Buscar

Avaliação de Empreendedorismo no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0562_AV1_201101584157 » EMPREENDEDORISMO
	Tipo de Avaliação: AV1
	
	Professor:
	MARCELO DO AMARAL WENDELING
	Turma: 9001/AA
	Data: 29/06/2013 08:09:51
	�
	 ��1a Questão (Cód.: 143945)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Brasil registrou em 2010 a maior taxa de empreendedorismo entre os países que integram o G20, grupo das maiores economias do mundo, e dos países do Bric, formado pelos países considerados emergentes. É isso que mostra a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, divulgada pelo Sebrae. O texto se relaciona com a seguinte frase expressa por um empreendedor brasileiro:
	
	 
	Estamos vivenciando um período espetacular do empreendedorismo que tem sido reconhecido pelo seu valor como promotor do desenvolvimento econômico e social
	
	Desenvolvemos um criacionismo parecido com o dos Estados Unidos da América. Isso refletiu diretamente no empreendedorismo geral brasileiro
	
	Criamos muitas empresas que ajudaram ao desenvolvimento do país, mas a maioria delas está fechando e realmente não acredito que possamos melhorar de repente
	
	Estamos em meio a uma fase de crescimento do empreendedorismo por necessidade no país e isso é a melhor coisa empreendedora que fazemos
	
	Existimos até hoje porque nosso empreendedorismo é do tipo do jeitinho brasileiro ou também podemos dizer que usamos a lei do gerson, sabendo nos aproveitar dos outros
	
	�
	 ��2a Questão (Cód.: 144050)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Todo empreendedor sabe que um empreendimento precisa de um investimento inicial para colocá-lo em operação. Quando há o equilíbrio entre o valor de receita e o valor de despesa desse empreendimento, isto é, quando o somatório da receita se iguala ao da despesa, define-se como sendo o breakeven point ou o ponto de equilíbrio. Após alcançar esse ponto de equilíbrio, isto é, quando o valor da receita torna-se maior que o valor da despesa, esse fato é entendido como sendo a:
	
	 
	Recuperação do investimento.
	
	Redução de dívidas menores.
	
	Expansão dos materiais.
	
	Somatória de finanças.
	
	Restauração de produtos.
	
	�
	 ��3a Questão (Cód.: 144035)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil ela é conhecida como GEM Brasil e é realizada por uma equipe técnica do programa de empreendedorismo do IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade) que entrevista um número significativo de brasileiros comprometidos com o empreendedorismo e que recebem os pesquisadores e fornecem as informações. Trata-se de um(a):
	
	
	Propaganda.
	
	Publicidade.
	
	Comunicação Global.
	
	Marketing.
	 
	Pesquisa.
	
	�
	 ��4a Questão (Cód.: 143957)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O trecho que se segue aborda o Empreendedorismo no Brasil: Em uma sociedade globalizada, em que a comunicação e a informação circulam em tempo real, a inovação passa a se constituir no capital primordial do novo empreendedor, e a sua atualização é o fator determinante do sucesso ou do fracasso. CAMPELLI et al. Empreendedorismo no Brasil: situação e tendências. Revista de Ciências da Administração, v. 13, n. 29, p. 133-151, jan/abr 2011. 146. Este trecho fornece um olhar crítico do(a):
	
	
	Questão tecnológica
	 
	Ambiente do empreendedorismo
	
	Cognição humana
	
	Sistema capitalista
	
	Competência técnica
	
	�
	 ��5a Questão (Cód.: 143980)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Há componentes que configuram um ambiente empreendedor, facilitando o processo empreendedor. A inovação é um desses componentes. Se você estivesse participando como um dos diretores de uma corporação e tivesse que escolher UM BENEFÍCIO DA INOVAÇÃO aplicando-se nessa corporação, seria a seguinte opção:
	
	
	A maioria das inovações está associada à tecnologia.
	
	Mesmo para inovar é preciso que haja planos.
	 
	O empreendedorismo está ligado à inovação.
	
	Inovação pode ser tecnológica ou não.
	 
	É um caminho para encontrar soluções de problemas.
	
	�
	 ��6a Questão (Cód.: 144031)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um jovem empreendedor conversando com seu amigo, mais experiente e conhecedor do empreendedorismo, pediu sua opinião sobre o que ele achava de mais importante na criação de um novo negócio, já que tinha uma idéia inédita que estava sendo concretizada. O jovem quis saber sobre como o negócio poderia dar certo por tempo indeterminado. Fez também uma observação ao seu confidente sobre o fato de muitos novos negócios não terem dado certo após um determinado tempo de vida, mas que ele não conhecia os motivos disso. O amigo, entendendo suas questões, respondeu de modo objetivo e sintético sobre a criação de um novo negócio:
	
	
	Pode ser feito por conta própria, não precisa de uma pesquisa de mercado, pois você já tem a faca e o queijo na mão.
	 
	Deve ser feito um bom planejamento, uma adequada pesquisa de mercado além de ter uma boa orientação continuamente.
	
	Deve ser compartilhada com profissional de outro ramo porque ele dará uma nova visão de mercado para seu novo negócio.
	
	Pode ser feito por conta própria, pois seu brilhantismo e empreendedorismo nato vão lhe ajudar no sucesso.
	
	Deve ser feito por conta própria, sem precisar de planejamento, pois você sabe como funciona o mercado.
	
	�
	 ��7a Questão (Cód.: 144089)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As incubadoras de empresas são pólos de empreendedorismo, pois motivam a criação e desenvolvimento das empresas oferecendo suporte técnico, gerencial serviços de consultorias, capacitação gerencial, assessorias, orientação em todas as fases de um projeto e formação complementar ao empreendedor. Há vários tipos de incubadoras: sociais, culturais, tecnológicas, de design de joias. Uma incubadora funciona mediante um espaço físico projetado especificamente para alocar as empresas através dos seus profissionais ou dos próprios empreendedores por um tempo predeterminado. Neste contexto, uma empresa incubada (empresa alocada na incubadora por um determinado tempo) reunida com a equipe de especialistas da incubadora oferece uma primeira orientação geral em relação ao negócio que é a de:
	
	
	conformar-se e não se informar, já que basta ser estático e rotineiro.
	
	entender melhor os desafios sem precisar ter muita informação para decidir e agir.
	
	observar o ambiente e quando perceber que não há mais condições, desistir e parar de buscar soluções.
	
	ter uma atitude prudente e cautelosa, buscando não compreender tudo que acontece para não ficar perdido.
	 
	compreender o que pode ser melhorado e o que pode ser substituído, caminhando para a inovação.
	
	�
	 ��8a Questão (Cód.: 144072)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É sabido que um dos conceitos de empreendedorismo está muito relacionado aos pioneiros da alta tecnologia do Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos da América. Mais ainda, a Babson College também situada nos Estados Unidos da América é um dos mais importantes pólos de dinamização do espírito empreendedor com enfoque no ensino de empreendedorismo na graduação e pós-graduação. Considerando-se essa informação e relacionando a educação ao empreendedorismo pode ser afirmado que a:
	
	
	adaptação ao ambiente, associando um único pensamento a um pensamento rotineiro e repetitivo é parte de um processo criativo.
	
	identificação de um produto inovador, orientando as pessoas a não utilizá-lo e dificultando sua difusão é parte de um processo ético.
	 
	captura de oportunidades, levando vantagem combinada com uma redução local de custos é parte de um processo especificamente lucrativo.
	
	substituição de um bem, compreendendo que este ainda pode ser utilizado ou aproveitado é parte de um processo de reciclagem.
	 
	compreensão do ambiente, transformando uma atitude distraída em curiosa e atenta é parte de um processo empreendedor.
	
	�
	 ��9a Questão (Cód.: 144102)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Foi em Londres, Inglaterra, em 1768 que surgiu o circo moderno, com picadeiro circular, para exibições eqüestres, e para quebrar a seriedade das apresentações, alternou números com palhaços e todo tipo de acrobata e malabarista. Estas atrações compõemo espetáculo ainda hoje. Por outro lado, um dos circos mais famosos, o Cirque du Soleil ("Circo do Sol", em francês), criado em 1984, com base em Montreal, Canadá, adota diferentes manifestações artísticas e não contém exibições eqüestres, modificando o formato tradicional de um circo moderno. O sucesso até hoje do Cirque du Soleil no mundo, diferenciando-se dos outros circos, vincula-se a duas questões do empreendedorismo:
	
	
	Ousadia e Integração.
	
	Risco e Projeto.
	
	Confiança e Plano.
	
	Perseverança e Empreendimento.
	 
	Inovação e Planejamento.
	
	�
	 ��10a Questão (Cód.: 143996)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um empresário estava de posse de um produto inovador e desejou triunfar em um novo mercado em nível internacional. Ele buscou orientação com um amigo que detinha conhecimentos em empreendedorismo. Este amigo ensinou muitas coisas sobre empreendedorismo e fez citações de dez características mais comuns existentes nos empreendedores de sucesso. Embora o empresário tenha conseguido escrever algumas dessas características, a única INCORRETA é:
	
	
	Aceitação de riscos calculados.
	 
	Dependência.
	
	Autoconfiança.
	
	Persistência.
	
	Trabalho baseado em metas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes