Buscar

Avaliação II - Individual Representação descritiva I - Catalogação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Biblioteconomia – Uniasselvi 
Avaliação II - Individual – Representação descritiva I - Catalogação
1-Na Universidade de São Paulo, atuou profissionalmente na qualidade de administradora durante 28 anos a partir de 1949. Inicialmente, ocupou o cargo de Diretora da Biblioteca Central e, de 1970 até 1978, assumiu a Diretoria da Divisão de Bibliotecas. Sua capacidade de liderança e seu pioneirismo foram decisivos para a atual implantação do sistema de bibliotecas da USP. Durante o período em que esteve na USP, criou, em 1974, e presidiu até 1978, o Grupo de Integração do Sistema de Bibliotecas da USP - GISBUSP, considerado como o embrião do atual SIBI - Sistema de Bibliotecas da USP.De quem estamos falando?
A) Lydia de Queiroz Sambaquy.
B) Maria Alice Monteiro da Silva.
C) Maria Luísa Monteiro da Cunha.
D) Luzia Monteiro da Cunha.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
2- Os catálogos, quando elaborados no contexto das Tecnologias da Informação da Comunicação - TICs -, também permeiam os processos inerentes à Representação Descritiva - Catalogação - ditos mais tradicionais. Estes processos podem ser divididos em três principais eixos, a saber: representação formal, representação temática e authority work. No que se referem aos referidos eixos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Representação formal.
II- Representação temática.
III- Authority work.
( ) Processo de decisão por parte do catalogador, cujo um dos objetivos é manter o vocabulário controlado na construção dos catálogos.
( ) É a identificação que se refere à busca dos elementos e características que existem nos itens, bem como a descrição propriamente dita destes itens.
( ) Tem como objetivo definir os pontos de acesso dos temas e/ou assuntos relativos ao documento.
( ) Permite ao usuário a recuperação do item informacional a partir da identificação do conteúdo dos documentos de acordo com seus aspectos particulares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) I - II - II - III.
B) II - II - III - I.
C) III - I - II - II.
D) III - II - II - I.
3- O FRBR não se refere a um código ou instrumento de catalogação, mas, sim, um modelo conceitual de descrição que tem a intenção de ser, inclusive, independente de qualquer instrumento ou código de catalogação. Sobre o FRBR, analise as sentenças a seguir:
I- O método utilizado para o desenvolvimento do estudo sobre os requisitos funcionais centrou-se primeiramente no receptor.
II- Os elementos básicos do modelo - entidades, atributos e relações - derivam de uma análise lógica dos dados usualmente contidos nos registos bibliográficos.
III- Cada atributo e relação correspondem diretamente às operações efetuadas pelo utilizador.Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) Somente a sentença III está correta.
C) As sentenças II e III estão corretas.
D) Somente a sentença II está correta.
4- Na classificação de Francis Bacon, as ciências se dividem em três grupos. Apesar de não ter realizado nenhum expressivo progresso nas ciências naturais, ele é considerado o fundador da ciência moderna por se ocupar com investigações relativas à metodologia científica e ao empirismo. Bacon elaborou uma classificação para as ciências que influenciou a elaboração de classificações destinadas à organização de livros, como foi o caso da classificação de livros elaborada por William Torrey Harris, que se divide em três grupos.Considerando esses grupos, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Poesia ou ciência da imaginação.
B) Filosofia ou ciência da razão.
C) Humanidade natural e civil.
D) História ou ciência da memória.
5- A Representação Descritiva possui expressiva importância para o processamento técnico da informação e possibilita representar as informações contidas em um documento quanto aos seus aspectos físicos, dados de identificação e características temáticas. Sobre a catalogação, assinale a alternativa INCORRETA:
A) A catalogação é a atividade que tem como consequência o produto denominado catálogo, e este, por sua vez, para além de ser utilizado para a organização das informações relacionadas aos documentos de um acervo, possibilita ao usuário a busca e recuperação desses documentos.
B) O desenvolvimento e as tecnologias foram transformando a prática, sintetizando itens da descrição, dos conteúdos e dos autores, por isso a necessidade de catalogar está sempre em mudança.
C) Desde a criação das bibliotecas, a organização das coleções passou pela descrição tópica e sumária de suas obras, com o objetivo de facilitar ao usuário a busca do que lhe interessa dentro do universo de informação disponível.
D) A catalogação não é feita isoladamente, os catálogos específicos de assunto ou de entradas de autor — como, por exemplo, os códigos e a linguagem documentária — auxiliam no processo de catalogação.
6-O Formato MARC 21 para dados bibliográficos é o principal formato utilizado para auxiliar nos processos de catalogação, visto que os demais formatos permitem a ampliação de registro dos itens bibliográficos, abarcando diversificados tipos de matérias.
Com base no Formato MARC 21 para dados bibliográficos, assinale a alternativa INCORRETA:
A) A música (MU) é usada para música impressa, eletrônica, manuscritas e microformas, registros sonoros musicais e não musicais.
B) O livro (BK) é usado para material textual impresso, eletrônico, manuscritos e microformas, por natureza monográfica.
C) O Material Misto (MX) é usado para mídias projetáveis e não projetáveis, gráficos bidimensionais, artefatos tridimensionais ou objetos naturais e kits.
D) O Recurso Contínuo (CR) é usado para material textual impresso, eletrônico, manuscritos e microformas, com publicação frequente, por exemplo, em periódicos, jornais e anuários.
7- É o distintivo atribuído a uma publicação seriada pelo Sistema Internacional de Dados de Publicação Seriada.
Do que estamos falando?
A) Título-chave.
B) Abreviatura.
C) Termo principal.
D) Ficha catalográfica.
8- O desenvolvimento do catálogo dicionário foi inovador. Ao invés de apenas listar itens por autor, listava todo um conjunto de autor, título e assunto em uma única lista ordenada alfabeticamente. Ao elaborar as regras do catálogo, estabelece alguns objetivos.Sobre eles, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Desenvolver formas de auxiliar o leitor a descobrir novos interesses.
B) Mostrar o que a biblioteca possui de um determinado autor, em um determinado assunto em um determinado tipo de literatura.
C) Auxiliar na escolha de um livro quanto à sua edição e quanto ao seu caráter (literário ou tópico).
D) Permitir que uma pessoa encontre um livro do qual conhece o autor, o título ou o assunto.
9- Três elementos constituem as principais características de um sistema automatizado de catalogação.
Que elementos são esses?
A) Capacidade de armazenamento, entrada e saída de dados e importação de dados.
B) Entrada, manutenção e controle de registros.
C) Entrada de dados, importação e controle de autoridade.
D) Controle de autoridade, importação de dados e controle de autoridade e saída.
10-A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) permite a disseminação da produção de informação com maior rapidez e em grande quantidade, dificultando sua organização e recuperação. Objetivando solucionar esse problema, foi desenvolvido um código de catalogação que trata de elementos-chave para compor os novos modelos em ambiente de informação digital. Que código é esse?
A) AACR2.
B) NBR.
C) RDA.
D) MARC 21.
SE TE AJUDOU, POR GENTILEZA CURTA!

Continue navegando