Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
36 pág.
TERRITORIALIZAÇÃO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE APOLS - UNINTER

Pré-visualização | Página 1 de 8

TERRITORIALIZAÇÃO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE – APOL I,
II e III
Questão 1/10 - Territorialização e Vigilância em Saúde
1. Preencha a lacuna:
“local em que ocorrem as interações entre o homem, enquanto indivíduo e sociedade, com a natureza. Deve-se ter em mente que no conceito geográfico de __________ está embutida a ação do homem de forma indissociável. A ação do homem sobre o espaço evoluiu junto com a própria espécie, e isso por consequência traz diversas alterações no ____________.”
Nota: 10.0
	
	A
	Espaço – Terra
	
	B
	Território – espaço
	
	C
	Terreno – Território
	
	D
	Terreno – Terra
	
	E
	Espaço - espaço
Você acertou!
Aula 02
Questão 2/10 - Territorialização e Vigilância em Saúde
A proclamação da República do Brasil em 1889 trouxe consigo um forte sentimento de modernismo para o país, acompanhada pelo fim da monarquia e por movimentos modernistas no mundo inteiro. O período conhecido como Belle époque brasileira trouxe consigo desejos da construção de um novo Brasil e para tanto uma mudança em sua imagem era necessária. Com relação a vigilância em saúde no Brasil analise as afirmativas e a seguir assinale a alternativa correta:
I – O início da Vigilância em saúde no Brasil foi marcado pela a ação de médicos sanitaristas estabelecendo estratégias para o fim doenças como Varíola, febre amarela, cólera entra outras.
II -  Com a revolução de 30 inicia-se o governo Vargas, e neste período há o surgimento das Leis trabalhistas no Brasil, assegurando direitos trabalhistas até então inéditos. Seguindo a mesma lógica, é então criado o Ministério da Saúde e Educação, com uma pasta especifica paras campanhas na área de vigilância em saúde.
III - Somente nos anos 70 que a vigilância em saúde passa ser vista como um setor com mais importância.
Nota: 10.0
	
	A
	Estão corretas apenas as afirmativas I e II
	
	B
	Estão corretas apenas as afirmativas II e III
	
	C
	Estão corretas apenas as afirmativas I e III
	
	D
	Todas as afirmativas estão corretas.
Você acertou!
Aula 01.
	
	E
	Somente a afirmativa III está correta.
Questão 3/10 - Territorialização e Vigilância em Saúde
A representação da Terra em uma superfície plana como uma folha de papel ou a tela de um computador é chamada de projeção cartográfica. O fato da Terra possuir um formato que se assemelha a uma esfera (trata-se de um Geoide especificamente) torna impossível a sua projeção a uma superfície plana sem que existam distorções. Para de fato localizarmos algum ponto em uma projeção cartográfica ou em um mapa, faz-se necessário a utilização dos chamados sistemas de coordenadas. Com relação ao Sistema Universo Transverso de Mercator (UTM) assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
(  ) Este sistema de coordenadas geoidal, também conhecido como latitude e longitude, baseia a localização de qualquer ponto na superfície terrestre com a intersecção de duas linhas imaginárias chamadas de Meridianos e Paralelos.
(  ) Esse sistema trata-se de uma projeção cilíndrica transversa, ou seja, projeta-se o globo terrestre para um cilindro de modo a facilitar sua representação em um plano, este cilindro por sua vez é transversal ao eixo de rotação da Terra.
(  ) A projeção UTM baseia-se na divisão de cada fuso em quadriculas com 100 km por 100 km. Cada coordenada diz respeito a sua posição em metros.
Nota: 10.0
	
	A
	V-F-V
	
	B
	V-V-F
	
	C
	F-V-V
	
	D
	V-V-V
Você acertou!
Aula 03
	
	E
	F-F-V.
Questão 4/10 - Territorialização e Vigilância em Saúde
A vigilância em saúde é dividida em quatro grandes grupos, onde cada um possui uma vertente de responsabilidade. Um destes grupos é a Vigilância Epidemiológica. Assinale a alternativa que representa a vigilância epidemiológica
Nota: 10.0
	
	A
	vigilância epidemiológica se encarrega do monitoramento e fiscalização de problemas da ordem sanitária no âmbito da circulação de bens e serviços, fiscalizando alimentos, produtos de higiene, restaurantes, escolas, hospitais, aeroportos entre outros, de modo a garantir a salubridade dos prestadores de serviços e dos bens comercializados.
	
	B
	A vigilância epidemiológica se encarrega de intervir nos fatores determinantes dos riscos e agravos a saúde dos trabalhadores.
	
	C
	A vigilância epidemiológica encarrega-se da relação entre os ambientes naturais e sociais na promoção da saúde. Assim, é encargo deste grupo da vigilância em saúde analisar a qualidade da agua, do ar, do solo e desastres naturais, promovendo, portanto, ações de prevenção e controle no âmbito das dimensões supracitadas
	
	D
	A vigilância epidemiológica é a divisão que age no reconhecimento, investigação e controle de epidemias em territórios específicos, avaliando também a eficácia das ações tomadas e promoção de medidas de saúde.
Você acertou!
Aula 01.
	
	E
	Nenhum dos anteriores.
Questão 5/10 - Territorialização e Vigilância em Saúde
A vigilância em saúde é dividida em quatro grandes grupos, onde cada um possui uma vertente de responsabilidade. Um destes grupos é a Vigilância ambiental. Assinale a alternativa que representa a vigilância ambiental
Nota: 10.0
	
	A
	se encarrega do monitoramento e fiscalização de problemas da ordem sanitária no âmbito da circulação de bens e serviços, fiscalizando alimentos, produtos de higiene, restaurantes, escolas, hospitais, aeroportos entre outros, de modo a garantir a salubridade dos prestadores de serviços e dos bens comercializados.
	
	B
	se encarrega de intervir nos fatores determinantes dos riscos e agravos a saúde dos trabalhadores.
	
	C
	encarrega-se da relação entre os ambientes naturais e sociais na promoção da saúde. Assim, é encargo deste grupo da vigilância em saúde analisar a qualidade da agua, do ar, do solo e desastres naturais, promovendo, portanto, ações de prevenção e controle no âmbito das dimensões supracitadas
Você acertou!
Aula 01.
	
	D
	Age no reconhecimento, investigação e controle de epidemias em territórios específicos, avaliando também a eficácia das ações tomadas e promoção de medidas de saúde.
	
	E
	Nenhum dos anteriores.
Questão 6/10 - Territorialização e Vigilância em Saúde
Recrie mentalmente uma cidade europeia de médio porte até meados do século XVIII, como Toledo, na Espanha. Que possuía rua estreita, toda pavimentada com paralelepípedos, a ausência de um sistema de esgoto ou escoamento, as construções extremamente próximas umas das outras. Dadas todas estas características, quais eram os problemas de saúde que cidades como essa apresentavam no período citado?
I - falta de circulação de ventos
II – falta de insolação
III - problemas estruturais como ausência de um adequado sistema de esgoto.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II correspondem aos problemas de saúde de cidades com as características mencionadas.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e III correspondem aos problemas de saúde de cidades com as características mencionadas.
	
	C
	Apenas as afirmativas II e III correspondem aos problemas de saúde de cidades com as características mencionadas.
	
	D
	Todas as afirmativas correspondem aos problemas de saúde de cidades com as características mencionadas.
Você acertou!
Aula 01
	
	E
	Apenas a afirmativa III corresponde aos problemas de saúde de cidades com as características mencionadas.
Questão 7/10 - Territorialização e Vigilância em Saúde
1. As representações cartográficas surgem como grandes ferramentas para auxiliar na espacialização e localização de fenômenos espaciais como um todo. Assinale a alternativa que apresenta o conceito de cartografia:
Nota: 10.0
	
	A
	É a ciência que trata da descrição da Terra e do estudo dos fenômenos físicos, biológicos e humanos que nela ocorrem, suas causas e relações.
	
	B
	 É a ciência que estuda as representações físicas da superfície terrestre, tendo como o mapa, o seu principal produto.
Você acertou!
Aula 03
	
	C
	É um conjunto de estudos e operações artísticas obrigatórios para a realização de trabalhos de elaboração de geologia.
	
	D
	É uma ciência que envolve exclusivamente o estudo da hidrologia, incluindo a superfície terrestre e sua classificação,
Página12345678