Buscar

Doenças Cardíacas da Terceira Idade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Doenças Cardíacas da Terceira Idade
As doenças cardíacas designam todas as alterações patológicas que afetam o coração e os vasos sanguíneos e são muito frequentes nas pessoas mais idosas. Conheça as principais doenças cardíacas que afetam as pessoas idosas e proteja o seu estado geral de saúde. Com o passar da idade, existem várias doenças cardíacas que o podem afetar. Das mais conhecidas, destacam-se as seguintes:
Insuficiência Cardíaca:
Insuficiência Cardíaca é uma condição na qual o coração não consegue bombear sangue suficiente para todos os locais do corpo. Quando uma pessoa sofre uma insuficiência cardíaca, isso não é sinal de que o seu coração parou ou está prestes a deixar de funcionar, mas sim que não consegue bombear o sangue da maneira mais eficaz. A insuficiência cardíaca desenvolve-se ao longo do tempo, principalmente quando a ação de bombear o sangue do coração fica mais fraca. Pode afetar o lado esquerdo, lado direito ou ambos os lados do coração. A maioria das vezes envolve o lado esquerdo, onde o coração não consegue bombear o sangue oxigenado. Quando acontece do lado direito, é sinal de que o coração não consegue bombear o sangue de forma eficiente para os pulmões, onde o sangue capta oxigênio. O enfraquecimento da capacidade de bombeamento do coração provoca:
Armazenamento de sangue e liquido nos pulmões;
Acumulação de líquidos nos pés, tornozelos e pernas;
Fadiga e falta de ar constante.
Hipertensão Arterial:
A hipertensão arterial é um dos problemas de saúde mais comuns do século XXI. A sua designação revela uma leitura elevada da pressão do sangue que corre no interior do coração e das artérias. Para esta caracterização, consideram-se valores de tensão arterial sistólica superiores ou iguais a 140 mmHg (milímetros de mercúrio) e/ou valores de tensão arterial diastólica superiores a 90 mmHg. A pressão arterial ideal é de 120/80 mmHg (expressão meramente conhecida como 12/08). Quando os valores das “máximas” estão alterados, diz-se que o paciente sofre de hipertensão arterial sistólica; quando apenas os valores das “mínimas” se encontram elevados, o paciente sofre de hipertensão arterial diastólica. A primeira é mais frequente em idades avançadas.
A hipertensão arterial é conhecida como a assassina silenciosa porque, geralmente, não apresenta qualquer tipo de sintomas. Algumas pessoas não sabem que a têm e, na maioria das vezes, só a descobrem quando surge algum problema com o coração, cérebro ou rins. Quando a hipertensão arterial não é encontrada e tratada, ela pode causar:
O alargamento do coração, o que pode conduzir a uma insuficiência cardíaca;
A formação de pequenos aneurismas nos vasos sanguíneos. As localizações mais comuns são na principal artéria do coração (a aorta), nas artérias do cérebro e na artéria que conduz ao baço. 
O estreitamento dos vasos sanguíneos dos rins, o que pode conduzir a uma insuficiência renal.
O endurecimento das artérias do coração, cérebro, rins e pernas. Esta situação pode causar um ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal ou amputação dos membros inferiores.
Sangramento dos vasos sanguíneos dos olhos, o que pode causar alterações na visão.
Quais seriam os fatores de risco?
As pessoas que cuidam dos idosos devem estar particularmente atentas aos possíveis sinais que podem surgir. Existem alguns fatores de risco que conduzem à hipertensão arterial. São eles:
Excesso de peso;
Idade (homens acima de 45 anos e mulheres acima de 55 anos)
Consumo excessivo de sal e álcool;
Sedentarismo (falta de exercícios físicos);
Ma alimentação (falta de uma alimentação rica e balanceada);
Tabagismo e outras drogas ilícitas;
Stress;
Determinados medicamentos de efeito colateral.
Como prevenir a hipertensão arterial:
Para manter as suas pressões sanguíneas inferiores aos 140/90 mmHg (130/80 mmHg, se tiver diabetes ou alguma doença renal crônica) é necessário adotar hábitos saudáveis, como: 
Seguir uma dieta saudável e equilibrada. Este regime alimentar implica a ingestão de alimentos saudáveis como frutas, vegetais e laticínios magros. Tenha em atenção que deve cortar radicalmente com o sal e com o sódio na sua alimentação;
Perder peso em busca do peso ideal (calculado pelo IMC = índice de massa corporal) recomendado pelo seu médico;
Ser fisicamente ativo. Atualmente, existem vários passatempos ativos para idosos, como nadar, caminhar, dançar, entre outros que lhe permitem manter uma boa saúde física. Praticar regularmente exercício físico. Existem vários exercícios físicos para idosos, mas os mais apropriados são os exercícios aquáticos e os exercícios de ioga, pois trabalham de uma forma mais eficaz as articulações do corpo.
Sendo fumante, parar de fumar imediatamente, buscando pela mudança de hábito ou fatores que o levem ao vício. 
Limitar radicalmente o consumo de álcool.
O colesterol elevado.
Se o idoso tem os níveis de colesterol muito elevados, isso é sinal de que a qualquer momento ele pode sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou um ataque cardíaco. O colesterol é uma gordura essencial para o bom funcionamento do corpo humano e apresenta duas origens diferentes: uma parte produzida pelo próprio organismo, em particular pelo fígado, e outra parte obtida através da alimentação, em particular pela ingestão de produtos animais, como a carne, os ovos, e os produtos lácteos. O colesterol produz hormonas, vitamina D e substâncias que ajudam a digerir os alimentos. No entanto, o organismo humano precisa apenas de uma pequena quantidade de colesterol para satisfazer as suas necessidades.

Outros materiais