Buscar

Estrutura das Proteínas e seus Aminoácidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Proteínas
Feito por Ketlyn Abreu
 Toda proteína é formada por uma unidade básica de aminoácidos, a ligação que une um aminoácido em proteínas chama-se Ligação Peptídica.
Definição de um aminoácido: as moléculas orgânicas precisam de amina e ácido carboxílico ligados a um carbono central que pode ser chamado de Carbono Alfa α, além desses tem um radical e um hidrogênio ligados à molécula orgânica. 
 O papel da ligação peptídica é unir os aminoácidos, toda vez que uma ligação peptídica acontece gera uma nova molécula de água.
Hidroxila + Hidrogênio = H2O
Estrutura das Proteínas 
Estrutura Primária: é a ordem dos aminoácidos na proteína;
Exemplo: L-A-R-F-A-V...
 X
 V-A-F-R-A-L... 
Duas proteínas primárias com diferentes funções.
Estrutura Secundária: é a organização da estrutura primária do espaço. É estabilizada por pontes de hidrogênio entre o grupamento amina e ácido carboxílico de aminoácidos diferentes. 
Exemplo: Várias sequências de aminoácidos assume uma forma que é espiral.
 A ponte de hidrogênio que vai estabilizar a estrutura secundária e a estrutura em hélice é chamada de α-hélice. A fita-β também são exemplos de estrutura secundárias e são simbolizadas por setas e são estabilizadas por pontes de hidrogênio. 
Estrutura Terciária: é a organização das estruturas secundária no espaço. É estabilizada por ligações entre os grupamentos R (cadeia lateral) de aminoácidos diferentes.
 Para ser terciária a peça-chave do processo são os radicais.
Estrutura Quaternária: é a organização das estruturas terciárias no espaço. Necessita de duas ou mais cadeias polipeptídicas.

Outros materiais