A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
FISIOTERAPIA NOS CUIDADOS PALIATIVOS GERAIS

Pré-visualização | Página 1 de 1

FISIOTERAPIA NOS CUIDADOS PALIATIVOS GERAIS
Em cuidados paliativos, o fisioterapeuta, mediante avaliação específica, estabelece um programa de tratamento adequado, com uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar, tendo como objetivo o alívio do sofrimento, alívio da dor e outros sintomas estressantes, manter e/ou otimizar a capacidade respiratória e funcional desse paciente, mantendo-o ativo, de forma a reduzir ou eliminar a incapacidade, otimizando a funcionalidade, independência física e qualidade de vida.
Oferece ainda suporte para que os pacientes vivam o mais ativamente possível, com impacto sobre a qualidade de vida, com dignidade e conforto, além de auxiliar os familiares na assistência ao paciente, no enfrentamento da doença e no luto. Desta forma, visam, sempre que possível, à construção e manutenção da independência funcional do paciente através da preservação da vida e alívio dos sintomas por recursos fisioterapêuticos como: terapia para dor, alívio dos sintomas psicofísicos, atuação nas complicações osteomioarticulares, reabilitação das complicações linfáticas, cardiopulmonar, atuação na fadiga, alterações neurofuncionais, úlceras de pressão
REFERÊNCIAS 
FLORENTINO, D. M.; SOUZA, F. R. A.; MAIWORN, A. I.; CARVALHO, A. C. A.; SILVA, K. M. A fisioterapia no alívio da dor: uma visão reabilitadora em cuidados paliativos, 2012.
MEDEIROS, D. M. B. Cuidados paliativos e intervenções do fisioterapeuta: revisão de escopo, 2019.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.