Buscar

Revisão de trabalhos acadêmicos

Prévia do material em texto

1
Revisão de trabalhos acadêmicos Trata-se de normas comuns à maioria das instituições de ensino superior. Conferir as normas específicas de sua instituição. 
Darcy Costa 
Observações gerais 
Para as páginas iniciais, seguir o modelo de dissertação de sua instituição. 
Para as referências bibliográficas, definir padrão de destaque do título: negrito ou itálico (de preferência); ainda na bibliografia, ver exemplo de citação de documentos e de revistas. 
Citações no texto (até três ou quatro linhas, dependendo da instituição) - usar aspas: "Viver e não ter a vergonha de ser feliz/Cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz..." (Gonzaguinha). 
Citações em recuo (acima de três, quatro linhas, dependendo da instituição) - tamanho de letras - Arial 10; distância entre as linhas - espaço simples ou 1,5; sem itálico; sem aspas; sem reticências iniciais; manter o mesmo espaço entre o texto e citações. Ex.: 
Quanto à democratização da gestão do ensino, o documento propõe 
consolidar o processo de gestão democrática das escolas, por meio da implantação de órgãos colegiados, como forma de proporcionar maior participação e responsabilidade da comunidade escolar com o êxito do ensino público (MACHADO, 1994, p. 26) 
A APA indica que, na referência autor/data, quando se mencionam dois autores, deve-se separá-­los por &. Ex.: Alguns autores mencionam a mesma data no tocante à descoberta do país (Costa & ALVES, 2002). 
Atenção: o negrito está sendo usado, em todos os exemplos, para destacar o uso da norma; no seu texto, não utilizá-Ia. 
No sistema numérico de chamada, indica-se a referência bibliográfica em nota de rodapé ou no final do texto. 		
EX.1: "A indicação para as citações pode ser feita por número (sistema numérico) ou por autor-data”. Universidade Federal de Goiás (UFG). Guia para apresentação de trabalhos monográficos na UFG. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2001, p. 36. 
Ex. 2: "O poder civil articula-se em dois distintos poderes, o Legislativo e o Executivo, cujas relações constituem o objeto principal do debate em torno da organização do por político” John Locke. Dois tratados sobre o governo. São Paulo: Editora Martins Fontes, § 87, p. 458-459. 
.
Uso de travessão (indicado na correção por um t) - nos casos de aposto, de expressões explicativas. 
Usar itálico em expressões latinas, abreviadas ou não (in, id. ibid., apud, op. cit., et alii, versus, etc), e em textos ou expressões de qualquer língua estrangeira. 
In é usado nas referências bibliográficas para indicar a obra em que consta o capítulo citado (do mesmo autor ou organizado por outrem). Ex.: 
CARNEIRO, Dirceu. Lages, a força do povo. In: HERMANN NETO, J. (org.). Democracia feita em casa. Brasília: Câmara dos Deputados, 1984, p. 24-35. 
Idem (id.) refere-se ao mesmo autor citado imediatamente antes. 
Ibidem (ibid.) refere-se à mesma obra citada imediatamente antes. 
Obs.: podem ser usados os dois termos para indicar mesmo autor, mesma obra (id. ibid.), ou apenas o segundo, por extenso. Ex.: Ibidem, p. 15. 
Opus citatus (op. cit.) refere-se à obra citada e usa-se se houver outra obra intercalada. Quando houver mais de uma obra do mesmo autor, não usar a expressão latina op. Cit., mas repetir as chamadas, em qualquer dos sistemas - autor-data ou numérico; no caso de ibidem, não há problema, pois só se usa na seqüência, não sendo possível confundir o leitor. 
Apud (ap.) é usado quando a citação não provém da fonte original; faz-se a referência da obra consultada, usando apud. Ex.: "O poder civil articula-se em dois distintos poderes, o Legislativo e o Executivo, cujas relações constituem o abjeto principal do debate em torno da organização do por político" (Locke, apud Calaça, 2002, p. 61) 
Et alii (et al.) é usado para indicar mais de três autores (ou organizadores); nesse caso, indica-se o primeiro autor (ou organizador), seguido da expressão et al.
Uso de hífen - (para separar palavras ou o pronome do verbo; ex.: chama-se). 
Não usar bullets e, sim, travessão. 
Ver o uso da margem esquerda das citações, no exemplo de capítulo. 
Atenção para abreviaturas de número - no ou n.o (quando se tratar de leis, decretos, etc.; para as referências bibliográficas, usar n.); e ordinal - 1o , 2o; página, páginas - p.; art. (procurar usar abreviaturas apenas em citações, referências, e, quando se tratar de artigos de legislação; no texto, usar palavras, por extenso); 
Para digitar abreviaturas de número e de ordinais, selecionar a letra (após ter escrito outra palavra), clicar em formatar, fonte, efeitos (sobrescrito) e, em seguida, sublinhar – no, 3a. 
Conferir se os grifos são do original; neste caso, colocar a expressão grifos no original ou grifos do autor; se os grifos forem seus, colocar grifos meus ou grifos nossos. Atenção: o negrito está sendo usado como destaque; no seu texto, não utilizá-lo. 
Na numeração progressiva, usar, deixando um espaço maior: após a numeração de tópicos - (1); 
após a numeração de subtópicos - (1.1). 
Nas referências bibliográficas, para abreviar número da edição, usar: 2. ed. 
Quando há duas obras de mesmo autor, do mesmo ano, usar 1997a para a primeira, e 1997b para a segunda, etc., tanto no texto, como na listagem das obras (usar o mesmo procedimento descrito, substituindo sobrescrito por subscrito). 
Usar letras maiúsculas e minúsculas, nos sobrenomes de autores, no interior do texto. Ex.: 
Piaget. Devem ser usadas letras maiúsculas apenas na bibliografia. 
Usar notas de rodapé para indicar informações não-cabíveis no texto, quando necessário. 
Na identificação de instituições/órgãos, escrever primeiro por extenso e, depois, a sigla. Ex.: 
Universidade Federal de Goiás (UFG). 
North Amerícan Free Trade Agreement (Nafta) 
Mercado Comum do Sul (Mercosul) 
União Européia (UE) 
Estados Unidos da América (EUA) 
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 
General Agreement on Trade and Tariffs (Gatt), hoje Organização Mundial do Comércio (OMC) 
Uso de siglas: 
até três letras, todas em caixa alta - UFG, MEC, etc., 
	quatro letras ou mais - caixa alta, se as letras forem pronunciadas separadamente - PSDB, UFMG, etc.; 
caixa alta e baixa, se a sigla compuser uma palavra - Adufg, Varig, Radoc, Capes, Ifes, etc. 
Quadros ou tabelas devem ter um título, com numeração arábica, seqüencial; indicar a fonte. 
Tabela 1 - Senador Canedo - Aplicação de recursos em educação (Fundef e Prefeitura) - 1999 
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 Aplicação dos recursos em 		 1997 1998 Aumento
 Educação 				 R$ R$ %
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
Pessoal Civil 769.711,31 1.728.448,13 124,55 
Material Consumo 66.905,39 143.963,24 115,17
Remuneração de Serviços Pessoais 14.639,80 21.600,32 47,54
Outros Serviços e Encargos 52.718,57 178.768,44 239,10
Obras Públicas 696,10 120.541,02 172,17Material Permanente e Equipamentos - 157.444,50 -
Total Geral 904.671,17 2.350.765,65 159,85 
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
Fonte: dados fornecidos pelo sistema contábil de Senador Canedo - 1999. 
No caso de figuras, colocar o título embaixo. 
Fonte: Clipart, Windows, 2006. 
Figura 1 - A dança 
Nas referências bibliográficas, usar caixa alta (todas as letras maiúsculas, ou pelo menos a primeira palavra em maiúscula), quando a instituição for considerada autora: 
CENTRO DE ESTUDOS E ASSESSORIA EM DEFESA DO ENSINO PÚBLICO (Ceadep). Carta de Princípios. Goiânia, 1991. Ou então: CENTRO de Estudos e Assessoria em Defesa do Ensino Público (Ceadep). Carta de Princípios. Goiânia, 1991. 
Manter o mesmo padrão para designar página ou páginas (p.). 
Não usar as expressões abaixo, substituindo-as: 
através de (mediante, por meio de, por intermédio de); devido a (por causa de, em razão de, em virtude de), enquanto que (redundância; usar enquanto, se temporal; senão, usar ao passo que); ao nível de (em nível de; no plano); enquanto professor (como professor), a partir de (só quando tiver sentido temporal; em outras situações, usar - com base em, tomando-se por base, valendo-se de, com, pelo, por, etc.); sendo que (substituir por e). 
Uso de números (cardinais ou ordinais) 
por extenso - a) de zero a nove- sete, terceiro; b) dezenas, centenas, milhares, milhões, etc. - 
cem mil, trezentos, quarenta, etc; 
em algarismos - os demais: 345, 1.370. etc. 
Obs.: a UFG adota outra sistemática 
por extenso - números com apenas uma palavra: sete, terceiro, onze, dezenove; 
em algarismos - números com mais de uma palavra: 22, 3.789, etc. 
Décadas - em razão da passagem do século, e como seu trabalho será lido muito depois, escrever o ano completo: década de 1980. 
Não usar dois pontos para indicar páginas, mas p. - Martins, 2002, p. 5. 
Cuidado ao usar a expressão statu quo - a palavra não tem o s final, embora assim apareça em dicionários. Ver a explicação de David Jardim Jr. (Dicionário de expressões em latim usadas no Brasil. Rio de Janeiro, Ediouro, 1988, p. 93-94): "Statu quo (Ao pé da letra: no estado em que). A expressão, em sua integridade é: statu quo ante, isto é, no estado em que estava antes. Por comodidade, passou-se a usar apenas o começo da frase, substituindo-a. Os norte-americanos, em vez de usarem simplesmente as duas palavras como um único substantivo, acharam que deveriam colocar tal substantivo no nominativo: status. E criaram o horrendo status quo (uma espécie de 'nós vai' ou 'pessoal foram') que logo centenas e centenas de brasileiros passaram a imitar servilmente". 
Em denominações de tribos indígenas, utiliza-se o mesmo procedimento de outros adjetivos pátrias - letras que fazem parte do atual alfabeto (não usar, portanto, k, w, y ), minúsculas e respeitando a concordância nominal: a tribo carajá, os xavantes, os craôs, língua tupi-guarani, etc. 
ITEMIZAÇÃO 
Modelo simplificado 
Partes principais do trabalho - introdução, capítulos, conclusões, referências bibliográficas e anexos: caixa alta e negrito (o número do capítulo sem negrito);
	Itens do capítulo - caixa alta e baixa, negrito; 
	Subitens - caixa alta e baixa, sem negrito; 
	Divisões do subitem - caixa alta e baixa, itálico.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes