do exercício financeiro.
e. Com os lançamentos na abertura do exercício financeiro, os fatos contábeis do exercício anterior que afetaram o patrimônio líquido, resultado do exercício e dos ajustes de exercícios anteriores, continuarão destacados.
Feedback
Sua resposta está correta.
A letra “a” está incorreta, pois tanto a abertura quanto o encerramento do sistema contábil devem ser realizados anualmente.
A letra “b” está correta.
A letra “c” está incorreta, pois o processo de encerramento de um exercício não têm por definição os prazos e os limites para empenhamento de despesas orçamentárias ou inscrição de restos a pagar, mesmo que os entes tratem assim em suas normas.
A letra “d” está incorreta, pois é justamente pelos saldos de encerramento nem sempre permanecerem na mesma conta contábil que se torna indispensável a padronização de rotinas contábeis para o encerramento de um exercício financeiro.
A letra “e” está incorreta, pois os fatos contábeis do exercício anterior que afetaram o patrimônio líquido não estarão mais destacados após os lançamentos na abertura do exercício financeiro.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considerando a relevância das rotinas para manutenção de uma contabilidade íntegra e consistente, analise as sentenças e marque a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. O MCASP dispõe duas regras fundamentais referentes ao PCASP: pagamento e recebimento; e desenvolvimento de equações contábeis.
b. A regra do 5º nível das contas de NIP, por ser uma inconsistência, deve ser apresentada em nota explicativa.
c. Os lançamentos contábeis, o pagamento e o recebimento, o desenvolvimento de equações contábeis e a consistência dos registros e saldos de contas estruturam as regras estabelecidas pelo MCASP. 
d. As contas de NIO são as que possuem menos detalhamento e especificações das equações.
e. Sobre os grupos de conta de NIC, cada um deve ter sua partida triplicada ao fechamento, havendo nível padronizado para análise dessas regras.
Feedback
Sua resposta está correta.
A letra “a” está incorreta, pois as regras de integridade dispostas no MCASP são: lançamentos contábeis; pagamento e recebimento; desenvolvimento de equações contábeis; e consistência dos registros e saldos de contas.
A letra “b” está incorreta, pois a regra do 5º nível das contas de NIP não é uma inconsistência.
A letra “c” está correta.
A letra “d” está incorreta, pois as contas de NIO possuem mais detalhamento das equações, exigindo respeito pela lógica do grupo de contas.
A letra “e” está incorreta, pois cada grupo de conta de NIC deve fechar sua partida dobrada, não havendo nível padronizado para análise dessas regras.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“Considerando o processo necessário para encerramento de um sistema contábil, analise as sentenças e marque a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. O controle dos créditos orçamentários por fonte, fonte de abertura de crédito adicional e demais controles da despesa orçamentária exigirão permanentemente a indicação de célula da despesa.
b. Os procedimentos de encerramento do exercício financeiro são necessários para publicação das DCASP e realização de ajustes por meio de análises de consistência contábeis. 
c. Contratos executados que já afetaram o ativo ou o passivo não possuem a obrigatoriedade de serem encerrados.
d. Recursos financeiros utilizados no exercício com pagamentos orçamentários, retenções ou desembolsos extraorçamentários são contas que exigem o encerramento por natureza de despesa.
e. Existe uma macrofunção do Siafi que aborda especificamente as rotinas de lançamentos para encerramento de contas contábeis. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A letra “a” está incorreta, pois o controle dos créditos orçamentários por fonte, fonte de abertura de crédito adicional e demais controles da despesa orçamentária nem sempre exigirão a indicação célula da despesa.
A letra “b” está correta.
A letra “c” está incorreta, pois os contratos executados que já afetaram o ativo ou o passivo, ou que foram cancelados deverão ser encerrados.
A letra “d” está incorreta, pois os recursos financeiros utilizados no exercício com pagamentos orçamentários, retenções ou desembolsos extraorçamentários são contas que exigem o encerramento por fonte de recurso.
A letra “e” está incorreta, pois não há uma macrofunção do Siafi que trata das rotinas de lançamentos para encerramento de contas contábeis. No ent
Parte inferior do formulário