Buscar

Introdução a Parasitologia.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Introdução à parasitologia –
1.1- Critérios de avaliação e apresentação do plano de ensino.
 
1.2- Definições gerais:
A-) Parasito: é um ser vivo que depende de outro para viver.
 
B-) Tipos de hospedeiro: O hospedeiro definitivo é um animal vertebrado, obrigatório no ciclo e alberga o parasita em sua fase sexuada ou adulta. O hospedeiro intermediário é um animal vertebrado, obrigatório no ciclo e alberga o parasita em sua fase assexuada ou larval animal. O hospedeiro paratênico é um animal vertebrado no qual o parasito não sofre desenvolvimento ou reprodução, mas permanece viável até atingir novo hospedeiro definitivo. O hospedeiro intercalado é um animal invertebrado, obrigatório no ciclo, alberga o parasito em sua fase assexuada ou larval e é passivo no ciclo.
 
C-) Tipos de vetor: o vetor mecânico é um animal invertebrado, não obrigatório no ciclo, apenas de transporte, e o biológico é um animal invertebrado, obrigatório no ciclo e é ativo no processo de transmissão.
 
1.3- Exemplos e classificação dos parasitos quanto:
A-) Localização: os endoparasitas são os parasitos que vivem no interior do organismo animal; e os ectoparasitas são aqueles que vivem na superficie corporal do hospedeiro.
 
B-) Número de hospedeiros: os parasitas monoxênicos são aqueles que necessitam de apenas um hospdeiro para realizar seu ciclo; e os parasitas heteroxênicos são aqueles que utilizam mais de um hospedeiro para realizar seu ciclo.
 
CORTES, J. de A. Epidemiologia Conceitos e princípios fundamentais. São Paulo: Varella, 1993.

Outros materiais